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30 de janeiro de 2015

PINTURAS CUBISTAS - ORFISMO - FRANTISEK KUPKA - ROBERT DELAUNAY - FRANCIS PICABIA - FERNAND LEGER












PINTURAS CUBISTAS


Kupka, Delaunay, Picabia, Léger


Pintores do Movimento do Cubismo Órfico




"Amorfa" - Frantisek Kupka
Pintor checo (1871-1957)


"Amorfa" - Frantisek Kupka


"O Disco de Newton - Estudo para Fuga em Duas Cores" - Frantisek Kupka
Pintor checo (1871-1957)





Música: "Piano Trio em Sol Menor - Op. 15" - Smetana
Smedrich Smetana - compositor checo (1824-1884)





Orfismo

Movimento Cubista Órfico

"Orfismo foi um movimento efêmero da pintura francesa que brotou do cubismo por volta de 1912. A palavra orfismo, que já fora usada com relação aos simbolistas, foi aplicada ao movimento por Guillaume Apollinaire; a referência a 'Orfeu', o poeta-cantor da mitologia grega, refletia o desejo dos artistas envolvidos de acrescentar um novo elemento de lirismo e cor ao austero cubismo intelectual de Picasso, Braque e Gris. Os pintores arrolados por Apollinaire, que formou o chamado grupo de Puteaux, como praticantes do orfismo eram Robert Delaunay, Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp e Frank Kupka. Os orfistas faziam da cor o principal meio de expressão artística, e Delaunay e Kupka incluíram-se entre os primeiros artistas a pintar obras totalmente não-figurativas, perseguindo uma suposta analogia entre a abstração pura e a música.
Embora efêmero, o orfismo exerceu forte influência sobre a pintura alemã (especialmente sobre Macke, Marc e Paul Klee) e sobre o sincromismo.



Frantisek Kupka


"Catedral" - Frantisek Kupka
Pintor checo (1871-1957)


Kupka


"Piano" - Frantisek Kupka


Frantisek Kupka


Frantisek Kupka foi um pintor checo, nascido na Boemia Oriental, em 1861.
A sua vida de artista começa a formar-se aos treze anos, quando trabalhou num atelier de estofagem. Neste atelier, Kupka é influenciado pelos temas do ocultismo, através do seu chefe. Reconhecidos os seus dotes artísticos, Kupka ingressa na Escola de Artes Aplicadas de Jaromer. Mais tarde, entra na Academia de Belas Artes de Praga, onde se licencia em 1892.
Após a licenciatura, Kupka parte para Viena, Áustria, onde estuda na Akademie der Bildenden Küste, e toma contacto com Gustav Klimt, Arnold Schönberg e Sigmund Freud, aprofundando o seu lado oculto.Em 1896 viaja para Paris, onde se instala definitivamente. A Cidade das Luzes terá um efeito libertador da influência obscura de Viena. Estuda na Académie Julian e na École des Beaux-Arts. Nos primeiros anos em Paris trabalha em ilustrações para publicações, de conteúdo satírico, como Cocorico e L'Assiette au Beurre, e na elaboração de cartazes.
Por volta de 1906, Kupka dedica-se ao estudo da cor, elaborando pinturas de colorido intenso, e de pinceladas arbitrárias. Influenciado pelos irmãos Duchamp Villon, seus vizinhos no bairro Puteaux, onde residia, Kupka frequenta reuniões dedicadas às artes plásticas, e à ligação da matemática ao cubismo. Kupka incia, assim, o caminho para a abstração, através de pinturas como Discos de Newton (1911) ou Amorfa (1912). Em 1912, Kupka, juntamente com Robert Delaunay, Fernand Léger e Francis Picabia, faz parte de um grupo de artistas integrados no movimento cubismo órfico."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Franti%C5%A1ek_Kupka


"Primeiro Passo" - Frantisek Kupka


"Azul" - Frantisek Kupka




Robert Delaunay

Robert Delaunay


Robert Delaunay


Robert Delaunay


Robert Delaunay



Robert Delaunay

"Robert Delaunay foi um artista francês que usava o abstracionismo e o cubismo em seu trabalho.
Delaunay iniciou no Impressionismo e depois no estilo abstrato, reminiscente de Paul Klee. Sua influência chave relacionou-se ao uso da cor, e a um amor desobstruído da experimentação da profundidade e do tom. Ele começou a pintar muito novo, e por volta de 1903, produzia imagens maduras em um estilo confiante e impressionista. Em 1908, após um semestre no trabalho militar como um bibliotecário regimental, conheceu Sarah Stern com quem se casou e ela passou a se chamar  Sonia Delaunay.
Em 1909, Delaunay começou a pintar uma série de estudos da cidade de Paris e da Torre Eiffel.
Pelo convite de Wassily Kandinsky, Delaunay junta-se ao grupo "O Cavaleiro Azul" (Der Blaue Reiter), um grupo de artistas abstratos de Munique, em 1911, e sua arte se volta para o abstrato.
Na deflagração da I Guerra Mundial Delaunay e sua esposa encontravam-se de férias na Espanha, e acabaram se estabelecendo com amigos em Portugaldurante o conflito. Vieram viver, juntamente com o filho Charles, para Vila do Conde entre o Verão de 1915 e inícios de 1917, numa casa a que chamaram La Simultané. Aí aprofundaram a amizade com os pintores Amadeo de Souza-Cardoso e Almada Negreiros. Robert, tal como Sonia, fascinados pela luz portuguesa, desenvolveu aí as suas teorias sobre a cor simultânea. Neste período, o casal assumiu vários trabalhos desenhando trajes para a ópera de Madrid, e Sonia Delaunay começou um negócio de design de moda. Até meados de 1916 tiveram, em Vila do Conde, a companhia do pintores Eduardo Viana e Samuel Halpert.
Após a guerra, em 1921, retornaram a Paris. Delaunay continuou a trabalhar em um estilo na maior parte abstrato. Durante a Feira Mundial de Paris em 1937, Delaunay participa no projeto da estrada de ferro e dos pavilhões de viagem aérea.
Com o início da II Guerra Mundial, os Delaunays mudam-se para Auvérnia (Auvergne) com o intuito de fugir às forças invasoras alemãs. Sofrendo de cancro, Delaunay não estava capaz de ser transferido de localidade em localidade, e sua saúde deteriorou-se. Morre em Montpellier, a 25 de outubro de 1941, aos 56 anos, vítima de cancro. O seu corpo foi transladado para Gambais em 1952."




Francis Picabia


Picabia


Picabia


Picabia


Picabia


Picabia


Picabia


Picabia

Francis-Marie Martinez Picabia foi um pintor e poeta francês
Estudou em sua cidade natal, Paris, na École des Beaux-Arts e na École des Arts Décoratifs. Recebeu uma forte influência do impressionismo e do fauvismo, em especial de la obra de Picasso e Sisley. De 1909 a 1911 esteve vinculado ao cubismo e foi membro do grupo "Puteaux", onde conheceu os irmãos Marcel Duchamp, Jacques Villon, Suzanne Duchamp e Raymond Duchamp-Villon. Em 1913 viajou aos Estados Unidos, onde entrou em contato com o fotógrafo Alfred Stieglitz e o grupo dadá estadunidense. Em Barcelona, publicou o primieiro número de sua revista dadaísta "391" (1916) contando com colaboradores como Apollinaire, Tristan Tzara, Man Ray e Arp. Após passar um período na Costa Azul com uma forte presença surrealista, regressa a Paris e cria com André Breton a revista "491"

Pintor francês, nascido em 1879 e falecido em 1953, passou por um pequeno período pós-impressionista, envolvendo-se no Futurismo e no Orfismo, e tornando-se a principal figura do Dadaísmo parisiense. Participou no projeto das revistas 291 e 391, fundamentais para a compreensão desta corrente artística. A partir de 1920 passou a contactar com André Breton e tornou-se um ativo surrealista. Na diversidade da sua obra não se encontra uma linha evolutiva clara, mais que o desejo constante de se opor ao convencional e ao estabelecido, uma busca permanente e múltipla da originalidade."
Fonte: http://www.infopedia.pt/$francis-picabia




Fernand Léger

Fernand Léger
Pintor francês (1881-1955



Fernand Léger


Fernand Léger


Fernand Léger



Fernand Léger

"Foi um pintor francês que se distinguiu como pintor e desenhista cubista, autor de muitas litografias.
Nascido na Baixa-Normandia, França, em 1881, iniciou a sua formação artística aos catorze anos, sendo aprendiz de um arquiteto em Caen. Em 1900 rumou para Paris, onde ingressou na Escola de Artes Decorativas, após uma tentativa frustrada de ingressar na Escola das Belas-Artes.
Em 1908, e na mesma cidade, instalou-se num edifício conhecido como "Ruche" (colmeia, em português), onde conviveu com outros artistas como Jacques Lipchitz, Robert Delaunay e Marc Chagall
Entre 1909 e 1910, realizou a sua primeira grande obra 'Nus no bosque', uma pintura onde são notáveis as aspirações impressionistas.
A partir do de 1911, conheceu Pablo Picasso e Georges Braque, os quais lhe transmitiram influências cubistas, nas quais se aplicou e trabalhou durante a maior parte da sua carreira artística.
Em 1914, com o início da Primeira Grande Guerra, Léger foi recrutado para as trincheiras. Após esta etapa da sua vida, a sua pintura passou a representar a sua admiração pelos objetos mecânicos, tendo especial interesse pelos tanques de guerra.
A partir de 1920, predomina em sua obra a figura humana enquadrada por elementos industriais. Ainda na segunda década do século, numa nova fase da sua vida, produz e dirige o filme O ballet mecânico.
Devido à Segunda Grande Guerra, exilou-se nos Estados Unidos, onde foi professor na Universidade de Yale e no Mills College, tendo voltado para França em 1945.
De volta à sua terra natal, concebeu os vitrais da Igreja do Sacré-Coeur de Audincourt e um painel para o Palácio das Nações Unidas de Nova Iorque.
Em 1945 filiou-se no Partido Comunista e a sua obra passa a focar o trabalhador e o proletariado.
Pintou em 1954 o seu mais conhecido quadro: A grande parada.
Em 1955, ano do seu falecimento, foi homenageado com o premio da Bienal de São Paulo.
O trabalho de Léger exerceu uma influência importante no construtivismo soviético. Os modernos pôsteres comerciais, e outros tipos de arte aplicada, também se vieram influenciar por seus desenhos. Em seus últimos trabalhos, realizou uma separação entre a cor e o desenho, de tal maneira que suas figuras mantêm seus formulários robóticos definidos por linhas pretas."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernand_L%C3%A9ger




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