Translate

20 de abril de 2014

PINTURAS NA COZINHA - MULHERES COZINHANDO - ARTISTAS DO PERÍODO BARROCO E OUTROS PERÍODOS





PINTURAS NA COZINHA COM AS MULHERES COZINHANDO


Qual é o lugar mais importante da sua casa?
A cozinha?



Cozinhar é uma arte.
Preparar um alimento é um trabalho de grande responsabilidade e empenho. E também de muito
carinho para alimentar as pessoas que se ama.
Na cozinha há uma verdadeira 'alquimia' ao preparar os alimentos.



Pehr Hillestrom
Pintor sueco (1732-1816)



Música italiana tradicional - Instrumental




Preparando a comida

Daniel Hernandez Morillo
Pintor peruano (1856-1932)

Nicolaes Maes
Pintor holandês (1634-1683)

Justus Junker
Pintor holandês (1703-1763)

Justus Junker
Pintor holandês (1703-1763)



Justus Junker
Pintor holandês (1703-1763)


"Quem pensa que a comida só faz matar a fome está redondamente enganado. Comer é muito perigoso. Porque quem cozinha é parente próximo das bruxas e dos magos. Cozinhar é feitiçaria, alquimia. E comer é ser enfeitiçado."
(Rubens Alves)

Adriaan de Lelie
Pintor holandês (1755-1820)

Diego Velazquez
Pintor espanhol (1599-1660)


Qual é o lugar mais importante da sua casa? 

"... Lugar chique e arrumado era a sala de visitas, com bibelôs, retratos ovais nas paredes, espelhos e tapetes no chão. Na sala de visitas as criança se comportavam bem, eram só sorrisos e todos usavam máscaras.
Na cozinha era diferente: a gente era a gente mesmo, fogo, fome e alegria…"
(Rubens Alves)


Eugene de Blaas
Pintor italiano (1843-1932)

Andrew Colley
Pintor inglês (1859-1910)

Vladimir Makovsky
Pintor russo (1846-1920)

Helen Allingham
Pintora inglesa (1848-1926)

Thomas Hicks
Pintor norte-americano (1823-1890)











Os principais e saudáveis alimentos, que o ser humano precisa, vem da terra, da 'mãe terra'. 


"Cozinheira com Vegetais e Frutas" - Nathaniel Bacon
Pintor inglês (1585-1627)

Albrecht Kauw
Pintor suíço (1621-1681)



Pinturas do Período Barroco, do século XVII, dos artistas flamengos, belgas e holandeses.


Frans Snyders
Pintor holandês (1579-1657)

Pieter Aertsen
Pintor holandês (c.1508-1575)

Floris Gerritsz van Schooten
 Pintor holandês (1587-1665)

Floris Gerritsz van Schooten
 Pintor holandês (1587-1665)

David Teniers
Pintor flamengo (1610-1690)


Gabriel Metsu
Pintor holandês (1629-1667)

Gerrit Dou
Pintor holandês (1613-1675)



Limpando as panelas


Abrahan van Strij
Pintor holandês (1753-1826)


Adriaan de Lelie
Pintor holandês (1755-1820)



Músicas: Temas do Desenho de Animação "Ratatouille"







Culinária - A Arte de Cozinhar

"A culinária é a arte de cozinhar, ou seja, confeccionar alimentos e foi evoluindo ao longo da história dos povos para tornar-se parte da cultura de cada um. A culinária está invariavelmente associada à cozinha.
Os métodos de culinária variam de região para região, não só os ingredientes, como também as técnicas culinárias e os próprios utensílios."


História da culinária

"A gastronomia – esta expressão nasce no grego antigo: gastros, ‘estômago’, e nomia, ‘lei, conhecimento – é uma arte que engloba a culinária, ofício de preparar alimentos; as bebidas;  a matéria-prima de que se valem os profissionais para a elaboração dos pratos e, enfim, todos os recursos culturais ligados a esta criação.
A história da gastronomia  se perde nos primórdios da existência da Humanidade, iniciando-se provavelmente, segundo os historiadores, no período paleolítico, assim que o Homem começou a caçar. Uma nova etapa se descortinou para o ser humano quando ele se tornou sedentário, fixando-se à terra, impulsionando então a agricultura e o domínio dos animais. Esta ação proporcionou uma riqueza alimentar antes desconhecida, possibilitando o crescimento da população e o desenvolvimento das migrações, sempre que se esvaíam os bens naturais.

Apenas os egípcios e os mesopotâmicos mantiveram-se em sua própria terra, graças à intensa e permanente fertilidade propiciada pelos rios Nilo, Tigre e Eufrates. Os pioneiros na arte gastronômica foram os indianos, africanos, árabes, japoneses, chineses e os italianos da era do Império Romano. Logo a fartura resultante da abundância de alimentos gerou o comércio, pois havia a carência de determinados produtos em uma ou outra região, assim era preciso estabelecer um intercâmbio entre estes territórios. O comerciante gerava um fenômeno até este momento inédito, alguns alimentos novos tornavam-se indispensáveis para as pessoas, implementando ainda mais os trâmites comerciais.

Para resistir aos longos deslocamentos sem deteriorar, os alimentos foram protegidos com a adição de temperos e resinas, e cedo o Homem se deu conta da potencialidade de algumas ervas aromáticas, as quais incrementavam o paladar dos alimentos, além de ajudar na sua preservação. A procura destas plantas deu início a grandes transformações sócio-políticas, como o fim do Império Romano, o início dos Descobrimentos, entre outras.

A França não tardou a se tornar um grande centro gastronômico. A união do rei Louis de França com a filha da Itália Catherine de Médici, considerada a rainha das panelas, foi o princípio de uma história de sucesso para a Gastronomia em solo francês. No ano de 1748 despontou neste país um gourmet – como é designado o cozinheiro na França – de imenso talento, Antoine Careme, que já aos 17 anos era contratado para ser o cozinheiro oficial do Palácio Champps-Elisée. Posteriormente, ele foi trabalhar com o imperador Alexandre da Áustria e depois serviu com seus talentos o Barão de Rothschild, o homem mais rico e poderoso da França. Em 1885 o maior cozinheiro do Planeta também era francês, August Scouffier, o qual criou um código relacionando todos os elementos gastronômicos essenciais para uma cozinha, o que contribuiu para um requinte sem igual na Gastronomia.

Na década de 60, Paul Bocuse, Gault Millan e Jean Michelli subverteram esta arte ao criarem a Nouvelle Cuisine Française. Há uma diferença fundamental entre a Gastronomia e a Culinária. O gastrônomo ou gourmet também cozinha, mas ele está igualmente atento à sofisticação dos pratos, preocupando-se em expor da melhor forma possível os alimentos preparados. Assim, ele observa as vestes, a música e a dança mais apropriadas para se aliar a determinadas refeições, transformando este momento em uma verdadeira cerimônia alimentar, não só voltada para a sobrevivência do Homem, mas principalmente para lhe despertar o máximo prazer. Hoje, a região do Mediterrâneo é a mais talentosa na criação de pratos sofisticados e bem produzidos, ocupando o topo na história da Gastronomia."
(Por Ana Lucia Santana)  Fonte: http://www.infoescola.com/artes/gastronomia/







Nenhum comentário:

Postar um comentário