Translate

19 de maio de 2013

ARTE E CIÊNCIA - PINTURAS DA TEORIA DO CAOS E RETRATOS DE CIENTISTAS - ALBERT EINSTEIN E OUTROS CIENTISTAS FAMOSOS








ARTE E CIÊNCIA


PINTURAS DA TEORIA DO CAOS
E RETRATOS DE CIENTISTAS FAMOSOS



Dia do Físico
19 de Maio


Data em Homenagem ao Físico Albert Einstein


"Albert Einstein" - Derek Russell
Pintor norte-americano contemporâneo



A arte está presente em tudo, inclusive na ciência.


Todos os temas possíveis e imagináveis são motivos para os artistas os representarem de alguma forma, seja em pinturas, em fotografias, músicas, poemas etc.
Tudo está interligado, a arte, a ciência, a religião, a história, enfim, a cultura,  tudo pode ser observado, ou vivenciado, levando-nos a novos aprendizados e experiências.
Meu objetivo desde o início ao fazer este blog, é mostrar a arte de forma simples, em temas variados.
Fui inserindo-a através de pinturas, músicas e poesias, em dias comemorativos, datas variadas, como por exemplo, o dia do início do outono, dia da poesia, dia do índio, dia do beijo, da terra, da água , do Natal, dia do anjo, dia da Anunciação do anjo à Virgem Maria...enfim, tem dia de tudo e de todos, e hoje é o dia do físico, do cientista.
Tantos temas foram e ainda serão mostrados aqui. Temas religiosos, temas mitológicos, da natureza, da história e todos eles possuem maravilhosas representações das artes. 
Com certeza no mundo apressado e preocupado de hoje, é necessária e de grande importância a inclusão e abrangência das artes na vida de todas as pessoas.
Neste post, mostro um tema diferente, da ciência, que deveria ser mais difundida, popularizada,
assim como a arte. Tornar-se mais próxima e acessível a todos. Há um Universo, de espaço, de vida e de arte lá fora, para ser explorado e interagido!!






Vídeo-Música: Vídeo do Sol
filmado em três anos e mostrado em três minutos,
produzido pela NASA.

Música: "A Lady's Errand of Love"(Uma Missão Da Senhora do Amor) - Martin Lass
Compositor e intérprete contemporâneo







O Caos (Cósmico) em Pinturas


"Meu Caos" - Denise D'Oliveira Ludwig






"Caos - Abstrato em Azul" - Simon Brushfield
Pintor contemporâneo

 "Começo do Caos" - Zhong Biao
Pintor chinês contemporâneo

"Caos" - Paulette Ingersol


"Caos, Caos" - Asy e Chloe
Artistas americanas contemporâneas

"Teoria do Caos" - Andy Mercer

teoria do caos
"Teoria do Caos" - Terence Charnley



O Que é o "Caos" no Universo?

A Teoria do Caos


"É uma das leis mais importantes do Universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca. A ideia central da teoria do caos é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro.

Por isso, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis - caóticos, portanto. Parece assustador, mas é só dar uma olhada nos fenômenos mais casuais da vida para notar que essa ideia faz sentido."


Edward Lorenz


"Antes de começar essa leitura você deve se perguntar: caos é uma coisa boa ou ruim? Pelo significado que ouvimos no cotidiano diríamos que se trata de algo ruim. Mas, ao contrário do que parece, nem sempre “caos” quer dizer algo negativo. Tratando-se da Teoria do Caos, podemos dizer que se trata de algo bom, pois essa teoria traz explicações de fenômenos não previsíveis. Portanto, a Teoria do Caos é um padrão de organização dentro de um fenômeno desorganizado, ou seja, dentro de uma aparente casualidade.

Se olharmos à nossa volta veremos diferentes fenômenos que não podem ser descritos ou previstos pelas leis matemáticas. A esses fenômenos imprevisíveis damos o nome de fenômenos caóticos. Um básico exemplo de um fenômeno caótico é o gotejar de uma torneira. A elaboração de uma equação que possa descrever essa ação é difícil, além disso, determinar a frequência com que as gotas de água caem também é complicado.
O estudo da desordem organizada (teoria do caos) foi proposto pelo meteorologista Edward Lorentz. Ele desenvolveu um modelo que simulava no computador a evolução das condições climáticas. Indicando os valores iniciais de ventos e temperaturas, o computador se encarregava de fazer uma simulação da previsão do tempo. Em suas simulações, Lorenz imaginava que pequenas modificações nas condições iniciais acarretariam alterações também pequenas na evolução do quadro como um todo. Mas o que ele obteve de resultado foi o contrário, as pequenas modificações nas condições iniciais provocaram efeitos desproporcionais.
Lorentz verificou que para períodos curtos (um ou dois dias), os efeitos produzidos eram insignificantes; porém quando o período era longo (cerca de um mês), os efeitos produziam padrões totalmente diferentes.
Lorentz chegou a essa conclusão após digitar um dos números dos cálculos com algumas casas decimais a menos. Esperando que se chegasse a um resultado com poucas mudanças, o que aconteceu foi o contrário: essa pequena alteração provocou uma grande alteração dos efeitos produzidos nas massas de ar, que até então eram seu objeto de estudo." (Por Domiciano Marques - Graduado em Física)
Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/teoria-caos.htm



O Efeito Borboleta

"Efeito borboleta é um termo que se refere à dependência sensível às condições iniciais dentro da teoria do caos. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a cultura popular à teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo."



Ficheiro:Lorenz attractor yb.svg

"O efeito borboleta faz parte da teoria do caos, a qual encontra aplicações em qualquer área das ciências: exatas (engenharia, física, etc), médicas (medicina, veterinária, etc), biológicas (biologia, zoologia, botânica, etc) ou humanas (psicologia, sociologia, etc), na arte ou religião, entre outras aplicações, seja em áreas convencionais e não convencionais. Assim, o Efeito Borboleta encontra também espaço em qualquer sistema natural, ou seja, em qualquer sistema que seja dinâmico, complexo e adaptativo. Existe um filme com o nome "The Butterfly Effect" (Efeito Borboleta) fazendo referência a esta teoria."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Borboleta




O Dia do Físico

A data 19/05, vem do 'Ano Miraculoso de Einstein' (1905).
Foi o ano em que o cientista alemão publicou seus trabalhos mais importantes.  

Graças aos Físicos temos eletricidade, óculos, câmeras, relógios, motores, geladeiras, condicionadores de ar, celulares, aviões, naves, computadores etc.



Einstein: O Homem que Mudou a História 
"Há 100 anos, Einstein, era um jovem físico de 26 anos de idade, trabalhando como técnico de terceira classe em um escritório de patentes em Berna (Suíça) que publicou cinco trabalhos considerados dos mais importantes na história da Ciência - todos escritos nos seus "tempos livres". Ele provou que os átomos e moléculas existiam. Antes de 1905, os cientistas não tinham certezas relativamente a isso. Ele argumentou que a luz vinha em pequenos corpúsculos (mais tarde chamou-os de "fótons") e assim lançou os fundamentos da Mecânica Quântica. 
Descreveu a teoria da relatividade especial: o espaço e o tempo eram fibras do mesmo tecido, propôs ele, o qual podia ser dobrado, esticado, enrolado. Mais tarde, em 1921, Einstein viria a receber o prêmio Nobel pelo trabalho onde examinou as conseqüências da natureza corpuscular da luz, o efeito fotoelétrico."




Em 1921 em Viena -Áustria

Ficheiro:Einstein1921 by F Schmutzer 4.jpg


"Albert Einstein, nasceu na Alemanha, em Ulm, 14 de março de 1879 e faleceu na América do Norte, em Princeton, no dia 18 de abril de 1955). Foi um físico teórico alemão posteriormente radicado nos Estados Unidos, que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos dois pilares da física moderna (ao lado da mecânica quântica). Embora mais conhecido por sua fórmula de equivalência massa-energia E = mc2
(que foi chamada de 'a equação mais famosa do mundo'), ele recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1921 'por seus serviços à física teórica e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico'. Este último foi fundamental no estabelecimento da teoria quântica."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein




Fotografia oficial após receber o Prêmio Nobel de Física
em 1921.


Ficheiro:Einstein-formal portrait-35.jpg
Em 1935 em Princeton, NJ, USA




Einstein era um apreciador da música:

"Se eu não fosse físico, seria provavelmente músico."



Ficheiro:Albert Einstein Head.jpg
Em 1947 em Princeton, NJ, USA






 "Deus não joga dados com o Universo." (Einstein)

Einstein disse a frase acima, mas o tempo e as evidências mostraram que ele estava enganado. Anos depois da morte de Einstein, o físico Stephen Hawking fez a seguinte declaração para corrigir Einstein:

"Não só Deus joga dados com o Universo, como joga em lugares onde não podemos ver o resultado."
(Stephen Hawking)




A pintura acima é uma alteração da pintura original abaixo,
a "Criação de Adão" de Michelangelo, da Capela Sistina
no Vaticano.







CIENTISTAS FAMOSOS & DESCOBERTAS


Física


Galileu Galilei








Música: " Os Planetas - Op. 32 - Vênus - O Portador da Paz" - Gustav Holst
Compositor inglês (1874-1934)

(clique na seta para ouvir)
















Telescópio de Galileu

Há 400 anos o astrônomo italiano mudou o curso 
da história e da Terra

"Galileo Galilei e o Dodge de Veneza" - Bertini
Pintor italiano (1825-1898)

Galileu apontou para o céu o primeiro telescópio em 1609





Inventado o Telescópio | Cais da Memória



"Há mais de 400 anos, Galileu Galilei (1564-1642), físico, matemático e astrônomo italiano,  estava prestes a desvendar os segredos do universo. Em 1609, o físico e astrônomo italiano apresenta ao senado de Veneza o seu primeiro telescópio – instrumento que o deixou satisfeito, após ter feito várias tentativas – e ao apontá-lo para o céu mudou o curso da Terra. 
Dia 25 de Agosto, ficou conhecido como o dia em que Galileu ampliou a capacidade de se conseguir observar ao longe. 
Como o nome indica, telescópio vem do grego 'tele', que significa longe, associado a 'scopio', observar."


A Lei da queda dos corpos (1604)
Galileo Galilei derruba quase 2.000 anos a crença aristotélica de que os corpos pesados ​​caem mais rápido que os mais leves, provando que todos os corpos caem com a mesma taxa de peso.





Isaac Newton

Gravitação Universal (1666)
Isaac Newton (1642-1727), físico, matemático, astrônomo inglês, chega à conclusão de que todos os objetos do universo, a partir da experiência das maçãs comparando com planetas que exercem atração gravitacional um sobre o outro.

Leis do Movimento (1687)
Isaac Newton muda a nossa compreensão do universo através da formulação de três leis para descrever o movimento de objetos. 1) Um objecto em movimento permanece em movimento, a menos que uma força externa é aplicada ao mesmo. 2) A relação entre a massa de um objecto (m), a sua aceleração (a), e a força aplicada (F) é F = ma. 3). Para cada ação há uma reação igual e oposta.




Albert Einstein



Relatividade Especial (1905)
Albert Einstein (1879-1955), físico teórico alemão, radicado nos Estados Unidos, derruba os pressupostos básicos sobre o tempo e o espaço, descrevendo como relógios funcionam mais lentamente
e as distâncias parecem esticar como objetos se aproximam da velocidade
da luz.

 E = mc ^ 2 (1905)
Ou a energia é igual à massa, vezes a velocidade da luz ao quadrado. Famosa fórmula de Albert Einstein prova que massa e energia são manifestações diferentes da mesma coisa, e que uma pequena quantidade de massa pode ser convertida em uma quantidade muito grande de energia. Uma profunda implicação de sua descoberta é que nenhum objeto com massa pode sempre ir mais rápido do que a velocidade da luz.


O Salto Quântico (1900 - 1935)
Para descrever o comportamento das partículas subatômicas, um novo conjunto de leis naturais é desenvolvido por Max Planck, Albert Einstein, Werner Heisenberg e Erwin Schrodinger. Um salto qualitativo é definido como a mudança de um electrão de um átomo de dentro de um estado de energia para outro. Esta mudança acontece de uma só vez, e não gradualmente.

A Natureza da Luz (1704 - 1905)
Pensamentos e experimentações por Isaac Newton, Thomas Young e Albert Einstein levam a compreensão de como e a luz e como ela se comporta e é transmitida. Newton utiliza um prisma para dividir a luz branca em suas cores constituintes e outro prisma para misturar as cores em luz branca, provando que a luz colorida misturada resulta na luz branca. Young estabelece que a luz é uma onda e que determina a cor de seu comprimento. Finalmente, Einstein reconhece que a luz sempre viaja a uma velocidade constante, independentemente da velocidade do medidor.



Hans Bethe


Forças Nucleares (1666 - 1957)
Estudos das forças básicas que atuam no nível subatômico levam à conclusão de que todas as interações no universo são o resultado de quatro forças fundamentais da natureza - as forças nucleares forte e fraca, eletromagnética e gravitacional.
Hans Bethe (1906-2005) físico alemão-americano, recebeu o prêmio Nobel pela descoberta do processo nuclear de produção de energia das estrelas. 




Vídeo da "Chuva dos Laços Solares" (Coronal Rain)
Produzido pela NASA
Música "Thunderbolt" do compositor contemporâneo Lars Leonhard







O Que é Chuva Coronal? Ou Chuva dos Laços Solares?


"Está chovendo no Sol? Sim, embora o que cai não é água, mas sim um plasma extremamente quente. Um exemplo desse tipo de chuva aconteceu na metade do mês de Julho de 2012 depois de uma erupção no Sol que produziu tanto uma Ejeção de Massa Coronal, como uma flare solar moderada. O que foi mais incomum, contudo, foi o que aconteceu depois. O plasma na coroa solar próxima foi imageado resfriando-se e caindo de volta, num fenômeno conhecido como chuva coronal. Pelo fato deles serem eletricamente carregados, os elétrons, prótons e íons na chuva foram canalizados ao longo de loops magnéticos existentes perto da superfície do Sol, fazendo a cena parecer como uma surreal queda de água sem fonte tridimensional. O espetáculo surpreendentemente sereno desse resultado é mostrado na luz ultravioleta que destaca a matéria brilhante a uma temperatura de aproximadamente 50000 Kelvins. Cada segundo no vídeo acima representa aproximadamente 6 minutos em tempo real, de modo que toda a sequência de chuva coronal durou no mínimo 10 horas."
Fonte: http://apod.nasa.gov/apod/ap130226.html






Parabéns a todos os Físicos e contribuidores
desta maravilhosa Ciência. 








Abaixo: Vídeo-Clipe do Filme: "I. Q." - "Teoria do Amor" (de 1994)
(Trecho em que o jovem mecânico conhece o cientista Einstein)

Com o ator Walter Mathau interpretando o físico Albert Einstein
Filmado na cidade de Princeton, N.J.,USA.
 (com o atores Tim Robbins e Meg Ryan)







4 comentários:

  1. Adorei!!!!!
    Assistia sobre isso ainda esses dias....
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Gosto de Albert Einsten, além de físico tem uma alma bela.
    Bela tarde...<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Graça Barreto. Grande Einstein, genialidade de corpo e alma. Obrigada por deixar seu comentário.
      Boa noite.
      Denise L.

      Excluir