Translate

6 de novembro de 2013

A ARTE IMPRESSIONISTA DE MONET - A MÚSICA IMPRESSIONISTA DE DEBUSSY





ARTE EM PINTURAS IMPRESSIONISTAS DE MONET
ARTE EM MÚSICAS IMPRESSIONISTAS DE DEBUSSY


Monet Pintou o Sol,
a Luz, a Sombra, a Água, os Reflexos, os Jardins...


"Montes de Feno pela Manhã, Final do Verão" - Claude Monet

Os montes de feno consagraram a origem das séries de Monet.  O pintor os registrou ao longo das estações do ano e também ao longo dos dias e das horas. Ele pintou um conjunto de 20 telas explorando sua textura e as variações de luz, que o fascinavam. 




Monet - Vida e Obra


"Oscar-Claude Monet nasceu em Paris, 14 de novembro de 1840 em Paris e morreu em Giverny, 05 de dezembro de 1926. Ele foi um dos fundadores da pintura impressionista . O termo impressionismo é derivado do título de sua obra "Impressão-Nascer do Sol", criado em 1872.
Seus primeiros trabalhos são denominados realistas e Monet conseguiu expor algumas dessas obras no Salão de Paris. A partir do final da década de 1860 começou a pintar obras impressionistas. Este desvio do gosto da época, que foi marcada pelas academias de arte, piorou sua situação econômica quando decidiu continuar a pintura de forma independente.
Na década de 1870 fez parte das exposições impressionistas, em que também participaram Pierre-Auguste Renoir e Edgar Degas. Seu trabalho "Impressão, Nascer do Sol" fez parte da exposição no "Salão dos Recusados", em 1874 . Sua carreira foi impulsionada pelo negociante de arte Paul Durand-Ruel, mas apesar disso a sua situação financeira ainda permaneceu difícil até meados de 1890 . Neste momento, Monet desenvolveu o conceito de "série" , em que um motivo é pintado repetidamente com iluminação diferente. Fez inúmeras pinturas sob o mesma tema em diferentes horários do dia para captar a incidência do sol sore elas. E também começou a trabalhar no seu famoso jardim que construiu em sua casa em Giverny, na França, com lagoas e lírios que ele então utilizava como motivo para suas pinturas."



"Meus Claudes" artistas preferidos:

Volto a publicar dois grandes artistas que possuem muitas similaridades. Os dois possuem o mesmo nome, a mesma nacionalidade, foram contemporâneos e igualmente talentosos.
Claude Monet e Claude Debussy foram dois iluminados artistas impressionistas, que vivenciaram um período de inovação nas artes, um através das pinturas e o outro através das músicas.




Música: "Claire de Lune" - Claude Debussy
Imagens das pinturas de Claude Monet
(clique na seta para ouvir)








Monet

O pintor da Luz

"Com o passar do tempo abri meus olhos e, então, compreendi
verdadeiramente a natureza e aprendi a amá-la."


"O Jardim do Artista em Vetheuil"






"Jardim em Giverny"












Música: "Pan, Deus do Vento de Verão -Seis Epígrafos Antigos" - Claude Debussy
Compositor e pianista impressionista francês (1862-1918)
(clique na seta para ouvir)






"O Campo de Papoulas no Verão"

"Caminhada no Penhasco em Pourville"

"Almoço em Argenteuil"

"Vetheuil no Verão"

"A Regata de Argenteuil"

"Etretat"





"Álamos"





Música: "Arabesco I e II" - Claude Debussy
(Clique na seta para ouvir)








"Ponte sobre o Lago das Flores Lilases"





Impressionismo


Falar de impressionismo na pintura é basicamente falar de inovação, da pintura feita ao ar livre, "plein air".
A pintura com pinceladas soltas, ligeiras, feitas a tempo de se capturar a luz do sol. 

"O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura francesa do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão - Sol Nascente (1872), de Claude Monet

"Impressão - Sol Nascente" - Claude Monet



"Tudo começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras da pintura vigentes até então.
Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
A emergente arte visual do impressionismo foi logo seguida por movimentos análogos em outros meios quais ficaram conhecidos como, música impressionista e literatura impressionista".
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressionismo







Impressionismo na Música

Assim como na pintura impressionista, a música também teve inovações em seus movimentos, tonalidades e timbres, através do compositor Debussy.

"Debussy nunca aceitou ser qualificado como impressionista, mas com uma linguagem própria, sua música introduziu traços característicos do impressionismo. Um novo vocabulário musical passou a ser conhecido, criou uma dicção musical da poesia, descobriu refinamentos de timbres e efeitos sonoros, modificou o uso da tonalidade, do ritmo e da harmonia. 



Além disso, usou em seu Quarteto de cordas (1893) (ouça abaixo), uma sucessão de acordes isolados, como o pontilhismo dos pintores impressionistas, ao invés da seqüência tradicional. Foi considerado também o compositor da poesia simbolista, musicando entre outras as Ariettes oubliées e Fêtes galantes do poeta Verlaine.


Ouça no exemplo abaixo:
"Quarteto para Cordas - em G menor (1/4)"



As obras de Debussy não chegaram a revolucionar a história da música, mas influenciaram muitos artistas renomados como Ravel, Satie e Bartók, marcando o fim da era wagneriana. 



Em suas últimas obras, como En blanc et noir (1915), nota-se um tom ainda mais inovador e é a chave para que aconteça o ataque do grupo Stravinsky-Cocteau contra o chamado "simbolismo nebuloso" de Debussy.


Ouça no exemplo abaixo:
"En blanc et noir" ("Em branco e preto")




"Debussy era adorado pelos nacionalistas franceses que o apelidaram "Claude de France" por ter tirado dos alemães a hegemonia no reino da música."





FRASES:



Debussy

"Não há nada mais musical do que um por-do-sol."


"Não existe teoria. É necessário somente ouvir. Prazer, esta é a lei."


"A música é expressão do movimento das águas e a alteração das brisas."

"Obras de arte criam regras, mas regras não criam obras de arte."



"A música deve, humildemente, procurar dar um prazer imediato que se impõe ou insinua-se em nós, sem fazermos qualquer esforço para compreendê-la."


"Com os impressionistas aprendi que vemos a luz como um complexo de reflexos recebidos pelo olho e remontado pela mente ...usam pequenas pinceladas de cor que aparecem apenas como traços distintos da pintura quando visto de perto e tomam forma quando visto à distância".




Monet


"Todos discutem minha arte e fingem compreender como se fosse necessário compreendê-la, quando é simplesmente necessário amar."


"Eu adoraria pintar como o pássaro canta."


"As cores são minha obsessão, meu divertimento e meu tormento de todos os dias".



Nenhum comentário:

Postar um comentário