Translate

19 de dezembro de 2015

PAVÃO EM PINTURAS E FOTOGRAFIAS - WALTER CRANE











PINTURAS E FOTOGRAFIAS DE PAVÕES


O Pavão com sua misteriosa plumagem
colorida de inúmeros "olhos",
é conhecido como a "Ave dos Cem Olhos"












 Música: "Carnaval dos Animais" - Camille Saint-Saens
Compositor, pianista e maestro francês (1835-1921)








"Pavão misterioso, pássaro formoso, tudo é mistério nesse teu voar...
Pavão misterioso nessa cauda aberta em leque"
(Trecho Música "Pavão Misterioso" de autoria do compositor brasileiro Ednardo)






























Stacy Craig
Artista norte-americana contemporânea


"Penas" - Mark Ashkenazi
Artista israelense contemporânea



Os Pavões em pinturas Art Nouveau do pintor e ilustrador inglês Walter Crane


"Figo e Pavão" - Walter Crane
Pintor e ilustrador inglês (1845-1915)


Walter Crane
Pintor e ilustrador inglês (1845-1915)













O Estilo Art Nouveau

"A expressão art nouveau é a expressão francesa para "arte nova", e é também conhecida como Jugendstil termo alemão para "estilo da juventude", que recebeu o nome devido à revista Jugend. O art nouveau é uma reação à arte acadêmica do século XIX. É inspirado principalmente por formas e estruturas naturais, não somente de flores e plantas, mas também de linhas curvas.
O art nouveau foi mais popular na Europa, mas a sua influência foi global. O período em que esteve muito em voga foi chamado de Belle Époque. O estilo art nouveau conheceu várias formas com tendências localizadas. Na França, as entradas do metropolitano de Paris feitas por Hector Guimard eram do estilo art nouveau. Emile Gallé praticou o estilo "Escola de Nancy". Victor Horta teve um efeito decisivo na arquitectura na Bélgica. Revistas como a Jugend ajudaram a divulgar o estilo na Alemanha, especialmente como uma forma de arte gráfica, enquanto os secessionistas de Viena influenciaram a arte e a arquitectura de toda a Áustria-Hungria. Art Nouveau também era o estilo de indivíduos distintos como Gustav Klimt, Charles Rennie Mackintosh, Alfons Mucha, René Lalique, Antoni Gaudí e Louis Comfort Tiffany, cada um dos quais interpretou o art nouveau de sua própria maneira.
Apesar de o art nouveau ter sido substituído pelos estilos modernistas do século XX, ele é, atualmente, considerado uma importante transição entre o historicismo e o modernismo. Além disso, os monumentos art nouveau são, atualmente, reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura na sua lista de patrimónios mundiais como contribuições significativas para o patrimônio cultural. O Centro Histórico de Riga, na Letônia, é considerado como "a melhor coleção de construções art nouveau na Europa"[3], tendo sido incluso na lista em 1997, junto com quatro casas (chamadas em francês: Hôtel de maître): Casa Tassel, Casa Solvay, Casa van Eetvelde e Casa-Museu Horta em Bruxelas[4] feitas por Victor Horta (1861-1947). O art nouveau ilustra a transição do século XIX para o XX na arte, pensamento e sociedade."
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Art_nouveau



Pavão em Fotografias





















Vídeo-Música: Pavão Exibindo sua Dança de Acasalamento





Pavão Azul - Pavão Indiano


O Pavão é a ave Nacional da Índia

O pavão-indiano (Pavo cristatus), também conhecido por pavão-comum ou pavão-azul, é uma espécie pertencente ao gênero Pavo da família Phasianidae. Trata-se de uma ave nativa do subcontinente indiano, sendo a ave nacional da Índia.


Simbologia das Penas do Pavão

As penas do pavão contém olhos, chamados Ocelos, os quais simbolizam a preocupação com o mundo. De acordo com a lenda o gigante grego Argos tinha 100 olhos os quais não dormiam em simultâneo. Ao morrer, Hera - a rainha dos deuses - teria colocado esses mesmos olhos nas penas da ave. Ao mesmo tempo, a cauda do pavão é uma representação da abóboda celeste, cujos “olhos” são estrelas.





Os Ocelos nas Penas do Pavão

"Os ocelos nas penas do pavão podem ter menos relação com o acasalamento do que se pensava antigamente
As penas da cauda do pavão são especialmente estruturadas para exibir cada ocelo brilhante sempre que o pássaro (em inglês) abri-las em leque. Isso é feito combinando-se várias camadas de penas umas sobre as outras, chamadas de abrigos superiores da cauda [fonte: National Zoo (em inglês)]. A olho nu, os ocelos parecem ter tons diferentes de azul e verde, mas, na realidade, as fibras da pena têm um pigmento preto [fonte: Milius (em inglês)]. São os diferentes ângulos das nanopartículas dentro dessas fibras que captam e refletem a luz do sol para criar a iridescência [fonte: Milius (em inglês)].
Em raras circunstâncias, os pavões podem nascer sem qualquer pigmento. Esses pavões albinos são totalmente brancos, embora a estrutura de suas penas seja a mesma. Mesmo os ocelos são detectados com facilidade.
De acordo com Charles Darwin, a quantidade e o brilho desses ocelos determinam o grau de sucesso que o pavão terá em atrair fêmeas. Devido a essa forma de seleção sexual, ele sugeriu que os pavões evoluíram gradativamente com caudas mais enfeitadas para atraírem as pavoas.
Durante o período de acasalamento, os machos se reúnem em grupos territoriais chamados de leks. As fêmeas passeiam pelos leks à procura de um novo namorado. Para chamar a atenção das fêmeas, os machos exibem toda sua exuberância, saltitando de um lado para o outro e agitando as plumas. Os ornitólogos chamam essa dança de balanço."


Vídeo: Pavão se Exibindo



O Pavão e a Mitologia Grega

"De acordo com a mitologia grega, o pavão ganhou suas marcas graças a uma mulher chamada Io. Ela era sacerdotisa de Hera (em inglês), esposa de Zeus. Zeus se apaixonou por Io e a transformou em uma novilha para protegê-la da ira e do ciúme de Hera. Hera ficou desconfiada e pediu a Zeus que lhe desse a novilha de presente. De posse do animal, Hera incubiu Argus, homem coberto de olhos, de vigiar Io. Zeus, então, enviou um mensageiro para resgatar a sacerdotisa, matando Argus. Como uma homenagem a Argus, Hera colocou seus "olhos" no pavão."

fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/penas-de-pavao1.htm



5 de dezembro de 2015

PINTURAS E FOTOGRAFIAS DA FLOR DE LOTUS






PINTURAS E FOTOGRAFIAS DA FLOR DE LOTUS





Vídeo-Música: Flor de Lotus
(Fotografias em "Time Lapse")




Pinturas Orientais

















"Lotus" - Lian Quan Zhen
Artista sino-americano contemporâneo






"Flor de Lotus" - Alfred Ng
Artista sino-canadense contemporâneo


"O Admirador Secreto" - Alfred Ng
Artista sino-canadense contemporâneo


"Flor de Lotus Branca" - Alfred Ng
Artista sino-canadense contemporâneo






Flor de Lotus em Fotografias

















































A Flor de Lótus e sua Simbologia

"A flor de lótus simboliza a pureza, a perfeição, a sabedoria, a paz, o sol, a prosperidade, a energia, a fertilidade, o nascimento, o renascimento, a sexualidade e a sensualidade."


Criação, Beleza e Espiritualidade

"Venerada em muitos lugares, desde Índia, China, Japão e Egito, a flor de Lótus durante muito tempo simbolizou a criação, a fertilidade e, sobretudo, a pureza, uma vez que essa bela flor emerge das águas sujas, turvas e estagnadas. Além disso, representa a beleza e o distanciamento pois cresce sem se sujar nas águas que a envolvem (a raiz está na lama, o caule na água e a flor no sol). Na crença hindu, simboliza a beleza interior: "viver no mundo, sem se ligar com aquilo que o rodeia".
No Egito, essa flor atípica simboliza a "origem da manifestação", ou seja, o nascimento e o renascimento visto que ela abre e fecha consoante o movimento solar e, ademais, está relacionada com os deuses Nefertem e Re. Vale lembrar que o lótus azul era venerado pelos faraós do Egito por possuir características sagradas e mágicas associadas ao renascimento."


Budismo

"Não obstante, na Índia, a flor de Lótus simboliza o crescimento espiritual representado por aquela que surge da obscuridade para desabrochar em plena luz. Na mitologia hindu, o lótus dourado aparece na mão esquerda de Buda simbolizando a pureza e o esclarecimento.
Essa flor é um dos símbolos mais ilustrativos do budismo. Nessa religião, ela representa o coração fechado, o qual após desenvolver as virtudes de Buda, se abre. Assim, Buda é também representado sentado nessa flor, de modo que ela é considerada o seu trono. 
Além de Buda, muito deuses da mitologia hindu se relacionam com essa flor, por exemplo, Brahma, o criador, que nasce do umbigo de Vishna emergindo num lótus de mil pétalas; ou Surya, o deus do sol, retratado com duas flores de Lótus simbolizando o esclarecimento."


Representação da Flor


"A tradicional flor de lótus é representada com oito pétalas que se relacionam com as oito direções do espaço, sendo, portanto, um símbolo da harmonia cósmica e, por isso, aparece com frequência nas mandalas. Por sua vez, na mitologia hindu, há uma representação do lótus com mil pétalas considerado o trono de buda, o pináculo da perfeição, simbolizando o esclarecimento espiritual e a totalidade. Da mesma maneira, Brahma nasce do umbigo de Vishnu sustentado por uma flor de lótus de mil pétalas."
fonte: http://www.dicionariodesimbolos.com.br/flor-lotus/