Translate

5 de novembro de 2014

PINTURAS IMPRESSIONISTAS DE FREDERICK McCUBBIN - PINTOR AUSTRALIANO






FREDERICK McCUBBIN

Pintor Impressionista Australiano


A pintura impressionista não ficou localizada apenas na Europa, principalmente na França onde surgiu.
Este estilo de arte espalhou-se depois do século XIX, para a América, Rússia e também Austrália.

Frederick McCubbin
Pintor australiano (1855-1917)












Música: "Country Gardens" - Percy Graiger
Compositor e pianista australiano (1882-1961)
Intérprete: Martin Jones - pianista contemporâneo







A tradição européia na pintura australiana

"A partir de 1770 os ingleses iniciaram o reconhecimento e colonização da Austrália, e ali introduziram sua herança cultural.

As primeiras expressões artísticas em pintura, dentro da tradição européia, surgiram pelas mãos de naturalistas e ilustradores que visitaram o continente. 
Realizadas na técnica da aquarela, estas obras se destinavam às publicações em livros científicos, através da reprodução em gravura.
O primeiro artista europeu a retratar temas australianos foi Sydney Parkinson, sob a supervisão do naturalista Joseph Banks; ambos participaram da viagem de James Cook em 1770, quando a costa australiana foi cartografada pela primeira vez."


























"O Pioneiro" - Frederick McCubbin



"O artista Frederick McCubbin, nasceu em Melbourne, na Austrália, em 1833. Foi um pintor de destaque da Escola de Arte Heildelberg, uma das mais importantes da História das Artes Visuais da Austrália."

"O trabalho de McCubbin se destacou no início dos anos 1880. Ele começou a atrair a atenção e ganhou uma série de prêmios da Galeria Nacional. Em meados da década de 1880 ele se concentrou mais na pintura da paisagem da vegetação australiana, obras em que se tornou notável. 

Em 1883, McCubbin recebeu o primeiro prêmio como aluno na exposição da Galeria Nacional, para melhores estudos de cor e desenho. Em 1888 ele se tornou professor e mestre da Escola de Design da National Gallery. Ele foi professor de alguns artistas australianos, incluindo Charles Conder e Arthur Streeton. 

McCubbin casou-se com Annie Moriarty, em março 1889 com a qual tiveram sete filhos. Um delestambém tornou-se  um artista, Louis McCubbin e depois também um de seus netos.

Em 1901, McCubbin e sua família mudaram-se para Monte Macedônia, transportando o estilo inglês para a casa pré-fabricada sobre as encostas norte da montanha, que deram o nome de Fontainebleau. Foi neste belo cenário, em 1904, que ele pintou 'The Pioneer' ('O Pioneiro') (ver pintura acima), entre muitas outras obras. Este é o único lugar que McCubbin não havia pintado fadas. A casa sobreviveu a um grande incêndio, chamado de "Ash Wednesday II e hoje permanece como testemunho do artista.

Foi neste local, na vegetação no Monte Macedônia, que McCubbin inspirou-se a experimentar os efeitos da luz sobre as cores da natureza."
(ver pintura abaixo)




McCubbin continuou a pintar durante as primeiras duas décadas seguintes do século 20, até o início da Primeira Guerra Mundial, embora estivesse com problemas de saúde. Ele viajou para a Inglaterra em 1907, viajou também para a Tasmânia, mas além destas excursões relativamente curtas, passou parte de sua vida em Melbourne. Lá ele  deu aulas na Galeria Nacional de Victoria Art School, onde dentre seus alunos estava o pintor Hilda Rix Nicholas."
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Frederick_McCubbin

Em 1912 McCubbin se tornou o membro fundador da Associação de Arte da Austrália. 




















4 comentários:

  1. SINCERAMENTE , NADA MENOS QUE NOTÁVEL, RIQUÍSSIMO MATERIAL DE ESTUDO E PESQUISA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO OBRIGADA EVALDO!! Fico muito feliz que tenha apreciado. Isto é muito gratificante!! Obrigada por sua visita e comentário.

      Excluir
  2. Simplesmente lindo, belissimas obras, alem do conteudo perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada ISIS!! Concordo com você, as obras deste artista são belíssimas!! Obrigada por sua visita e comentário, volte sempre!!

      Excluir