Translate

25 de julho de 2014

PINTURAS CUBISTAS - AS BANHISTAS DE CÉZANNE E LES DEMOISELLES D'AVIGNON DE PICASSO










PINTURAS CUBISTAS


PAUL CÉZANNE A PICASSO



"As Banhistas" e "Les Demoiselles d' Avignon"


As obras que marcaram o início do cubismo


"As Banhistas" ("Les Grandes Baigneuses") - Paul Cézanne



"Na obra "As Banhistas", Cézanne queria desnudar detalhes superficiais e se aprofundar na análise da geometria fundamental da natureza."



"As banhistas é uma das poucas obras pós-impressionistas que é figurativa. Ou seja, pessoas são representadas através da pintura; e não paisagens. Pode-se observar que a obra tem camadas grossas de tinta, cores bem vivas e pinceladas expressivas que enfatizam formas geométricas.
A pintura, que mostra diversas mulheres tomando banho, mostra bem como Cézanne se afastou do naturalismo do impressionismo através das características citadas acima. O pintor francês queria desnudar detalhes superficiais e se aprofundar na análise da geometria fundamental da natureza. Esta abordagem composicional radical, que pode ser verificada em As Banhistas, influenciou até os cubistas."
Fonte: http://noticias.universia.com.br/tempo-livre/noticia/2012/01/03/900818/conheca-as-banhistas-paul-cezanne.html


"Les Demoiselles d' Avignon" ("As Senhoras de Avignon")- Pablo Picasso




A pintura "Les Demoiselles d'Avignon" de Picasso, é definida como o quadro que revolucionou a história da arte.

Seu geometrismo e suas deformações inauguraram o cubismo e, por extensão, a pintura moderna.
A obra, no entanto, foi recebida com mais críticas do que elogios no meio artístico.
Picasso estava iniciando seu caminho no cubismo ao mesclar primitivismo e 'cézannismo'.
O estudo da figura humana feito em "Les Demoiselles d'Avignon", foi baseado na pintura "As Banhistas", de Cézanne.
Fonte: "Grandes Mestres da Pintura - Picasso" - Coleção Folha

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,seminario-repoe-discussao-sobre-a-producao-de-pablo-picasso-imp-,965274



Música: "Sonatine" - Darius Milhaud
Compositor francês (1892-1974)





Pintura Explicada:  "Les Demoiselles d'Avignon"


"Pablo Picasso retrata prostitutas em um bordel de Barcelona em 'Les Demoiselles d'Avignon'. No entanto, o que mais chocou os críticos não foi o tema da tela, mas a forma como foi pintada. A modernidade da obra resulta de uma série de estratégias artísticas audaciosas.

Percebe-se que Picasso é influenciado pela cultura africana, pois claramente se vê que as prostitutas estão pintadas como se usassem máscaras africanas. Esta obra foi uma precursora no trabalho do espanhol e influenciou até nos caminhos que a arte em geral tomaria. Os movimentos artísticos seguintes passariam a ser mais fragmentados e a usar técnicas vistas neste quadro, como a colagem.

Mais tarde, Picasso se referiu à pintura como "sua primeira obra exorcista." Acredita-se que o pintor se declarou assim sobre a tela porque era como se ele estivesse exorcizando a tradição, introduzindo novas técnicas e novos paradigmas à pintura e - por que não? - à sociedade."




Ficha Técnica - Les Demoiselles d'Avignon:


Autor: Pablo Picasso 
Onde ver: MoMa, Nova York, Estados Unidos 
Ano: 1907 
Técnica: Óleo sobre ela 
Tamanho: 2,44m x 2,34m 
Movimento: Cubismo







Quatro Detalhes da Pintura 'Les Demoiselles d'Avignon':



1 - Figura de perfil

Localizada à extrema esquerda da tela, com o rosto escuro, está segurando uma cortina vermelha aberta que revela o grupo de mulheres. Ela permanece parada e impassível, como um guarda observando a cena. A figura oposta a ela também segura algumas cortinas.







2 - Duas figuras centrais

As duas mulheres no centro da obra formam o coração do quadro. Elas se deleitam com a própria nudez e sexualidade. Ambas olham, de maneira provocante e sensual, para fora da tela. Elas são as duas únicas com a face mais realista e primitivista da obra.





3 - Figuras com máscaras

Localizadas à esquerda da tela, estas duas figuras são as que têm a aparência menos humana no quadro. A mulher abaixada é a que tem a cabeça mais cubista do grupo. Repare que, mesmo estando sentada de costas, sua face desponta na tela. Essa forma de retratar a anatomia humana - pintar alguém de frente e de costas ao mesmo tempo - é uma característica típica do Cubismo.








4 - Mesa com frutas

Picasso tinha uma versão anterior desta obra. Nela, havia esta mesa e dois homens assistindo às mulheres exibindo-se. A única parte que sobrou da versão antiga foi a mesa com frutas, dispostas de maneira sensual, em compasso com as prostitutas.
 Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/01/27/907595/conheca-les-demoiselles-d-avignon-pablo-picasso.html




Pablo Picasso

Tão extenso quanto seu nome, assim foi seu trabalho nas artes plásticas


"Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso.


Nasceu em Málaga na Espanha, em 25 de outubro de 1881 e faleceu em Mougins, 8 de abril de 1973.

Picasso foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido a poesia.

Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque."

(Continue lendo a biografia de Picasso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso)


Auto-Retrato - Picasso




O Cubismo

"Cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores como Guillaume Apollinaire, John dos Passos e Vladimir Maiakovski. O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do Cubismo. Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.


O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.



"Mulher Nua Sentada" - Pablo Picasso

O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo



Nenhum comentário:

Postar um comentário