Translate

22 de abril de 2015

PINTURAS DE JOHN WHITE ALEXANDER







PINTURAS DE JOHN WHITE ALEXANDER

Pintor e Ilustrador Americano


John White Alexander
Pintor norte americano (1856-1915)


John White Alexander
Pintor norte americano (1856-1915)


Música: "Beautiful Dreamer" ("Bonito Sonhador") - Stephen Foster
Compositor norte americano (1826-1864)





Biografia de John White Alexander

"O artista John White Alexander nasceu no Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América em 1856. Ficou órfão muito cedo e foi criado por seus avós. Começou a trabalhar com 12 anos e foi um menino do telégrafo na cidade de Pittsburgh onde nasceu. Nesta época já chamava atenção pelos  seu talento como desenhista. Aos 18 anos mudou-se para Nova York e começou a trabalhar como ilustrador em uma revista, a Harper's Weekly, onde tornou-se caricaturista político. Após três anos, mudou-se para a Alemanha para seu primeiro treinamento formal , depois viajou pela Europa e estudou em Florença, Itália, nos Países Baixos e em Paris. Foi lá que Alexander entrou em contato com o Simbolismo e seu trabalho ficou claramente influenciado por este estilo. 

Em 1881 retornou a Nova York e conquistou sucesso rapidamente como retratista. Continuando também como ilustrador na revista Harper's Weekly.
Sua primeira exposição no Salão de Paris, em 1893, foi um sucesso, e ele foi eleito para a Sociedade Nacional de Belas Artes, na França. Em 1902 tornou-se membro da Academia Nacional de Desenho dos Estados Unidos da América. Foi membro da Academia Americana de Artes e Letras e Presidente da Sociedade Nacional de Pintores e  ganhou várias premiações, dentre elas, a medalhas de ouro da Exposição Universal de 1900 e a da World's Fair em St. Louis, Missouri (1904).
Ele foi casado com Elizabeth Alexander Alexander, com quem teve um filho, o matemático James Waddell Alexander II. 
John Alexander faleceu em Nova York em 1915 aos 58 anos."




As modelos retratadas de John White
com peixes, gatos e cachorros:






"Preto e Vermelho"













Olhando para Frente:





Olhando para Trás:





Os Vestidos Verdes:

 





















As pinturas de mulheres delgadas, em poses estilosas, são características que marcaram os trabalhos do artista John White Alexander.







E as flores:













4 comentários:

  1. Muito Shock. Adoraria ter vivido à época da Renascença ou será que vivi naquele tempo, também. Ando pelas ruas do Centro Histórico da pequena Cidade do Rio de Janeiro, sentindo a brisa que vem da Baía de Guanabara, e ela suavemente me sussurra ao ouvido; "Já te vi por aqui, de espada na mão, fazendo escaramuças contra os da França Antártica que desembarcaram na Praça XV ". Olho sobrados, Igrejas, subo, desço outeiros, escadarias, vislumbro o pé-de-moleque do calçamento antigo, ainda presente. Sou um membro do clã dos de Sá, de origem nórdica, me sinto altamente responsável pelo passado, presente e futuro, desta que é a melhor cidade para se viver de toda a América do Sul. As imagens são belíssimas, consigo identificar os mesmos traços de algumas dessas belas damas, em rostos do presente nos caminhos por onde ando. Je suis le temps.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ricardo, pela sua visita. Como não podemos voltar no tempo fisicamente, temos a satisfação de apreciarmos as antigas pinturas com nossos olhos e, principalmente, com nossa alma.
      Sim, são belas pinturas com belas damas.

      Excluir
  2. Época de ouro vivida na Renascença. Sinto-me hoje como que deslocado no tempo. Sinto grande vontade de ter vivido naqueles anos. É como um querer retornar onde verdadeiramente nunca estive, porém sinto grande afinidade com aquela época...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua visita Iuróc. Assim como respondi ao comentário acima, não podemos voltar no tempo, mas somos felizardos de podermos sempre apreciar todas as belas artes. Ainda mais hoje em dia, em que podemos visitar os museus virtualmente.

      Excluir