Translate

28 de maio de 2013

ARTE EM CERÂMICAS BRASILEIRAS - ORIGEM E HISTÓRIA - CERÂMICAS INDÍGENAS - AZULEJOS CERÂMICOS PORTUGUESES







ARTE EM CERÂMICAS


CERÂMICAS EM VASOS E UTENSÍLIOS





Dia do Ceramista
28 de Maio





CERAMISTAS BRASILEIROS


Os Vasos em Cerâmica de Eliseu Visconti


ELISEU VISCONTI
Pintor e ceramista ítalo-brasileiro (1867-1944)




Música: "5 Prelúdios para Violão Solo" - Villa Lobos
Compositor brasileiro (1887-1959)
Intérprete Turíbio Santos
Violonista brasileiro contemporâneo (n.1943)



"Eliseu Visconti foi o principal artista plástico e decorador do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sendo de sua autoria todas as pinturas da sala de espetáculos: o majestoso pano de boca (maior tela já pintada no Brasil), o teto sobre a platéia (plafond) e o friso sobre o palco (proscênio). Também são de Eliseu Visconti as pinturas do “foyer” do teatro (teto e painéis laterais), consideradas como uma obra prima da pintura decorativa do Brasil.
Paralelamente à sua produtiva e louvada carreira como pintor, Visconti projetou selos, cartazes, capas de livros, pratos e vasos em cerâmica, vitrais, marchetaria, luminárias, ex-libris, estamparia de tecidos, pisos e papel de parede, sendo considerado um pioneiro do design no Brasil."

ELISEU VISCONTI
Pintor e ceramista ítalo-brasileiro (1867-1944)










Francisco Brennand

Francisco de Paula de Almeida Brennand é um escultor e artista plástico brasileiro, nascido em 1927. É considerado um dos mais destacados ceramistas do país e desenvolve suas obras em seu atelier-oficina, onde às expõe ao ar livre, próximo à Recife, Pernambuco, Brasil.







 















Cerâmicas do Vale do Jequitinhonha


Cerâmica do Vale do Jequitinhonha. Minas Gerais. Brasil. Linda ...









Cerâmicas de Cunha (SP)

Atelier Gaia Arte Cerâmica




Cerâmicas dos Artistas de Cunha 



Cerâmicas de Maragogipinho (BA)













Cerâmica Indígena Marajoara
























Cerâmica Indígena Antiga
do Museu do Índio - Brasil







A Origem da Cerâmica no Brasil
Cerâmica Marajoara

"No Brasil, a cerâmica tem seus primórdios na Ilha de Marajó. A cerâmica marajoara aponta à avançada cultura indígena que floresceu na ilha. Estudos arqueológicos, contudo, indicam a presença de uma cerâmica mais simples, que indica ter sido criada na região amazônica por volta de cinco mil anos atrás. 

A cerâmica marajoara era altamente elaborada e de uma especialização artesanal que compreendia várias técnicas: raspagem, incisão, excisão e pintura. A modelagem é tipicamente antropomorfa, embora haja exemplares de cobras e lagartos em relevo. De outros objetos de cerâmica, destacavam-se bancos, estatuetas, rodelas-de-fuso, tangas, colheres, adornos auriculares e labiais, apitos e vasos miniatura. Mesmo desconhecendo o torno e operando com instrumentos rudimentares, os indígenas criaram uma cerâmica de valor, que dá a impressão de superação dos estágios primitivos da Idade da Pedra e do Bronze.

Dessa forma, a tradição ceramista não chegou ao Brasil com os portugueses ou na bagagem cultural dos escravos, como muitos acreditam. Os índios aborígines firmaram a cultura do trabalho em barro quando Cabral aportou no território. Os colonizadores portugueses, instalando as primeiras olarias, nada de novo trouxeram, mas estruturam e concentraram a mão-de-obra.

O processo empregado pelos indígenas, no entanto, sofreu modificações com as instalações de olarias nos colégios, engenhos e fazendas jesuítas, onde se produziam tijolos, telhas e louça de barro para consumo diário. A introdução de uso do torno e das rodadeiras parece ser a mais importante dessas influências, que se fixou especialmente na faixa litorânea dos engenhos, nos povoados, nas fazendas, permanecendo nas regiões interioranas as práticas manuais indígenas. 
Com essa técnica, passaram a ser fabricadas peças com maior simetria na forma, acabamento mais aprimorado e menor tempo de trabalho."
Fonte: http://www.anfacer.org.br/site/default.aspx?idConteudo=157&n=Hist%C3%B3ria-da-Cer%C3%A2mica





Cerâmicas da Antiguidade


Cerâmica neolítica de Dimini - Grécia

Cerâmica Neolítica Yang Shao - China
Cerâmica Neolítica Vermelha



A História da Cerâmica

A história da cerâmica confundiu-se – em certo sentido – com a própria história da civilização: 
"Todos objetos encontrados em escavações arqueológicas, os vasos, as taças e as ânforas são, em muitos casos, os únicos elementos sobre os quais podemos reconstruir os hábitos, a religião e até as migrações de povos já desaparecidos.

"A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Do grego "kéramos” ("terra queimada" ou “argila queimada”), é um material de grande resistência, frequentemente encontrado em escavações arqueológicas. 
Pesquisas apontam que a cerâmica é produzida há cerca de 10-15 mil anos. 
A cerâmica pode ser uma atividade artística (em que são produzidos artefatos com valor estético) ou uma atividade industrial (em que são produzidos artefatos para uso na construção civil e na engenharia)."


A Cerâmica na Atualidade
"Atualmente a cerâmica, além de sua utilização como matéria-prima constituinte de diversos instrumentos domésticos, na construção civil e como material plástico nas mãos dos artistas, é também utilizada na tecnologia de ponta, mais especificamente na fabricação de componentes de foguetes espaciais, devido à sua durabilidade."






Cerâmicas Contemporâneas



Solange Mano - Ceramista brasileira
Solange Mano
Ceramista brasileira contemporânea

Solange Mano
Ceramista brasileira contemporânea



Svenja Kalteich - Ceramista alemã residente no Brasil

Svenja Kalteich

Svenja Kalteich


Svenja Kalteich





 A ARTE EM AZULEJOS

A CERÂMICA DE REVESTIMENTOS



Azulejos do Maranhão (Brasil)



Música Árabe Tradicional
Intérprete: Mohamed Rouane





A Azulejaria Brasileira: 
De Origem Portuguesa a qual tem sua Origem Árabe


A origem da palavra “azulejo” provém dos árabes, sendo derivado de "azzelij ou "zuleycha”, ou "al-zulaiju"que significa "pedra polida (ou vitrificada).
É comum, no entanto, relacionar-se o termo com a palavra azul (termo persa لاژورد: lazhward, lápis-lazúli) dado grande parte da produção portuguesa de azulejo se caracterizar pelo emprego maioritário desta cor, mas a real origem da palavra é árabe.

Azulejo Árabe


"A arte do azulejo foi largamente difundida pelos islâmicos. Os árabes a levaram para a Espanha e Portugal e depois se difundiu por toda a Europa. A influência dos árabes na cerâmica peninsular e depois na européia foi enorme, pois eles trouxeram novas técnicas e novos estilos de decoração, como a introdução dos famosos arabescos e das formas geométricas, que os islâmicos desenvolveram a fundo."


"Foi tão forte a influência árabe na península Ibérica que permaneceu mesmo depois da reconquista do território pelos cristãos. Disso resultou o chamado estilo hispano-mourisco. Com a reconquista do território pelos católicos, muitos artífices árabes preferiram ficar e passaram a combinar os elementos de arte cristã, românica e gótica com os árabes, criando um novo estilo chamado 'mudéjar'."


"A cerâmica de corda seca, técnica que permite combinar várias cores num azulejo, foi desenvolvida na Pérsia durante o século XIV como substituto menos dispendioso que o mosaico, continuando, ainda hoje, a ser utilizada. A decoração deste azulejo, em forma de estrela, consiste numa estrutura complexa baseada numa flor de lótus estilizada e composta por dez pétalas. O centro é decorado com uma estrela de seis pontas com vestígios de dourado. Esta forma combinava-se com azulejos de outras tipologias – pentágonos, hexágonos e outros polígonos –, formando um padrão geométrico elaborado, sendo geralmente a estrela com doze pontas o elemento central da composição."




'









Painel do Museu Nacional do Azulejo em Lisboa - Portugal
Painel de azulejos - Funchal, Madeira

Florianópolis - SC
Painel de Cândido Portinari
Igreja S. Francisco de Assis na Pampulha - Belo Horizonte - MG
Painéis de Burle Marx - Rio de Janeiro - RJ
Painel em Azulejos na Bahia


3 comentários: