Translate

23 de agosto de 2012

ARTE - O QUE É ARTE?




ARTE? O QUE É ARTE?




"Arte é antes de tudo uma manifestação. 
É a capacidade que o homem tem de por em prática um ideia, um ofício. 
A palavra arte vem do Latim "Ars" que significa técnica e (ou) habilidade.
É um conjunto de manifestações por meio de elementos visuais, auditivos, táteis, reproduzindo sons, formas, da natureza ou imaginárias."




Opiniões e comparações na arte

Frases de alguns artistas clássicos sobre arte pictórica


Como alguns pintores e escritores famosos pensavam sobre a arte:


O escritor russo Leon Tolstoi além de escrever romances,
dentre eles os clássicos "Ana Karenina" e "Guerra e Paz", também escreveu um livro-ensaio, considerado  controverso, sobre arte:




"O que é Arte" (escrito em 1898) Editora Ediouro.


Tolstoi escreveu: 

"O que é Arte? Por que, até, fazer tal pergunta? 
Arte é arquitetura, escultura, pintura, música, poesia em todas as formas. Esta é a resposta costumeira do homem comum, do amante da arte e mesmo do próprio artista, que supõe que aquilo de que ele está falando é entendido muito claramente e da mesma maneira por todas as pessoas."
(Leon Tolstoi) 






Música: "Oração a Dante" - Loreena Mckennitt





Tolstoi era um aristocrata russo, mas preocupado com a precariedade da educação. Sensibilizado, fundou escolas, obras assistenciais para os camponeses e redigiu livros de pedagogia. 
Depois de crises existenciais e religiosas, abandonou a religião ortodoxa e "converteu-se" ao cristianismo.


"Embora Tolstoi percebesse a questão da arte como questão religiosa, ponderou e rejeitou a ideia de que a arte revela e reinventa por meio da beleza. Todas as obras dos famosos artistas da época, desde Michelangelo, Shakespeare, Beethoven, e mesmo seus próprios livros são duramente questionados no curso de sua apaixonada e iconoclástica redefinição da arte como força propulsora do bem, da fraternidade, da ética, do progresso e aperfeiçoamento do homem. Uma verdadeira lição de vida e arte."



TOLSTOI (1828-1910) disse: 
"Arte não é apenas um prazer, um consolo ou entretenimento. Arte é assunto de peso. Arte é um órgão de vida humana transmitindo a percepção racional dos homens para o campo dos sentimentos. E a tarefa da arte é enorme".



Interessante comparar com outros artistas, estas ideias de Tolstoi,
que a arte era para o bem e perfeição do homem. 




O artista plástico francês, o famoso Renoir, contemporâneo do escritor russo,  foi considerado o "Pintor da Felicidade".
Renoir era bem mais simples e otimista do que Tolstoi em sua opinião em relação às artes.



 RENOIR (1841-1919) disse: 
"Para mim um quadro deve ser algo amável, alegre e belo. Sim, Belo. Já existem muitas coisas desagradáveis na vida. Para que inventarmos mais."

"Gabrielle no Espelho" - Pierre-Auguste RENOIR




Uma interessante frase
do pintor espanhol Picasso,
mais moderno que os citados acima:



"Garota diante do Espelho" - Pablo PICASSO


Pablo PICASSO (1881-1973)
"A arte é uma mentira que nos faz perceber a verdade." 

E ainda disse: "Pinturas não são feitas para decorar apartamentos. São armas de guerra."




Uma pintura não tem a função como a maioria das pessoas desejam, de serem decorativa. Ela poder ser além disto, pode ser instigante, provocando-nos novas sensações. 
Uma pintura não precisa ser somente uma obra "bonitinha" e "certinha". Um quadro ou uma escultura, com tudo colocado perfeitamente alinhado, geralmente é menos atrativo.  Mas como gosto é gosto e não se discute, ainda bem que temos no mundo espaço para todas as artes, todos estilos de pinturas e seus respectivos artistas.



4 comentários:

  1. Por isso amo Renoir...
    =D Olha só que bela frase, que bela concepção.

    Ainda bem que há sempre espaço para todas as artes, todos os pontos de vistas, e a arte tmb pode ser uma expressão da alma!
    Não apenas armas de guerra, peças decorativas, ou relatos históricos;
    sinto a arte como expressão dos sentimentos mais profundos que em mim existem - principalmente na música e pintura!

    ResponderExcluir
  2. Aline, sim, Renoir era mais otimista mesmo e quanto ao Picasso dizer sobre um quadro, uma pintura, nao ser somente para decoração, e sim deveria ser 'arma de guerra', entendo isto por dois motivos: primeiro ele dever ter dito isto ao pintar o grande quadro famoso dele chamado "Guernica", feito na época da guerra espanhola civil, este nome é da cidade que foi bombardeada. O outro motivo acredito que é pelo sentido de uma pintura passar algo a mais para o observador, mexer por dentro dele, por isto digo que conhecer a arte e sua história é um "passeio" meio instigante, com algumas surpresas, e é claro que as diferenças entre todos é o que impulsiona e abastece o mundo das artes e o todo em geral....como os diferentes tipos de literatura,são para cada gosto pessoal.
    Mas mesmo assim, sou fã tanto de Renoir e o que ele disse, sobre que o mundo já tem coisas ruins e precisamos de mais belezas, mas também precisamos da arte que pode 'falar' mais com os espectadores, passar uma mensagem, então os dois sao importantes. Por isto que o escritor Tostoi que citei no início disse que a arte é um "assunto de peso", é um tema importante na vida das pessoas, e não apenas um hobby ou distração. Pode e deve ser isto, mas ainda ir muito além, ainda bem. bjos.

    ResponderExcluir
  3. Seu blog foi um achado, pretendo estudar todas as postagens. Obrigada por compartilhar o conhecimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super obrigada Karen por seu comentário e visita. Fico muito feliz que gostou!!
      Volte sempre!!
      Um Abraço!!

      Excluir