Translate

5 de dezembro de 2012

ARTE NO DIA DE SÃO NICOLAU - PINTURAS DE SÃO NICOLAU - O SANTO QUE ORIGINOU O PAPAI NOEL - SÃO NICOLAS DE MIRA DA TURQUIA PARA BARI







ARTE NO NATAL

PINTURAS DE SÃO NICOLAU


DIA DE SÃO NICOLAU
06 DE DEZEMBRO




Ícone russo de São Nicolau




Música: "Jolly Old St. Nicholas"








São Nicolau - Bispo de Myra - ortodoxo









Estátua de São Nicolau na cidade de Bari na Puglia - Itália
(no pátio externo da Basílica de São Nicolau)

São Nicolau de Mira, também conhecido como São Nicolau de Bari,
é o santo padroeiro da Rússia, Grécia e da Noruega. É o patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas na cidade de Bari, na Itália, onde estariam sepultados seus restos. 

"Devido à sua imensa generosidade e aos milagres que lhe foram atribuídos, São Nicolau foi canonizado pela Igreja Católica e tornou-se um símbolo ligado diretamente ao nascimento do Menino Jesus. São Nicolau é considerado um dos santos mais conhecidos da cristandade."

São Nicolau - Interior da Basílica de São Nicolau na cidade Bari na Puglia - Itália

Basílica de São Nicolau - Bari - Itália




Música: "Sapatinho de Natal"








Cenário Natalino

Enredo:
"Na véspera da noite de Natal, enquanto a mulher e os filhos dormiam, um homem acorda com ruídos do lado de fora de sua casa. Olhando pela janela, vê São Nicolau em um trenó puxado por oito renas . Após o desembarque de seu trenó no telhado, o santo entra na casa pela chaminé, carregando um saco de brinquedos com ele. O homem vê Nicolau enchendo as meias das crianças penduradas na lareira, e ri de si mesmo. Eles compartilham um momento de conspiração antes do santo sair pela chaminé novamente. Enquanto voa para longe, São Nicolau deseja  um "Feliz Natal para todos, e uma boa noite."
(Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/A_Visit_From_St._Nicholas)



"A Festa de São Nicolau"
Jan Steen
Pintor holandês (c.1625-1679)


SÃO NICOLAU E PAPAI NOEL?
A Suposta Origem do Papai Noel

"A verdadeira história de Papai Noel começa com Nicholas, ou Nicolau, que nasceu durante o século III na Vila de PataraNa época ficava numa área grega,  onde está agora a costa sul da Turquia.
Seus pais eram ricos e o criaram para ser um cristão devoto, morreram enquanto Nicolau ainda era jovem. Obedecendo as palavras de Jesus para "vender tudo o que possuir e dar o dinheiro aos pobres", Nicolau usou sua herança inteira para ajudar os necessitados, os enfermos e os que sofriam. Ele dedicou sua vida a servir a Deus e foi feito bispo de Myra, ainda jovem. 
Bispo Nicolau tornou-se conhecido em todo o país por sua generosidade para com os necessitados, seu amor pelas crianças, e sua preocupação com marinheiros e navios.
Sob o imperador romano Diocleciano, que implacavelmente perseguia os cristãos, o bispo Nicolau sofreu por sua fé, foi exilado e preso. As prisões estavam tão cheias de bispos, sacerdotes e diáconos, não havia espaço para os verdadeiros criminosos, assassinos, ladrões e salteadores. Após a sua libertação, Nicolau participou do Concílio de Nicéia , em 325 d.C. Ele morreu 06 de dezembro, AD 343 em Myra, e foi sepultado na igreja catedral, onde uma única relíquia, chamada maná, que se formou em sua sepultura. Esta substância líquida, que diziam ter poderes de cura, promoveu o crescimento da devoção a Nicholas.
O aniversário de sua morte tornou-se um dia de celebração, St. Nicholas Day, 06 de dezembro
(19 de dezembro no calendário juliano).
Através dos séculos, muitas histórias e lendas foram informados da vida de São Nicolau. Essas histórias nos ajudam a compreender seu caráter extraordinário e porque ele é tão amado e venerado como protetor e ajudante dos necessitados".
fonte: http://www.stnicholascenter.org/pages/who-is-st-nicholas/







Resultado de imagem para ossada de sao nicolau basilica bari na italia






A PUBLICIDADE DO PAPAI NOEL

Ilustração de 1881 do Papai Noel
feita pelo cartunista alemão
Thomas Nast (1840-1902) que criou
a imagem moderna do Papai Noel.
"A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo". 
fonte: http://www.suapesquisa.com/historiadopapainoel.htm









Tudo é publicidade...


2 comentários:

  1. Muito boa a história do “ papai Noel”... figura tão respeitada pelas crianças... tinha um bebê quando criança que chamava Nicolau!!! 🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rose, muito boa história. E quando criança eu acreditava em Papai Noel.
      Eu também dava nome ás bonecas bebês...geralmente eram meninas.
      Obrigada por deixar comentário. Beijo

      Excluir