Translate

10 de dezembro de 2013

PINTURAS DE PIERROT E ARLEQUINS DE PORTINARI - PICASSO E OUTROS ARTISTAS




PINTURAS E MÚSICAS 
 COM PALHAÇOS,
  PIERROTS
 E ARLEQUINS



Dia do Palhaço

Dia 10 de Dezembro








Portinari e seus Palhaços

Portinari eternizou o circo em suas pinturas, retratando o cenário lúdico e brincalhão, que ele resgatava de sua própria infância, direto para as telas.





"Vou pintar aquela gente, com aquela roupa, com aquela cor."
(Cândido Portinari)


Portinari

Portinari

Portinari

Portinari

"Circo" - Cândido Portinari




Pierrots e Arlequins

File:Paul Legrand as Pierrot.jpg
"Paul Legrant como Pierrot" - Chales Michel Geoffroy
Pintor francês (1863-1882)




Música: "Pierrot" - Ernesto Nazareth
Compositor brasileiro (1863-1934)




"Pierrot" - Cézanne
Pintor francês pós-impressionista








"Arlequim e Pierrot" - André Derain
Pintor francês (1880-1954)








Ficheiro:WatteauPierrot.jpg
"Pierro da 'Commedia dellárte'" - Antoine Watteau
Pintor francês (1684-1721)



"Pierrot com Cachimbo Branco" - Georges Seurat




Picasso e seus Pierrots e Arlequins

"Montmartre - Arlequim" - Picasso



Picasso



"Pablo Vestido de Arlequim" - Pablo Picasso

Picasso







"Arlequim" - Picasso



"Família do Arlequin" - Picasso




Picasso




"Arlequim Sentado" - Picasso



"Pierri e Arlequim" - Pablo Picasso




Música: "Entrada dos Gladiadores" - Julius Fucik
Compositor e maestro checo (1872-1916)






Pierrot

"O pierrot ou pierrô é uma personagem tipo de mimo e da Commedia dell'Arte, uma variação francesa do Pedrolino Italiano. O seu caráter é aquele de um palhaço triste, apaixonado pela Colombina, que inevitavelmente lhe parte o coração e o deixa pelo Arlequim. É normalmente representado a usar roupas largas e brancas, por vezes metade pretas, cara branca e uma lágrima desenhada abaixo dos olhos. A característica principal do seu comportamento é a sua ingenuidade, e é visto como um bobo, sendo sempre o alvo de partidas, mas mesmo assim continua a confiar nas pessoas. Pierrot também é representado como sendo lunático, distante e inconsciente da realidade. O feminino é pierrete.
A versão francesa do personagem foi feita por Jean-Gaspard Deburau (1796-1846). Ele é o protagonista da famosa canção folclórica francesa "Au Clair de la Lune".
Soletrado "Pjerrot", o personagem é uma atração importante em Bakken, o parque de atrações mais velho do mundo, na Dinamarca. Segundo a publicidade de Bakken, o personagem tem mais de 4.000 anos, e veio da Turquia (conhecida comoÁsia Menor). Também é dito que nos tempos antigos, a boca larga vermelha era feita através do corte físico da boca para a alargar.
O cantor de cabaré Russo do século XX, Alexander Vertinsky, era famoso pela sua atuação como Pierrot, onde ele usava um fato preto e punha pó branco na cara.
Pierrô apaixonado musica de Noel Rosa e Heitor dos Prazeres, Pierrot música de Los Hermanos e Colombina música de Ed Motta, fazem referência."
 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierrot




Arlequin

"O arlequim é uma personagem da commedia dell'arte, cuja função no início se restringia a divertir o público durante os intervalos dos espetáculos. Sua importância foi gradativamente afirmando-se e o seu traje, feito de retalhos multicoloridos geralmente em forma de losango, mais ainda o destacava em cena.
Existe contudo, ainda, uma versão igualmente famosa, com origem napolitana no Polichinelo.



O Arlequim no Brasil

"O Arlequim foi um personagem disseminado no Brasil principalmente através dos blocos carnavalescos de rua. O carnaval nordestino principalmente na Bahia e Pernambuco, soube transferir o fenótipo típico do bobo-da-corte para o artista brasileiro, malandro brincalhão cujas peripécias e aventuras sempre acabam prejudicando as pessoas que se relacionam com ele e, vez ou outra, resultam em lições de moral. No Carnaval, o arlequim procura pelas ruas encontrar seu par,Colombina, e, assim como o Saci, adora fumar tabaco e atrapalhar a festa dos ambiciosos, aventureiros e homens de boa educação.
No folclore, o Arlequim anda invisível ou bem escondido entre as pessoas nas ruas agitadas, pode ser visto somente de relances pelos idosos, pelas damas novas e de boa educação e pelas crianças. Esses momentos tipicamente são quando o Arlequim está roubando pirulitos, balas, fumo, doces e coisas preciosas, para depois geralmente escondê-los das crianças. O Arlequim também pode ser visto de relance por uma dama quando rouba-lhe um beijo, travessura que causa ciúmes em Colombina, que acaba aprontando uma travessura com o Arlequim ou com a dama que foi beijada. O Arlequim não gosta de insetos, de homens que usem bigode e de autoridades policiais.
O Arlequim dá a uma dama bela e de humor rápido o seu coração, lhe entregando na porta de casa. Quando alguém come o coração do Arlequim, essa pessoa se torna o Arlequim. O intento de Pierrot é capturar seu coração quando Arlequim tiver deixado-o para alguém, intento esse que sempre fracassa devido às travessuras do mesmo."




Carlitos ou 'Charlot' de Charles Chaplin

Carlitos foi "O Vagabundo" engraçado e triste do cinema mudo




"Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria."
 (Charles Chaplin)





"Eu continuo sendo apenas um palhaço, o que já me coloca em nível bem mais alto do que o de qualquer político."
(Charles Chaplin)


"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
(Charles Chaplin)



Nenhum comentário:

Postar um comentário