Translate

27 de janeiro de 2015

PINTURAS ABSTRATAS GEOMÉTRICAS - KANDINSKY - SUPREMATISMO - MALEVICH





PINTURAS ABSTRATAS



O Geometrismo de Kandinsky e Malevich


Os Pintores Pioneiros do Abstracionismo



Círculos de Kandinsky




O pintor russo Kandinsky desenvolveu a arte abstrata até o final de sua vida.
Junto aos artistas Mondrian e Malevich,
ele faz parte do "trio sagrado da abstração".











"O artista deve treinar não apenas seus olhos, mas principalmente sua alma."
(Wassily Kandinsky)
















O Abstrato na Música de Schoenberg e na Pintura de Kandinsky

Uma grande influência nas pinturas de Kandisnky foi a música do compositor Arnold Schoenberg, com quem ele manteve correspondência entre 1911 e 1914.

"Kandinsky queria fazer a pintura mais abstrata, mais como a música, retirando a figuração de sua arte, enquanto Schoenberg estava abandonando a tonalidade em sua música."


A pintura "Impressão III", foi executada por Kandinsky depois dele ter assistido um concerto com obras de Schoenberg.

"Impressão III - Concerto" - Wassily Kandinsky




Música: Variações para Orquestra - Arnold Schoenberg
Compositor austríaco (1874-1951)

(clique na seta para ouvir)







As Paisagens de Kandinsky











"Não há nenhum dever na arte porque a arte é livre."
(Wasily Kandinsky)













"Toda forma, toda cor, significa um sentimento: não existe nada no mundo que não diga nada."
(Kandinsky)















"Toda a obra de arte é filha do seu tempo e, muitas vezes, a mãe dos nossos sentimentos."
(Kandinsky)







Kandisnky

"Wassily Kandinsky nasceu em Moscou em 16 de dezembro de 1866 e faleceu em  Neuilly-sur-Seine em 14 de dezembro de 1944,  foi um artista plástico russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade alemã em 1928 e a francesa em 1939.



Na década de 1910, Kandinsky desenvolveu seus primeiros estudos não figurativos - sendo por isso considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata. Algumas das suas obras dessa época, a exemplo das pinturas (abaixo) "Murnau - Jardim 1" (1910) e "Grüngasse em Murnau" (1909), mostram a influência dos verões que Kandinsky passava em Murnau, notando-se um crescente abstracionismo nas suas paisagens."




"Murnau - Jardim I" - Wassily Kandinsky


"Grungrasse em Murnau"



Suprematismo
Os Abstratos Geométricos de Malevich














"Só me sinto livre quando minha vontade, em qualquer base filosófica ou crítica, possa transformar o que já existe em um novo fenômeno.
(Kasimir Malevich)































As Pinturas Figurativas e as Paisagens de Malevich























O Suprematismo
"A Supremacia do Puro Sentimento"


"O suprematismo foi um movimento artístico russo, centrado em formas geométricas básicas - particularmente o quadrado e o círculo - e tido como a primeira escola sistemática de pintura abstrata do movimento moderno.
Seu desenvolvimento foi iniciado por volta de 1915 pelo pintor Kazimir Malevich. Em 1918, na mostra O Alvo, em Moscou, Malevitch expôs o Quadrado preto sobre um fundo branco. Em 'O mundo sem objeto', livro publicado em 1927 pela Bauhaus, Malevich descreve a inspiração que deu origem à poderosa imagem do quadrado negro sobre um fundo branco:
"Eu sentia apenas noite dentro de mim, e foi então que concebi a nova arte, que chamei suprematismo."

O manifesto do movimento, Do cubismo ao suprematismo, escrito por Malevich e pelo poeta Mayakovsky, foi publicado em 1915, e nele o suprematismo será definido como "a supremacia do puro sentimento". O essencial era a sensibilidade em si mesma, independentemente do meio de origem."



"Quadrado Negro Sobre Fundo Branco" - Kazimir Malevich

"A pintura "Quadrado Negro Sobre Fundo Branco, pintado entre 1913 e 1915, constituiu uma ruptura radical com a arte existente na época. É composto por dois quadrados, um dentro do outro, com os lados paralelos aos da tela. A obra foi apresentada pela primeira vez na exposição 0,10 em Petrogrado, com 38 outras obras supremasitas, marcando o lançamento do manifesto e o início do movimento."



Malevich

"Kazimir Severinovich Malevich,nasceu em Kiev, na Ucrânia, em 12 de fevereiro de 1878 e faleceu em São Petersburgo, 15 de maio de 1935. Foi um pintor abstrato soviético. Fez parte da vanguarda russa e foi o mentor do movimento conhecido como Suprematismo.
Em Parjómovka, Kazimir completa os cinco anos de Escola de Agricultura; gosta do campo e aprende por si mesmo a pintar as paisagens e os camponeses que o rodeiam. Em Konotop dedica-se exclusivamente a pintar e produzir a sua primeira obra. Em meados dos anos 1890 consegue ser admitido na Academia de Kiev.
Em 1904, após a morte de seu pai, Maliévitch muda-se para Moscou, onde estudou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitectura de 1904 a 1910 e no estúdio de Fedor Rerberg, em Moscovo (1904-1910). Foi um período de muitas descobertas para o jovem artista.

Trabalhou com os poetas Alexei Kruchenykh e Velimir Khlebnikov, e em 1913, fez os cenários da opera futurista Vitória sobre o sol. Era o período do alogismo, da obra ininteligível, que seria substituída pelo suprematismo."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Kazimir_Malevich




R

Um comentário: