Translate

19 de março de 2013

PINTURAS RELIGIOSAS DE SÃO JOSÉ





ARTE RELIGIOSA

PINTURAS DE SÃO JOSÉ





DIA DE SÃO JOSÉ
19 DE MARÇO


O Sonho de José



"Sonho de José" - Francisco de Goya
Pintor espanhol (1746-1828)


...eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho, dizendo: 'José, filho de Davi, não temas receber contigo Maria, tua mulher'...E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor havia mandado...
(S. Mateus 1, 20-24)


Domingo Martinez
Pintor espanhol (1688-1749)



Música: "Missa em Sol menor" BWV 32 - BACH
Johan Sebastian Bach - Compositor, maestro, violinista alemão (1685-1750)







"Sonho de José" - Gaetano Gandolfi
Pintor italiano do período barroco (1734-1802)


"São José""- Guido Reni
Pintor italiano do período barroco (1575-1642)



"José é um personagem célebre do Novo Testamento bíblico, marido da mãe de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, nasceu em Belém da Judeia, no século I a.C., era pertencente à tribo de Judá e descendente do rei Davi de Israel. No catolicismo, ele é considerado um santo.
Segundo a tradição, José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus, que era uma das consagradas do Templo de Jerusalém, e passou a morar com ela e sua família em Nazaré, uma localidade da Galileia. Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado seu filho.
São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja Católica Romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo".


Bartolomé Esteban Murillo
Pintor espanhol do período barroco (1618-1682)



"São José e o Menino Jesus" -El GrecoDoménikos Theotolópulos conhecido como "O Grego"
Pintor grego-espanhol do período maneirista espanhol (1541-1614)



Juan Sánchez Cotán
Pintor espanhol (1560-1627)


Gerard David 
Pintor holandês (c.1460-1523)




"São José era um tipo comum do homem a quem Deus confiou a fazer grandes coisas. Ele fez exatamente o que o Senhor queria que ele fizesse, em todo e qualquer evento que entrou para fazer a sua vida". 
(S.José Maria Escrivá)


Michael O'Brien



19 de Março - Dia de São José

História

"O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja" e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março.

Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para "São José Operário, o trabalhador".
Apesar de ter grande importância dentro da Igreja Católica, o nome de São José não é muito citado dentro das fontes bibliográficas da Igreja, sendo apenas mencionado nos Evangelhos de S. Lucas e S. Mateus.
Descendente de Davi, São José era carpinteiro na Galileia e comprometido com Maria. Segundo a tradição popular, a mão de Maria era aspirada por muitos pretendentes, porém, foi a José que ela foi concedida.
Quando Maria recebeu a anunciação do anjo Gabriel de que daria à luz ao Menino Jesus, José ficou bastante confuso porque apesar de não ter tomado parte na gravidez, confiava na fidelidade dela. Resolveu, então, terminar o noivado e deixá-la secretamente, sem comentar nada com ninguém. Porém, em um sonho, um anjo lhe apareceu e contou que o Menino era Filho de Deus e que ele deveria manter o casamento.
José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém.
Quando Jesus tinha dois anos, José foi novamente avisado por um anjo que deveria fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças do sexo masculino estavam sendo exterminadas, por ordem de Herodes.
José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até que um anjo avisasse da morte de Herodes.
Temendo um sucessor do tirano, José levou a família para Nazaré, uma cidade da Galileia.
Outro momento da vida de Cristo em que José aparece na condição de Seu guardião foi na celebração da Páscoa Judaica, em Jerusalém, quando Jesus tina 12 anos.
Em companhia de muitos de seus vizinhos, José e Maria voltavam para a Galileia com a certeza de que Jesus estava no meio do grupo.
Ao chegar a noite e não terem notícias de seu filho, regressaram para Jerusalém em uma busca que durou 3 dias.Para a surpresa do casal, Jesus foi encontrado no templo em meio aos doutores da lei mais eruditos, explicando coisas que o deixavam admirados.
Apesar da grande importância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte.
Acredita-se que José tenha morrido antes da crucificação de Cristo, quando este tinha 30 anos."
Fonte digital http://www.culturabrasil.org/19demarco.htm

Arquivo: Raffael 017.jpg
"Sagrada Família" - Rafael
Pintor e arquiteto italiano renascentista (1483-1520)






O Anjo apareceu em sonho à José

18."A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua Mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, Ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
19. José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria e pensava em deixá-la, sem ninguém saber.
20. Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e disse: «José, filho de David, não tenhas medo de receber Maria como esposa, porque Ela concebeu pela ação do Espírito Santo.
21. Ela dará à luz um Filho, ao qual darás o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados».
22. Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta:
23. «Vede: a Virgem conceberá e dará à luz um Filho. Ele será chamado Emanuel, que quer dizer:
Deus está connosco».
24. Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa,
25. e, sem ter relações com Ela, Maria deu à luz um Filho. E José deu-Lhe o nome de Jesus".
(Mateus 1, 18-25)


Nenhum comentário:

Postar um comentário