ARTE NO NATAL
PINTURAS DE SÃO NICOLAU
DIA DE SÃO NICOLAU
06 DE DEZEMBRO
Ícone russo de São Nicolau
Música: "Jolly Old St. Nicholas"
São Nicolau - Bispo de Myra - ortodoxo |
Estátua de São Nicolau na cidade de Bari na Puglia - Itália (no pátio externo da Basílica de São Nicolau) |
São Nicolau de Mira, também conhecido como São Nicolau de Bari,
é o santo padroeiro da Rússia, Grécia e da Noruega. É o patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas na cidade de Bari, na Itália, onde estariam sepultados seus restos.
Basílica de São Nicolau - Bari - Itália |
Música: "Sapatinho de Natal"
Cenário Natalino
Enredo:
"Na véspera da noite de Natal, enquanto a mulher e os filhos dormiam, um homem acorda com ruídos do lado de fora de sua casa. Olhando pela janela, vê São Nicolau em um trenó puxado por oito renas . Após o desembarque de seu trenó no telhado, o santo entra na casa pela chaminé, carregando um saco de brinquedos com ele. O homem vê Nicolau enchendo as meias das crianças penduradas na lareira, e ri de si mesmo. Eles compartilham um momento de conspiração antes do santo sair pela chaminé novamente. Enquanto voa para longe, São Nicolau deseja um "Feliz Natal para todos, e uma boa noite."
(Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/A_Visit_From_St._Nicholas)
"A Festa de São Nicolau" Jan Steen Pintor holandês (c.1625-1679) |
SÃO NICOLAU E PAPAI NOEL?
A Suposta Origem do Papai Noel
A Suposta Origem do Papai Noel
"A verdadeira história de Papai Noel começa com Nicholas, ou Nicolau, que nasceu durante o século III na Vila de Patara. Na época ficava numa área grega, onde está agora a costa sul da Turquia.
Seus pais eram ricos e o criaram para ser um cristão devoto, morreram enquanto Nicolau ainda era jovem. Obedecendo as palavras de Jesus para "vender tudo o que possuir e dar o dinheiro aos pobres", Nicolau usou sua herança inteira para ajudar os necessitados, os enfermos e os que sofriam. Ele dedicou sua vida a servir a Deus e foi feito bispo de Myra, ainda jovem.
Bispo Nicolau tornou-se conhecido em todo o país por sua generosidade para com os necessitados, seu amor pelas crianças, e sua preocupação com marinheiros e navios.
Bispo Nicolau tornou-se conhecido em todo o país por sua generosidade para com os necessitados, seu amor pelas crianças, e sua preocupação com marinheiros e navios.
Sob o imperador romano Diocleciano, que implacavelmente perseguia os cristãos, o bispo Nicolau sofreu por sua fé, foi exilado e preso. As prisões estavam tão cheias de bispos, sacerdotes e diáconos, não havia espaço para os verdadeiros criminosos, assassinos, ladrões e salteadores. Após a sua libertação, Nicolau participou do Concílio de Nicéia , em 325 d.C. Ele morreu 06 de dezembro, AD 343 em Myra, e foi sepultado na igreja catedral, onde uma única relíquia, chamada maná, que se formou em sua sepultura. Esta substância líquida, que diziam ter poderes de cura, promoveu o crescimento da devoção a Nicholas.
O aniversário de sua morte tornou-se um dia de celebração, St. Nicholas Day, 06 de dezembro
(19 de dezembro no calendário juliano).
Através dos séculos, muitas histórias e lendas foram informados da vida de São Nicolau. Essas histórias nos ajudam a compreender seu caráter extraordinário e porque ele é tão amado e venerado como protetor e ajudante dos necessitados".
Ilustração de 1881 do Papai Noel feita pelo cartunista alemão Thomas Nast (1840-1902) que criou a imagem moderna do Papai Noel. |
"A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo".
fonte: http://www.suapesquisa.com/historiadopapainoel.htm
Tudo é publicidade...
Muito boa a história do “ papai Noel”... figura tão respeitada pelas crianças... tinha um bebê quando criança que chamava Nicolau!!! 🥰
ResponderExcluirSim Rose, muito boa história. E quando criança eu acreditava em Papai Noel.
ExcluirEu também dava nome ás bonecas bebês...geralmente eram meninas.
Obrigada por deixar comentário. Beijo