Translate

9 de outubro de 2012

ARTE EM PINTURAS COM CRIANÇAS



ARTE EM PINTURAS COM CRIANÇAS


A ARTE NA SEMANA DAS CRIANÇAS



As crianças com seus olhares puros e inocentes,
são espontâneas e verdadeiras. 
Muitas vezes são arteiras,
mas nas pinturas
são como anjinhos do céu.

As crianças foram retratadas por diversos pintores,

do acadêmico ao contemporâneo,
ao longo dos tempos.






Música:
"O Caderno" - Toquinho
(Clique na seta para ouvir a música)




DONALD ZOLAN
Pintor americano (1937-2009)

SIR JOHN EVERETTI MILLAIS
Pintor inglês  (1870-1896)

VLADIMIR VOLEGOV
Pintor russo contemporâneo

VLADIMIR VOLEGOV


Música "Serenata para uma Boneca" 
Claude DEBUSSY (1862-1918)


MARY CASSAT
Pintora americana (1844-1926)

MARY CASSAT


CRYSTAL COOK
Pintora Sul Africana Contemporânea


CHEN YIFEI 
Pintor chinês (1946-2005)




MATSUI FUYUKO
Pintor Sino-Americano contemporâneo




Abaixo uma sequência de pinturas do grande pintor brasileiro Cândido Portinari. Famoso e singelo que saiu do interior paulista já pintor reconhecido e foi para o Rio de Janeiro, na cidade grande, mas sem perder seu lado simples do interior, do rural, que já estava arraigado em sua arte. Ele pintou, dentre tantos temas, os meninos brincando,  representando a sua própria infância, nas brincadeiras simples de rua e nos parquinhos infantis com balanços e gangorras.



PORTINARI
Pintor brasileiro (1903-1962)


Pintura Explicada: "Meninos no balanço"
 A pintura acima é uma tela conhecida do pintor brasileiro Cândido Portinari.
Quatro meninos brincam em balanços sem que seus pés toquem o chão. 
A disposição das pernas das crianças imprime a sensação de movimento a obra, imitando o ritmo de oscilação de um pêndulo.

A obra de Portinari foi intensa e diversificada. 
Ele pintou diferentes temas: tipos regionais do Brasil, como cangaceiros e índios; retratos; músicos; o homem do campo; e principalmente
 crianças, um de seus temas prediletos. 

Ele dizia: "Sabem por que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos."



PORTINARI










"A paisagem onde a gente brincou pela primeira vez não sai mais da gente"
 (Cândido Portinari)





PIERRE-AUGUSTE  RENOIR 
Pintor francês (1841-1919)
(Famosa pintura "Rosa e Azul" 
faz parte do acervo do Masp-
Museu de Arte de São Paulo)

MAURÍCIO DE SOUSA
Cartunista e ilustrador brasileiro

CLAUDE MONET
Pintor francês (1840-1926)


Música: "Kinderszenen" opus 15 (Tradução: "Cenas de Infância") 
(é uma peça com 13 músicas) 
Compositor: Robert SCHUMAN- pianista-Chiara Bertoglio



PABLO PICASSO
Pintor espanhol (1881-1973)
Picasso pintou os filhos Claude e Paloma
desenhando e pintando




WILLIAN ADOLPHE- BOUGUEREAU
Pintor francês (1825-1905)



AGATHE HOSTEL
Pintora alemã (1868-1926)


EDWARD AKTINSON HORNEL
Pintor americano (1864-1933)




Abaixo video com diversas pinturas de crianças do artista russo Vladimir Volegov
Ao som da música de BACH
 (Allegro- Concerto  3- Violino e Oboé)


Filho de "peixe", peixinho é:  além dos filhos de Picasso que mostrei mais acima, abaixo o menino desenhando e pintando
é  Claude, filho do famoso pintor francês
Renoir





"Só as crianças e os velhos conhecem a volúpia de viver dia-a-dia, hora a hora, e suas esperas e desejos nunca se estendem além de cinco minutos".
(Mário Quintana)


Existem cursos de pinturas especializados para bebê e crianças.
São usadas tintas naturais, comestíveis, feitas a base de vegetais.




Música-Vídeo (abaixo): "Roda Roda Roda Caranguejo Peixe é"
Galinha Pintadinha



GARATUJAS - Os primeiros "desenhos", rabiscos das crianças 

A importância da garatuja: 
Rabiscos de criança são expressões da curiosidade, são tentativas e descobertas. Você não vai querer reprimir essa força criativa, certo?

É experimentando traços aparentemente sem nexo - as chamadas garatujas - que as crianças pequenas desenham na tentativa de representar o que interpretam do mundo à sua volta. Nos primeiros anos de escolaridade, é particularmente importante explorar sem amarras esse tipo de produção. Muitas vezes, porém, os rabiscos não recebem a devida atenção dos professores. Há certa ansiedade em direcionar o traço dos pequenos.




"A pintura e as crianças: Os benefícios da pintura para crianças:

Através da pintura as crianças descobrem um mundo cheio de cores, formas, linhas e sentimentos, imaginação que simbolizam em experiências. A pintura estimula a comunicação, criatividade , sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças. 

Pintura como qualquer outro tipo de atividade é uma aprendizagem que pode ser ensinado por exemplos. Se a criança está acostumada a ver seu pai ou sua mãe pintando é a certeza de ser atraída para os pincéis, tintas, lápis, cores, formas, etc. Nunca devemos esquecer que todas as crianças aprendem por imitação. Despertou o interesse?  Agora só resta incentivar e orientar os pais em tudo o que for possível.


EMMA EKWALL 
Pintora sueca (1838-1925)



Como motivar as crianças a pintarem:

"A pintura não define a idade. A partir do momento em que o bebê consegue segurar um objeto na mão, você pode começar a rabiscar, desenhar e pintar. Um dos exercícios mais gratificantes para os pais dos pequenos ver os resultados. A pintura é uma atividade que, como muitos, é elaborada sob a vigilância de um adulto, especialmente quando feito por uma criança muito jovem. Você nunca sabe o que pode acontecer a eles com a tinta ou lápis
Há muitas maneiras de levar a criança no caminho da pintura. Uma das alternativas são os livros preparados especialmente para a pintura. Eles encontram uma infinidade de desenhos de flores, bonecas, animais, etc., Para as crianças figuras com cor, incluindo tintas e pincel. Há também livros que incluem espumas para as crianças aprenderem novas técnicas, e alguns até mesmo contém imagens apropriadas para as crianças pintarem com os dedos e mãos .

A partir dos 5 ou 6 anos, as crianças querem criar um ambiente mais livre e pessoal. É o momento ideal para comprar uma grande variedade de materiais e organizá-los em um saco ou caixa, estabelecendo assim seu próprio material para a pintura, e criando mais trabalhos artísticos.

Tente utilizar diferentes materiais na pintura de seu filho. A partir de uma folha de papel para tecidos e telas. Tenha muito cuidado para não limitar a sua criatividade. O céu não tem de ser azul. Deixe que ele veja as coisas como ele quer. A pintura é a arte, e como tal não deve ser uma atividade repetitiva ou condicionadas a velhos padrões. Aulas das crianças de pintura também são recomendados, e estas crianças podem aprender a usar diferentes materiais e técnicas diferentes.

Outra forma de motivar as crianças para a pintura é levá-los para visitar exposições de diferentes artistas. Para crianças menores, há museus que oferecem visitas guiadas especialmente para as crianças, além de oficinas e jogos . Muitos pais acreditam que os museus não são lugares especialmente apropriado para as crianças porque podem incomodar os outros. No entanto, a primeira visita que eles fazem com os seus filhos a um museu, muitos pais ficam surpresos com o comportamento das crianças. As crianças imitam. E lá estão todos tentando silenciar, ele vai também.


Pintura para Criança: Mais do que Brincadeira - Desenvolve a Personalidade

A pintura estimula a comunicação, a criatividade, sensibilidade, e aumenta a concentração e expressão das crianças. É por isso que a pintura é também indicada no tratamento terapêutico de crianças. Com a pintura reduz a ansiedade e animar os medos e expectativas. Usando um pincel ou outra ferramenta, as crianças expressam as suas preocupações e as emoções são aliviadas e calma. Ao mesmo tempo, desenvolver os seus gostos e perfil artístico.

Em suma, a pintura é benéfico para as crianças, porque:
1 - Auxilia no desenvolvimento de sua individualidade e sua auto-estima .
2 - Incentiva a personalidade criativa e inventiva.
3 - Desenvolve habilidades para resolver problemas.
4 - Organiza suas idéias.
5 - Incentiva a comunicação. Torna mais eficaz.
6 - Favorece a expressão, percepção e da organização.
7 - Desenvolve e destrava a criatividade.
8 - Favorece a expressão dos sentimentos.
9 - Torna-a serena e tranquila.

 A pintura a dedo

Desde a mais tenra idade você pode entreter e incentivar a criatividade e coordenação de crianças com pintura a dedo ou a pintura com os dedos. Em geral, os 6 a 24 meses , os bebês já estão preparados para apreciar esta deliciosa atividade . É importante que eles sempre têm a orientação e supervisão dos pais ou outro adulto. 
Com as tintas de impressão digital bebês podem dar seus primeiros passos no mundo da arte. Além disso, eles ajudam a prevenir a sucção de dedo ou levava tudo o que encontram em suas bocas. Pintura a dedo diverte e melhora o seu sentido do tato, sua imaginação, desenvolve a sua coordenação e sua criatividade .

Preparando-se um lar para crianças de pintura

Para inserir o seu bebé nesta atividade só é obrigado a fornecer tinta apropriada, não tóxico, então ele com certeza pintará . Você pode encontrar esta tinta em lojas de artesanato ou de brinquedo, mas preparar uma pintura de casa é mais barato, mais fácil e mais rápido. Para fazer a pintura a dedo está em casa, você deve: 
Ingredientes para pintura de casa
- Farinha de trigo
- Pintura vegetal comestível
- Água

Preparação para pintura de casa
Coloque três copos de água em uma panela. Quando ferver, retire do fogo e adicionei uma xícara de farinha (previamente dissolvida em água fria). Mexa para evitar grumos. Quando tudo estiver misturado, levar de volta para o fogo e cozinhe por mais um minuto. Depois de esfriar, ela é dividida em recipientes diferentes, e é adicionado a cada um deles, as misturas na cor escolhida. Uma vez que as misturas tem cores quentes, use-as em folhas de papel branco ou de papelão. 
Se sobrar tinta, coloque-a na geladeira, e quando você for usá-la novamente, deve aquecer um pouco. Caso contrário, apenas use para o bebê para expressar sua criatividade, usando não apenas os dedos, mas também os pés para pintar. Além disso, você pode oferecer-lhe pincéis, rolos, esponjas ou outros instrumentos usados para pintar. Seria bom depois de pronto o trabalho artístico, deixar secar o papel e depois fazer uma pequena exposição.

Abaixo: Letra da Música "O CADERNO" do cantor Toquinho

O Caderno
(Toquinho)

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...

Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...

Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...

O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...

Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer...(2x)



2 comentários:

  1. Que postagem maravilhoooosa, me lembrei do tempo que eu e a Sarah nos aventurááávamos... saudade, vou voltar com isso!!!!

    A Raquel vai amar, não sabia que na idade dela já podia. AMEI as dicas.
    E que overdose de beleza, quantas crianças, quanta maravilha e doçura num só lugar. Parabéns! Me inspirou.

    Quando a Sarah tinha 2 aninhos comprei seu primeiro material de pintura e a incentivei a pintar e muito, depois criei um varal para ela expor seus trabalhinhos... ela adorava mostrar para todos que chegavam. Era o máximo.

    Olha como é verdade que crianças imitam, agora ela deu de pegar sulfite, várias folhas, dobrar ao meio, grampear (meio tortinho mesmo, rs) e fez uns 3 livros. Um com a história de um incêndio que o bombeiro resolveu tudo, um sobre a floresta selvagem, e um sobre dinossauros, isso mesmo... Ela gosta de dinossauros, e ilustrou e coloriu tudo com hidrográficas e giz de cera. Ela adora meus pasteis!!! E eu, curuja que sou, amo tudo que ela faz, e me deleito em escutar sua inocente e inusitada lógica!!!

    um beijo, amei a postagem, Denise, não canso de falar!
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline querida amiga!! Obrigada pelo lindo e rico comentário. Continua sendo minha incentivadora número UM. É maravilhoso poder compartilhar todos estes conhecimentos. Você é escritora, sabe como tudo pode inspirar facilmente, é extremamente sensível, por isto é uma artista completa.
      Suas filhinhas serão tão criativas como você pois tem desde cedo o maior e melhor presente que os pais podem dar aos filhos, que é o incentivo às artes, sejam elas, pintura, escrita, música...todas elas são o degrau maior para a educação completa das crianças e isto elas herdarão para o resto da vida.
      Esta postagem é a mais acessada deste meu blog, já ganhou inúmeros, só é pena que as pessoas nunca deixam comentários.
      Mas o importante é que se ajudar uma pessoa somente que seja, já fará a diferença, e aos pouquinhos vamos incentivar todos os pais a levar ARTE para vida das crianças, desde pequenininhas.
      Beijo grande Aline e parabéns para a Sarah "arteira" e com uma imaginação tamanho da mamãe dela.

      Excluir