Translate

2 de julho de 2014

PINTURAS SURREALISTAS OU REALISTAS MÁGICAS DE RENÉ MAGRITTE











PINTURAS SURREALISTAS DE RENÉ MAGRITTE



Pintor Surrealista ou Realista-Mágico?



"Le Pays des Miracles" ("O País dos Milagres")



"A mente adora imagens cujo significado é desconhecido, uma vez que o próprio significado da mente é desconhecido."
(René Magritte)


"La Carte Blanche" - ("Carta Branca")




Música: "Sonata para Violino - Op.27 - N. 2 (Obsession)" - Eugene Ysaye
Compositor e violinista belga (1858-1931)
Violinista: Anna Markova






O pintor belga René Magritte (1898-1957), foi admitido na 'Académie Royale des Beaux-Arts' de Bruxelas aos 18 anos.
Logo depois começou a trabalhar como desenhista em uma fábrica de papéis de parede. Trabalhou também como designer de cartazes publicitários. Em 1926 começou a se dedicar integralmente à pintura, e se sobressai no movimento surrealista. Um ano depois realiza sua primeira mostra de arte, a qual não é bem sucedida entre os críticos.


"Uma marca significativa na obra de Magritte é sua suposta incoerência, tal como se apresenta na pintura Rape – palavra que, em português, significa ‘Estupro’; nela aparece um torso no lugar de um rosto. Seu temperamento irrequieto se reflete em trabalhos como 'A Queda' (pintura abaixo), no qual seus excêntricos homens caem do firmamento, trajando chapéu-coco e completamente tranquilos, um acontecimento que revela um pouco da existência humana.

O artista exercitava o que se denomina de surrealismo realista ou realismo mágico. No início de sua carreira ele tentava reproduzir os trabalhos dos pintores vanguardistas, mas aos poucos se deu conta de sua ânsia por uma expressão mais poética e, neste momento, foi profundamente inspirado pela obra metafísica de Giorgio de Chirico, considerado o precursor do surrealismo.

Em 1927 Magritte foi para a capital francesa e passou a frequentar os meios surrealistas, quando conheceu André Breton, Paul Éluard e Marcel Duchamp, transformando-se em fiel companheiro dos poetas e do pintor francês. Ao concluir seu contrato com a Galerie la Centaure o artista voltou para Bruxelas e aí se demorou inclusive ao longo do período em que os alemães permaneceram nesta região.
Magritte conquista a oportunidade, em 1936, de expor sua obra em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Em 1965 ele volta novamente a mostrar seus trabalhos em uma mostra retrospectiva no Museu de Arte Moderna; e no ano de 1992 suas pinturas são apresentadas no Metropolitan Museum of Art."
Fonte: http://www.infoescola.com/biografias/rene-magritte/


"A Queda"
"Todo o visível esconde algo invisível."
(René Magritte)


"Décalcomanie"

"L'Ami de l'ordre" ("Um Amigo da Ordem")





"Le Retour" ("O Retorno")



A Pintura Ilusionista de Renné Magritte

O Pintor de Imagens Insólitas

"Pintor de imagens insólitas, às quais deu tratamento rigorosamente realista, utilizou-se de processos ilusionistas, sempre à procura do contraste entre o tratamento realista dos objetos e a atmosfera irreal dos conjuntos.

Suas obras são metáforas que se apresentam como representações realistas, através da justaposição de objetos comuns, e símbolos recorrentes em sua obra, tais como o torso feminino, o chapéu-coco, o castelo, a rocha e a janela, entre outros mais, porém de um modo impossível de ser encontrado na vida real."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Magritte


"A Condição Humana"


"Eu não pinto aquela mesa, exatamente, e sim a emoção que ela produz em mim."
(Renné Magritte)





"A Arte evoca o mistério, sem o qual o mundo não existiria."
(Renné Magritte)




Nenhum comentário:

Postar um comentário