Translate

5 de setembro de 2013

FOTOGRAFIAS E PINTURAS DA AMAZÔNIA - FAUNA E FLORA










ARTE E NATUREZA

ARTE NA AMAZÔNIA


Fauna e Flora da Amazônia em Pinturas e Fotografias



Dia da Amazônia
05 de Setembro



As 
exóticas
plantas e animais
naturais da floresta amazônica










Alguns exemplos das riquezas da Amazônia



















Música: "Amazonas" - Heitor Villa-Lobos
Compositor brasileiro





Amazônia

Etimologia
"O nome Amazonas foi originalmente dado ao rio que banha o estado pelo capitão espanhol Francisco de Orellana, quando o desceu em todo o seu comprimento, em 1541. Afirmando ter encontrado uma tribo de índias guerreiras, com a qual teria lutado, e associando-as às Amazonas da mitologia grega, deu-lhes o mesmo nome. Segundo etimologia alternativa defendida pelo historiador Karl Lokotsch, o nome Amazonas é de origem indígena, da palavra amassunu, que quer dizer "ruído de águas, água que retumba".Pelo Tratado de Tordesilhas (1494), todo o vale amazônico se encontrava nos domínios da Coroa espanhola. A foz do grande rio só foi descoberta por Vicente Yáñez Pinzón, que a alcançou em fevereiro de 1500, seguido por seu primo Diego de Lepe, em abril do mesmo ano.

História
Em 1541, outros espanhóis, Gonzalo Pizarro e Francisco de Orellana, partindo de Quito, no atual Equador, atravessaram a cordilheira dos Andes e exploraram o curso do rio até ao Oceano Atlântico.
Ainda no século XVI, registraram-se a expedição de Pedro de Ursua e Lope de Aguirre (1508-1561) em busca do lendário Eldorado (1559-1561). Com o objetivo de catequizar os indígenas, vários leigos e religiosos jesuítas espanhóis fundaram várias missões no território amazonense. Essas missões, cuja economia tinha como atividade a dependência do extrativismo e da silvicultura, foram os locais de origem dos primeiros mestiços da região.
A partir do século XVIII, o Amazonas passou a ser disputado por portugueses e espanhóis que habitavam a bacia do rio Amazonas. Essa luta desencadeou a disputa pela posse da terra, o que motivou a formação de grandes latifúndios.
À época da Independência do Brasil em 1822, os moradores da vila proclamaram-se independentes, estabelecendo um Governo Provisório. A região foi incorporada ao Império do Brasil, na Província do Pará, como Comarca do Alto Amazonas em 1824.
A partir do século XIX, o território começou a receber migrantes nordestinos que buscavam melhores condições de vida na maior província brasileira. Atraídos pelo ciclo da borracha, os nordestinos se instalaram em importantes cidades amazonenses, como Manaus, Tabatinga, Parintins, Itacoatiara e Barcelos, a primeira capital do Amazonas."

Hidrografia
O Amazonas é banhado pela bacia hidrográfica Amazônica. Os principais rios são: rio Negro (que banha a cidade de Manaus), rio Amazonas, rio Solimões, rio Madeira, rio Juruá, rio Purus, Içá, Uaupés e Japurá todos integrantes da bacia hidrográfica.





A exótica e gigante "Vitória-Régia"
ou "Victoria Amazônica"























"Vitória-Régia" - Sandra Nunes

"Flor da 'Water Lilly'" - Kate Somers
Pintora aquarelista contemporânea 

"Flor da Vitória-Régia"(Litogravura) - William Sharp
Gravurista inglês (1803-1875)

"A Vitória Régia" - (Litogravura) - William Sharp
Gravurista inglês (1803-1875)



Orquídea Amazônica

"Orquídeas e Flor de Maracujá" - Martin Johnson Heade
Pintor norte-americano (1819-1924)




 Martin Johnson Heade
Pintor norte-americano (1819-1924)

"Orquídea Macaco"



E os bichos?
Tem onça pintada,
tem macaco,
tem preguiça...



 Onça Pintada com Preguiça




Onça Pintada


Bicho-Preguiça se "Exercitando"








Macacos de Galho em Galho







"Macacos Esquilos" - Elie Cheverlange
Pintora norte-americana (1876-1961)

Mico-Leão Dourado

"Mico-Leão-Dourado" - Malou
Pintora brasileira contemporânea

Mico-Leão Dourado


Os índios da Amazônia


Elon Brasil
Pintor brasileiro contemporâneo

Elon Brasil
Pintor brasileiro contemporâneo



Vídeo-Música Tribal da Amazônia 
Música tribal de Leonardo e  Eduardo Barcellos em Tupi-guarani.






Amazônia - Sétima Maravilha Natural do Mundo

Em fevereiro de 2009, a Amazônia foi classificada em primeiro lugar no Grupo E, pela Fundação Sete Maravilhas do Mundo Moderno, com uma das 'Novas 7 Maravilhas da Natureza', na categoria para as florestas, parques nacionais e reservas naturais."



O Dia da Amazônia - 05 de Setembro

"A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo com a maior biodiversidade, logo merece um dia em sua homenagem. A data (5 de setembro) foi escolhida, pois foi em 5 de setembro de 1850 que D.Pedro I criou a província do Amazonas.
É uma data voltada para a conscientização da população sobre a importância da floresta amazônica para o meio ambiente. Além da riqueza de vida (vegetal e animal), a Amazônia é rica em rios, lagos e diversos recursos naturais. Toda esta riqueza e beleza devem ser preservadas para as futuras gerações. A exploração dos recursos da Amazônia deve ser feita de forma sustentável, ou seja, sem agredir a natureza." 


Preservação = Proteção

Savanização da Amazônia

O desmatamento para pastagem de gado está transformando a floresta amazônica em savana. 





Clique no Site para assinar a petição "Salve a Amazônia"
http://www.ligadasflorestas.org.br/?gclid=CKXby-OstLkCFShp7AodJx0AHA



Nenhum comentário:

Postar um comentário