Translate

22 de dezembro de 2013

PINTURAS DAS FLORES E ÁRVORES DE NATAL








ARTE NO NATAL

PINTURAS DAS FLORES E ÁRVORES DE NATAL




Natal
Vermelho e verde
Os pinheiros, sempre verdes
As flores Poinsetias, sempre vermelhas
Cores e formas
de
Natal


"Poinsettia de Natal" - Sue Kemp
Pintora aquarelista norte-americana contemporânea



"Poinsettia Closeup" - Maria Soto Robbins
Pintora norte-americana contemporânea

"Poinsettia" - Denise Joy McFadden
Pintora aquarelista norte-americana contemporânea

"Poinsettia" - Sandra Nunes
Pintora brasileira contemporânea

"Poinsettias" - Yvonne Ayoub
Pintora inglesa contemporânea




Os Pinheiros de Natal





Música: "Christmas Tree"  - André Rieu Orquestra










Pinheiro de Natal - Árvore da Vida

 "Eu creio que o pinheiro é o símbolo da árvore da vida, aquela árvore mencionada no livro do Gênesis e que foi plantada na terra da humanidade junto a Cristo (...). Depois, no momento em que Cristo veio ao mundo, a árvore da vida voltou a ser plantada através d'Ele e agora cresce com Ele e amadurece na cruz (...). Devo dizer-lhes - confessava – que eu pessoalmente, apesar de ter uns quantos anos, espero impacientemente a chegada do Natal, momento em que é trazido aos meus aposentos esta pequena árvore. Tudo isso tem um enorme significado, que transcende as idades...".
(Papa João Paulo II)

Na Bíblia, o pinheiro é citado em Gênesis 2,9, como a árvore da vida no meio do jardim que tem a virtude de distanciar indefinidamente a morte, sendo assim símbolo da eternidade. 







Pinheiros de Natal em Fotografias









..."Natal, faz que nos lembremos das ilusões de nossa infância..."
(Charles Dickens)


"Honrarei o Natal em meu coração e tentarei conservá-lo durante todo o ano."
(Charles Dickens)





Árvore de Natal - Tradição - História

"Civilizações antigas, que habitaram os continentes europeu e asiático no terceiro milênio antes de Cristo, já consideravam as árvores como um símbolo divino. Eles as cultuavam e realizavam festivais em seu favor. Essas crenças ligavam as árvores a entidades mitológicas. Sua projeção vertical desde as raízes fincadas no solo, marcava a simbólica aliança entre os céus e a mãe terra.

Na Assíria a deusa Semiramis havia feito uma promessa aos assírios, de que quem montasse uma árvore com enfeites e presentes em casa no dia do nascimento dela, ela iria abençoar aquela casa para sempre.
Entre os egípcios, o cedro se associava a Osíris. Os gregos ligavam o loureiro a Apolo, o abeto a Átis, a azinheira a Zeus. Os germânicos colocavam presente para as crianças sob o carvalho sagrado de Odin.
Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal. Essa tradição passou aos povos Germânicos. A primeira árvore de Natal foi decorada em Riga, na Letónia,
 em 1510.

No início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa crença pagã que havia na Turíngia, para onde fora como missionário. Com um machado cortou um pinheiro sagrado que os locais adoravam no alto de um monte. Como teve insucesso na erradicação da crença, decidiu associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus. Nascia a Árvore de Natal.

Acredita-se também que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Há outras versões, porém, a moderna árvore de natal teria realmente surgido na Alemanha entre os século XVI e XVIII. Não se sabe exatamente em qual cidade ela tenha surgido. Durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos. Apenas no século XX essa tradição chegou à América Latina.
Atualmente essa tradição é comum a católicos, protestantes e ortodoxos."



Dia certo para montar a árvore de Natal

"O dia de montar as decorações natalinas varia em cada país. No Brasil, o dia certo para montar a Árvore de Natal é no domingo mais próximo do dia 30 de novembro, dia que marca o início do Advento, em 2013 será Domingo dia 1º de Dezembro. No dia 6 de janeiro, comemora-se o Dia de Reis, data que assinala a chegada dos Três Reis Magos à Belém, encerrando a magia do Natal, quando a árvore de natal e demais decorações natalinas são desfeitas."



FELIZ NATAL
FELIZ NATAL
FELIZ NATAL
FELIZ NATAL
FELIZ NATAL




4 comentários:

  1. Denise. Adorei o texto... vou roubartilhar ele, pode?
    Mil bjus !

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Dóris, claro que pode amiga, compartilhar o conhecimento é triplicá-lo, e todos saem ganhando.
    Sei que gosta das histórias sobre as árvores, que são os símbolos da eternidade.
    Beijossss!

    ResponderExcluir