Translate

23 de março de 2013

ARTE EM PINTURAS RELIGIOSAS - ANUNCIAÇÃO DO ANJO GABRIEL À MARIA





ARTE EM PINTURAS CRISTÃS

ANUNCIAÇÃO À VIRGEM MARIA



PINTURAS DA VISITA
DO ANJO GABRIEL À MARIA




Dia da Anunciação

Dia 25 de Março
Nove meses antes do Nascimento de Jesus





PINTURAS MEDIEVAIS E RENASCENTISTAS



As Diferenças em Espaço e Cores:
a simplicidade das pinturas no Período da Idade Média e a complexidade no Renascimento, com o uso da perspectiva e da nova técnica a óleo, que permitiram o enriquecimento das pinturas.

Detalhe da Pintura abaixo "Anunciação à Maria" - Simone Martini
Pintor pré-renascentista italiano (1284-1344)




Música: "Ave Maria" para violino - Franz Schubert
Compositor austríaco (1797-1828)




A ARTE EXPLICA AS PASSAGENS BÍBLICAS
ATRAVÉS DAS PINTURAS

A Anunciação é um dos Temas mais Frequentes na Arte Cristã
e aparece nas obras de quase todos os grandes mestres da pintura dos períodos clássicos.


"Representações da Anunciação voltam ao início do cristianismo, com a catacumba de Priscilla , em Roma, incluindo o mais antigo afresco conhecido da Anunciação , que data do século 4 .
Particularmente popular durante a Idade Média e Renascença , ele aparece na obra de quase todos os grandes mestres. Os números da Virgem Maria e do arcanjo Gabriel , foram temas favoritos de católico romano Marian arte . Trabalhos sobre o assunto ter sido criado por Sandro Botticelli , Leonardo da Vinci , Caravaggio , Duccio di Buoninsegna , Murillo , e de milhares de outros artistas. Os mosaicos de Pietro Cavallini em Santa Maria em Trastevere , em Roma (1291), os afrescos de Giotto na Capela Scrovegni, em Pádua (1303), Domenico Ghirlandaio o afresco na igreja de Santa Maria Novella , em Florença (1486), e Donatello escultura dourada 's na igreja de Santa Croce, Florença (1435) são exemplos famosos."



"Anunciação"
Ícone Bizantino do século 14 da Igreja de St. Climent em Ohrid na Macedonia 


Duccio
Pintor Italiano (1255-1319)



Ambrogio Lorenzetti
Pintor italiano (1290-1348)




Observem como as pinturas acima eram simples em espaço e cores, pintadas em paredes, murais, chamadas afrescos. Abaixo, a partir do pintor italiano Giotto, as pinturas desde o pré-renascimento mostram o início do uso da profundidade, da perspectiva que é a representação do espaço tridimensional numa superfície plana.
 As pinturas passaram a ser também mais coloridas com o uso de pigmentos de cores aglutinados ao uso do óleo.


Giotto
Pintor italiano gótico (1266-1337)

Bernardo Daddi
Pintor italiano (1280-1348) foi aprendiz de Giotto

Tommaso del Mazza
Pintor italiano florentino

Fra Angelico
Pintor italiano renascentista
(1387-1455)


Música: "Ave Maria"- Schubert
Interpretada pelo cantor italiano Andrea Boccelli

 






PINTURA EXPLICADA:

"A Anunciação" do pintor renascentista Leonardo da Vinci

"A Anunciação" - Óleo sobre Painel de Madeira - 98 X 2,17cm (entre 1472 e 1475)
Está localizada na Galleria Degli Uffizi em Florença-Itália
Leonardo da Vinci
Pintor renascentista italiano (1452-1519)

A Pintura acima de Leonardo da Vinci
é uma das mais conhecidas e significativas para a representação do Anjo Gabriel
 em visita e anunciação à Virgem Maria.
Esta pintura contém vários detalhes interessantes e misteriosos como
a maioria das pinturas leonardianas.

O anjo Gabriel traz em sua mão esquerda uma flor de lírio, que simboliza à pureza e também a cidade de Florença, a qual Leonardo viveu. Na mão direita o anjo faz um gesto como abençoando a Virgem Maria.


O anjo está ajoelhado sobre o que parece ser um tapete de flores reais,
pintadas uma a uma detalhadamente.


Outro detalhe da pintura:  atrás dos ciprestes , ao fundo, há uma paisagem com um porto e montanhas quase imperceptíveis numa névoa azul bem claro feita em esfumado.


 

Nos detalhes acima, a Virgem Maria tem a mão esquerda levantada
enquanto a mão direita está apoiada sobre um livro, em representação à bíblia,
 como se ela estivesse segurando uma página aberta.



Botticelli
Pintor italiano da Escola Florentina do renascimento (1445-1510)

Ficheiro:Botticelli, annunciazione del Metropolitan.jpg
Botticelli
Pintor italiano da Escola Florentina do renascimento (1445-1510)



A grande maioria destas pinturas renascentistas são ricas em detalhes e representações.
Dois símbolos importantes que aparecem em quase todas deste tema da anunciação:
o anjo segurando uma flor de lírio, representando a pureza de Maria,
e ao alto uma pomba branca, o espírito Santo.


Andrea del Sartro
Pintor italiano do alto renascimento
 (1486-1530)

Zanobi Strozzi
Pintor italiano (1412-1468)


A maioria das pinturas da Anunciação
mostra uma pomba branca (dove) que representa
o Espírito Santo, o Espírito de Deus.

Detalhe da Pomba Branca da pintura abaixo

Paolo Veronese
Pintor maneirista italiano (1528-1588)

"O Anjo Gabriel é o mensageiro de Deus à virgem Maria e lhe anuncia que ela foi escolhida por Deus para conceber seu Filho, Jesus. 
Também o anjo Gabriel lhe dá a notícia que, Isabel, apesar da idade avançada, havia concebido pelo poder de Deus e que ela encontrava-se no sexto mês de gravidez. Não há na bíblia um dia ou data definida em que isso aconteceu apenas a referência ao tempo de gravidez de Isabel.  E é claro o Anjo aparece a Maria 9 meses antes dela dar à luz a Jesus. Neste evento o que é mais importante é a comunicação de Deus, o seu Filho virá ao mundo em forma humana e para isso a escolha de uma jovem simples de Nazaré para ser a mãe de Seu Filho e da aceitação de Maria por ser como uma serva do Senhor em participar da encarnação de Jesus para a humanidade. 
Na Igreja Católica esta data é comemorada no dia 25 de março, com a Festa da Anunciação do Anjo a Maria, nove meses antes de 25 de dezembro, o Natal de Jesus.
Fonte: http://www.abiblia.org/ver.php?id=1624&id_autor=198&id_utente=&caso=perguntas#.UJ8TquSRRFs



Música: "AVE MARIA" - Franz SHUBERT
Compositor austríaco (1797-1828)




"O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.  O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?”  O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus". (Evangelho de São Lucas)



Filippo Lippi
Pintor italiano renascentista(1406-1469)
Filippo Lippi
Pintor italiano renascentista

(1406-1469)


Música: "Maria Imaculada" - Marty Haugen
Compositor e intérprete americano






PINTURAS DOS PERÍODOS
 DO MANEIRISMO E BARROCO

[El+Greco,+Annunciation.jpg]
El Greco
Pintor maneirista greco-espanhol (1541-1614)

El Greco
Pintor maneirista greco-espanhol (1541-1614)

Camillo Procaccini
Pintor maneirista italiano (1555-1629)

Arquivo: Peter Paul Rubens 156.jpg
Peter Paul Rubens
Pintor barroco flamengo (1577-1640)

Arquivo: Annonciation Guido Reni Louvre.jpg
Guido Reni
Pintor barroco italiano (1575-1642)



Philippe de Champaigne
Pintor barroco francês (1602-1674)




PINTURA EXPLICADA:

"A Anunciação" de Dante Gabriel Rossetti
Pintor inglês do período pré-rafaelita

Dante Gabriel Rossetti
Pintor, ilustrador e poeta inglês de origem italiana (1828-1882)

História

"O Pintor Dante G. Rossetti deliberadamente utilizara uma gama de cores limitadas para esta pintura a óleo.
A predominância do branco, símbolo da virgindade, é complementada por azul vibrante (a cor associada com Maria. Lírios são tradicionalmente o símbolo de Maria na arte renascentista italiana , mas eles também são considerados flores fúnebres, indicativas da morte de Cristo.
Christina Rossetti, irmã do artista, posou para Maria, porém seu irmão alterou a cor do cabelo: neste caso tornando-o ruivo. Willian Rossetti, irmão do pintor, posou para Gabriel .
Esta pintura recebeu críticas mistas. A ruptura com a tradição mais óbvia foi a escolha de Rossetti de colocar Maria na cama - com uma camisola longa sugestiva de uma noiva recém-casada - acordada pelo anjo, que é normalmente representado orando aparecendo como Maria. Também controverso foram a falta de asas do anjo Gabriel (as chamas em seus pés sugerem  uma  influência clássica) e sua óbvia nudez, vislumbrado-a pelo lado do seu manto. Note também o 'halo' da pomba, e as diferenças entre os 'halos' de Maria e e de Gabriel, que pode ter surgido porque Maria foi pintado em 1850, enquanto que Gabriel só foi adicionado até 1853.
A pintura foi exibida pela primeira vez em abril de 1850 na Galeria Portland na Regent Street em Londres. Francis McCracken, um conhecido patrono pré-rafaelita, comprou-o em 1853 por £ 50 e a Galeria Tate of London comprou-o em 1886. No início do ano, atual 2013, não estava mais em exibição".
(fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Ecce_Ancilla_Domini)


"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.
Bendita sois entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre: Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém". 



4 comentários:

  1. Lindissimas. Amei a do Champaigne e do Rossetti.

    ResponderExcluir
  2. Lindissimas. Amei a do Champaigne e do Rossetti.

    ResponderExcluir
  3. A fascinating discussion is worth comment. I believe that you need
    to write more on this topic, it might not be a taboo subject but
    generally people do not talk about these subjects.
    To the next! Cheers!!
    Regards - Change management (echangemanagement.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you very much.
      I liked what you wrote, and I agree with you. Eventually I'll return to this topic so fascinating.
      My best regards.

      Excluir