Translate

19 de maio de 2013

ARTE E RELIGIÃO EM PINTURAS DE PENTECOSTES










ARTE E RELIGIÃO


PINTURAS DE PENTECOSTES




Dia da Solenidade de Pentecostes
19 de Maio (2013)




... desceu dos céus o Espírito Santo, como um raio de luz,
como fogo que pairou sobre todos,
enchendo-os com os dons do Espírito da Verdade.
Inspirando e ensinando a todos a maneira de pensar, sentir,
falar e agir.




"Pentecostes" - Giotto
Pintor pré-renascentista italiano (c.1266-1327)



Música: "Vem Espírito Santo" - Instrumental





A Celebração do Dia de Pentecostes

"Pentecostes é uma celebração muito importante do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. "O termo Pentecostes é de origem grega, que significa o "quinquagésimo". É celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e no décimo dia depois do dia da Ascensão de Cristo.

Junto com Natal e Páscoa, é a terceira data mais importante do Ano Litúrgico Cristão.
No Novo Testamento, Pentecostes é o dia da vinda do Espírito Santo, da chegada de Cristo na Terra e marca o final da festa Pascal."


"Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os cristãos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é às vezes considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento."





Pintura do manuscrito medieval chamado "Saltério de Ingeborg",
com belas iluminuras (pinturas decorativas feitas em pergaminhos
medievais, utilizando ouro e prata).













"Pentecostes" - El Greco
Pintor  grego (1541-1614)

Luis Tristán
Pintor espanhol (1585-1624)



Ticiano
Pintor italiano (c.1473/1490-1576) 




Música: "Eu Navegarei Pentecostes" - Pe Reginaldo Manzotti
Autor: Asmaveth Carneiro da Silva






Letra da Música: "Eu navegarei"

"Eu navegarei no oceano do Espírito
e ali adorarei ao Deus do meu amor.
Espírito, Espírito,
que desce como um fogo,
vem como pentecostes
e enche-me de novo.
Eu adorarei ao Deus
da minha vida,
que me compreendeu
sem nenhuma explicação.
Eu servirei ao meu Deus fiel,
ao meu libertador
aquele que
venceu."












"Vem, Espírito Santo, enche os corações dos teus fiéis e acende neles o fogo do teu amor!"




Nenhum comentário:

Postar um comentário