Translate

5 de junho de 2013

PINTURAS E FOTOGRAFIAS DE OCEANOS






ARTE E NATUREZA


ARTE EM PINTURAS E FOTOGRAFIASDOS OCEANOS



Dia Mundial dos Oceanos
08 de Junho





~~~~~~~~~~~~~~
Oceano Azul
Ao longe a perder de vista.
Oceano
Mar
Ar
~~~~~~~~~~~~~~
Oceano Ar
Planeta Azul,
"Pulmão do Mundo"
~~~~~~~~~~~~~~
Azul Oceano
água,
oxigênio,
tem vida,
beleza
e alimento.
~~~~~~~~~~~~
Oceano
esplendor,
de riqueza
e mistério.
Calmo
ou revolto,
tem sua beleza.
~~~~~~~~~~~~~~
Profundo oceano,
repleto
de futuros
remédios.
~~~~~~~~~~~~~~

George Dmitriev
Pintor russo contemporâneo



Música: "A Tempestade do Mar" - Op 8 - n. 5 - Antonio Vivaldi
Compositor barroco italiano (1678-1741)








O Dia Mundial dos Oceanos é uma oportunidade para reconhecer a questão de que todos os povos precisam se unir e preservar os oceanos. Deles depende o nosso futuro.

"Os Oceanos cobrem dois terços da superfície da Terra e por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera desempenham um papel importante na configuração das condições climáticas que tornam a vida possível no nosso planeta. Os oceanos não são somente o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia e múltiplos recursos aos seres humanos."




George Dmitriev
Pintor russo contemporâneo



Pinturas de mar em diferentes estilos e épocas.
Acadêmicas, realistas, impressionistas e abstratas.
Pinturas que parecem fotografias.


Ivan Aivazovsky
Pintor russo contemporâneo 

"Entre as Ondas" - Ivan Aivazovsky
Pintor russo contemporâneo 







Música: "O Oceano" (Estudo opus 25 - n. 12) - Chopin
Compositor polonês (1810-1949)










Aliza Souleyeva Alexander
Pintora contemporânea

"Oceans Botton" - Rose Brown
Pintora contemporânea

Renoir
Pintor impressionista francês





"Orange Fish" - Gil Bustamante
Pintora inglesa contemporânea


Um Mundo - Um Oceano

Vídeo-música da Campanha do Dia Mundial do Oceano










Dia Mundial dos Oceanos - Origem e Objetivos

" O Dia Mundial dos Oceanos (World Ocean Day) começou a ser comemorado em 8 de junho de 1992 durante a Rio-92, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. No momento esta data ainda não foi oficialmente estabelecida pelas Nações Unidas.
O Dia Mundial dos Oceanos tem a finalidade de, a cada ano, fazer um tributo aos oceanos e aos produtos que eles fornecem, tais como frutos do mar.
Os oceanos fornecem um meio de comunicação para o comércio global. A poluição mundial e o consumo excessivo de peixes, tem causado drásticas reduções nas populações de muitas espécies."

"Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de Junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos. Vários países celebram a data, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.

A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera são alguns dos factos destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos.

Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e por meio da interacção com a atmosfera, litosfera e biosfera têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia e múltiplos recursos aos seres humanos.
Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas."


Em 1992 durante a conferência «RIO 92» foi estabelecida a data de 8 de Junho como o Dia dos Oceanos. Em 1994 a comunidade internacional deu um passo importante para a proteção dos oceanos, particularmente através de um decreto oficial da Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar. Um dos principais assuntos, além da preservação da fauna e da flora, é a proteção das populações de algumas espécies como o atum, tubarão, peixe espada e merlin."






Música: "Blue Planet" - "Planeta Azul" - George Fenton
Compositor inglês contemporâneo







Abaixo, uma Animação Mapeando os Oceanos do Planeta



"Animação que exibe todos os oceanos do planeta. O Oceano Global, um corpo de água contínuo que cerca os continentes.
Cinco divisões oceânicas: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico, e Antártico."






Fundo do Oceano em Fotografias


Fotografias que parecem Pinturas








"No fundo do mar há brancos pavores, onde as plantas são animais e os animais são flores."

(Sophia de Mello Breyner - poetisa portuguesa)


Peixe Dragão


Seres Exóticos e Coloridos

Peixe Mandarin

Peixe Mandarin









Peixe-Leão

Peixe-Leão

Peixe-Picasso
Peixe-Picasso

Tartaruga Marinha

Star Fish



Do Fundo do Oceano está o Futuro para a Cura de Doenças


O oceano nutre organismos com poder para tratar uma ampla gama de doenças

"Agora os cientistas estão cada vez mais voltando sua atenção para o mar, com plantas e criaturas do oceano que fornecem a chave para uma variedade de drogas que podem tratar de tudo, desde câncer a problemas de sinusite.

Especialistas esperam que a multiplicidade de formas de vida, em grande parte inexploradas que estão à espreita nas profundezas, levarão mais médicos à muitas descobertas nos próximos anos. Aqui está o nosso guia para os tratamentos que se originam no fundo do oceano. Algas (alimentos e para tratamento de sinusites, crustáceos (para cola cirúrgica), moluscos marinhos (analgésico), coral (para osteoartrite do joelho), arbustos marinhos (para síndrome do olho seco), esponjas marinhas (para câncer da mama)."

Corais

Corais


Esponjas e Corais


Saúde dos oceanos

"Assim como as plantas terrestres, os fitoplânctons também precisam da luz do sol e de nutrientes como ferro, nitrato e fosfato e sua florescência depende diretamente desses fatores.

Como diferentes concentrações de clorofila refletem de forma desigual determinados comprimentos de onda, os cientistas podem estimar com bastante exatidão a abundância de fitoplânctons próximos à superfície e assim determinar as condições ambientais do oceano. Além disso, como diversos tipos de peixes se alimentam desses organismos, a observação de imagens de satélite é uma excelente ferramenta para a localização dos cardumes."





O ar que respiramos




Devido ao processo de fotossíntese, a quantidade de oxigênio produzida pelos fitoplânctons é superior a do oxigênio gerado pelas florestas, já que a população verde desses organismos é maior que a biomassa florestal. De acordo com os pesquisadores, os fitoplânctons são responsáveis por cerca 98% do ar respirável no planeta. Dessa forma, os oceanos tem maior participação no ar que respiramos que a própria floresta amazônica."






Os Fitoplânctons


Fitoplânctons na Groenlândia - Imagem de Satélite

Fitoplânctons em fotografia aéreo espacial


Não empurrem o lixo oceano abaixo...















Nenhum comentário:

Postar um comentário