ARTE NA RELIGIÃO
PINTURAS DA ENTRADA DE JESUS CRISTO EM JERUSALÉM
Domingo de Ramos
Início da Semana Santa
Ícone Ortodoxo Russo |
Segundo os evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os seus discípulos e entrou na cidade como um rei, mas sentado num jumentinho - o símbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel.
A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!"
Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição.
A Páscoa Cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo.
Música: "Hosana Hosana" - Bach
"Hosana" é o grito de exaltação ou adoração entoado em reconhecimento ao messianismo de Jesus em sua entrada em Jerusalém, Hosana!
Bendito é aquele que vem em nome do Senhor! (Mateus 21:9)
É usado da mesma maneira na exaltação de Cristo, nas celebrações de algumas religiões cristãs, os devotos cantam "Hosana nas Alturas".
"Entrada em Jerusalém" - Mosaico - Catedral de Palermo (Itália) |
DOMINGO DE RAMOS - TRADIÇÃO
Domingo de Ramos é uma festa cristã celebrada no domingo antes da Páscoa.
A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11:1, Mateus 21:1-11, Lucas 19:28-44 e João 12:12-19).
Narrativa Bíblica e Simbolismos
Entrada triunfal em Jerusalém
"Nos relatos bíblicos, a entrada triunfal de Jesus ocorre por volta de uma semana antes de sua ressurreição.
De acordo com eles, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores.
A multidão cantou parte de um salmo (Salmos 118:25-26) - "Salva-nos agora, te pedimos, ó Javé; Ó Javé, envia-nos agora a prosperidade. Bendito seja aquele que vem em nome de Javé, Da casa de Javé vos abençoamos".
O simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra. Segundo esta tradição, um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz.
Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um "príncipe da paz" e não um rei guerreiro".
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Domingo_de_Ramos)
Giotto Pintor gótico italiano (1266-1337) |
Duccio Pintor gótico italiano (1255-1319) |
Pintura afresco de Igreja em Assis - Pietro Lorenzetti Pintor pré-renascentista italiano (c.1280-1348) |
Cristoforo da Bologna Pintor italiano (c.1360-1415) |
Hippolyte Flandrin Pintor francês (1809-1864) |
Muito bonita as artes, mostra claramente como o povo é manipulado por falsos lideres (ESCRIBAS E FARISEUS DA ÉPOCA) que buscam o seu próprio interesse. Em um momento o povo clamando e exaltando JESUS O SALVADOR E MESSIAS, logo depois o povo ( inclusive um de seus discípulos) sendo comprados para crucificar O SALVADOR E MESSIAS. Pessoas trocando SALVAÇÃO POR BENS MATERIAIS.
ResponderExcluirSerá que estamos vivendo esta história ainda hoje?
Parabéns pelo lindo trabalho demostrado neste blog.
Muito obrigada Robson Rojas, pela sua visita ao Blog e seu comentário.
ExcluirAs artes estão presentes em tudo, inclusive mostrando e contando a história religiosa, ou não, através de suas pinturas.
Se estamos vivenciando novamente os acontecimentos passados não sabemos, mas certamente se as pessoas voltassem mais para o essencial da vida e sua beleza, para a natureza, que é o próprio Deus em sua perfeição, o mundo não teria tanta discórdia e egoísmo.