Translate

30 de agosto de 2013

PINTURAS DE NATUREZAS MORTAS - STILL LIFES - PARTE II







ARTE EM PINTURAS DE NATUREZAS MORTAS


PINTURAS "STILL LIFE"

Parte II


Pinturas de Alimentos Vegetais



Dia da Nutriocionista
31 de Agosto




Legumes,
frutas
e verduras.
Coloridos
e saudáveis
vegetais,
que alimentam e curam.




"Natureza-Morta com Frutas" - Robert Spear Dunning
Pintor norte-americano (1826-1905)





Música: "Waldstein - Sonata" - Beethoven
(Sonata opus 21 n. 53 - 1/2)
(Waldstein é uma montanha na Bavária)
Pianista Cláudio Arrau








Estima-se que existam cerca de 50 mil plantas
alimentícias no mundo,
sendo pelo menos 10 mil no Brasil
e destas cerca de 3 mil espécies de frutas alimentícias existem em nosso país.



Robert Spear Dunning
Pintor norte-americano (1829-1905)

Robert Spear Dunning
Pintor norte-americano (1829-1905)

Severin Roesen
Pintor alemão (c.1815-1872)

Severin Roesen
Pintor alemão (c.1816-1872)

Gustave Courbet
Pintor francês (1819-1877)


Robert Seldon Duncanson
Pintor africano-americano (1821-1872)


Jacob Collins
Pintor norte-americano contemporâneo

Ozias Leduc
Pintor canadense (1864-1955)



"Os vegetais constituem alimentação suficiente para o estômago  e, no entanto, o recheamos com vidas valiosas." 
(Sêneca)


James Peale
Pintor norte-americano (1749-1831)


James Peale, Sr. (1749-1831) | Vegetables: Still Life | 19th ...
James Peale
Pintor norte-americano (1749-1831)


James Peale (American 1749–1831). Still Life: Balsam Apple and ...
James Peale
Pintor norte-americano (1749-1831)


Pinturas que parecem fotografias - Hiper-realismo

Adrian Bekiarov
Pintor contemporâneo


Hiper Realismo - A Pintura Fotográfica

"A arte moderna, embora muitas vezes imbuída de ideais revolucionários e vanguardistas dos movimentos abstracionistas, nunca recusou inteiramente a vontade de representar ou copiar a realidade.
 As ligações das linguagens realistas e figurativas, de carácter imitativo ou narrativo,
ligado à tradição artesanal da pintura ou da escultura, foram surgindo ciclicamente,
através de várias correntes pictóricas, ao longo do século XX."
Fonte: http://www.infopedia.pt/$hiper-realismo;jsessionid=-E+pXIUgsbyt4I+9duzCYg__


"Hiperrealismo é um gênero de pintura e escultura que tem um efeito semelhante ao da fotografia de alta resolução. O hiperrealismo é uma evolução do fotorrealismo, e o termo foi usado para designar um movimento artístico que nasceu nos Estados Unidos e na Europa em torno de 2000.
Os princípios essenciais do hiperrealismo, também chamado superrealismo, são os mesmos do fotorrealismo, sempre usando uma fotografia como modelo para a obra. Isso enfatiza a importância que a fotografia vem ganhando no campo da arte. A diferença em relação ao fotorrealismo está na maior minúcia dos detalhes e na alta definição geral da imagem, que torna os objetos representados aparentemente mais palpáveis e concretos, com uma ilusão de realidade maior do que a própria fotografia. Isso se deve à evolução da tecnologia, que vem colocando no mercado câmeras fotográficas com poder cada vez maior. Alguns acreditam que os hiperrealistas também acrescentam maior emotividade às obras do que os fotorrealistas"
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiperrealismo

  
Adrian Bekiarov
Pintor contemporâneo




"Haverá um tempo em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente da mesma forma como hoje se julga o assassino de um homem."
(Leonardo da Vinci)



"Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. A ordem de vida vegetariana, por seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorará em muito o destino da humanidade."

(Albert Einstein)





"Brasil: Celeiro do Mundo." (Getúlio Vargas)




Dia do Nutricionista

O Dia do Nutricionista é celebrado anualmente em 31 de agosto.
"Esta data visa homenagear o profissional responsável por planejar programas de alimentação para as pessoas, além de preparar dietas específicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida e saúde dos seus pacientes.
Os nutricionistas podem atuar nos mais diversos segmentos do mercado, desde em hospitais, escolas, ginásios esportivos, clínicas particulares e etc.
Aliás, o trabalho do nutricionista é fundamental para o sucesso do desempenho dos atletas.
O profissional de nutrição adquire uma importância maior a cada dia, pois as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a estética, a saúde e o bem-estar do corpo."


Origem do Dia do Nutricionista

"O Dia do Nutricionista é comemorado nesta data em homenagem à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), fundada em 31 de agosto de 1949.
Posteriormente, a ABN foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionista e, depois, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran)."
fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-nutricionista/#:~:text=O%20Dia%20do%20Nutricionista%20%C3%A9%20comemorado%20nesta%20data%20em%20homenagem,Brasileira%20de%20Nutri%C3%A7%C3%A3o%20(Asbran).





Parabéns à minha filha mais velha que faz aniversário neste dia 31 de agosto, e é superligada a alimentação nutritiva dela e da família. A ela que é, como eu, fã de frutas e vegetais, dedico este post neste dia tão conveniente. Viva à nova nutrição nossa de cada dia.
Muitas felicidades querida, que Deus continue abençoando-a com muita saúde, amor e paz. E também com muitas novas e saborosas receitas vegetarianas saudáveis ao nosso cardápio.


PINTURAS DE NATUREZAS MORTAS - STILL LIFES - PARTE I









ARTE EM PINTURAS DE NATUREZAS MORTAS


PINTURAS "STILL LIFE"



Parte I 


Pinturas de Frutas


Duas Pinturas de Melões de Dois Pintores Famosos


Renoir


Monet




Música: "Poema Singelo" - Villa-Lobos
Compositor brasileiro (1887-1959)



Maçãs, Peras, Pêssegos, Uvas...

Pissarro


Cézanne


Monet


Gustave Coubert


Van Gogh


Van Gogh


 Paul Gauguin


Renoir

Monet





Cebolas


Van Gogh


Monet




Natureza-Morta - Definição e História

Natureza-morta é um tipo da pintura e fotografia em que se vê seres inanimados, como frutas, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos.
"O termo natureza-morta se refere à arte de pintar, desenhar e fotografar composições deste gênero. Na arte contemporânea é frequente utilizar ainda outros suportes como a escultura, instalação ou vídeo-arte destas representações de objetos inanimados, como referências à história da arte.
Esse gênero de representação surgiu da Grécia Antiga, e também se fez presente em afrescos encontrados nas ruínas de Pompeia. Foi depois condenada por teólogos católicos durante a Idade Média. A denominação Natureza morta, conforme o alemão Norbert Schneider, surgiu na Holanda no século XVII, nos inventários de obras de arte. A expressão competiu durante algum tempo com natureza imóvel e com representação de objetos imóveis no século XVIII." 


A Natureza-Morta na História da Arte

"Objetos inanimados são representados na pintura desde a Idade Média, em geral como fundo de pinturas religiosas de cunho realista. Mas é somente em meados do século XVI que a natureza-morta emerge como gênero artístico independente em obras de pintores como Pieter Aertsen (1507 ou 1508 - 1575) e Jacopo Bassano (ca.1510 - 1592), que articulam os temas religiosos à vida cotidiana e às cenas de gênero. As composições simbólicas e grotescas de Giuseppe Arcimboldo (ca.1527 - 1593) - com frutas, animais e objetos compondo figuras - alimentam o desenvolvimento da natureza-morta no período. Na passagem para o século XVII, a figuração documental exigida pelas ciências naturais joga papel destacado na valorização de uma arte que almeja representar os objetos e a natureza tais como empiricamente observados - por exemplo, Jacopo Ligozzi (1547 - 1627). Assim, o processo de paulatina autonomia da natureza-morta acompanha tanto a pintura naturalista (associada à ilustração científica) quanto a pintura de gênero, exemplarmente representada pelos artistas holandeses do século XVII e seus temas domésticos, figurados com riqueza de detalhes. Os objetos freqüentemente escolhidos para compor as naturezas-mortas são: mesas com comidas e bebidas, louças, flores, frutas, instrumentos musicais, livros, ferramentas, cachimbo, tabaco etc, todos referidos ao âmbito privado e à esfera doméstica, às vocações e aos hobbies, à decoração e ao convívio no interior da casa.

A desvalorização desse gênero pictórico reflete-se na sua própria denominação nas línguas latinas, "natureza-morta", "nature morte", e nas línguas saxônicas ,"still life", "stilleben" (vida imóvel, vida em suspensão). Caravaggio (1571 - 1610) é um dos pioneiros no gênero, exercitado entre 1592 e 1599 (detalhe de Baco, 1593, Cesto de Frutas, 1596). A opção pela "pintura natural das coisas naturais" (destacando a presença do corpo e a realidade pormenorizada do objeto reveladas pelos contrastes de luz e sombra), a escolha de tipos populares para compor cenários religiosos e o gosto por cenas de gênero marcam as obras do pintor milanês, um dos primeiros a desafiar a hierarquia imposta pelos teóricos da época, que viam a natureza-morta como tema menor. "Custa-me tanto trabalho fazer um bom quadro de flores, quanto um quadro de figuras", afirma ele. Na Espanha, Juan Sánchez Cotán (1560 - 1627) renova o gênero, valendo-se da abertura de janelas para emoldurar os objetos (Natureza-Morta com Marmelo, Couve, Melão e Pepino, 1600). No sul do país, o tema é adotado por Francisco de Zubarán (1598 - 1664), que desenvolve uma obra religiosa naturalista, produzindo paralelamente uma série de naturezas-mortas e cenas de gênero. Em Madri, Juan van der Hamen y León (1596 - 1631) confere novos contornos a esse tipo de pintura, dispondo os objetos em diferentes níveis e reduzindo o número de elementos da cena (Natureza-Morta com Frutas e Objetos de Cristal, 1626)."




O Pintor Caravaggio foi um dos pioneiros do estilo de pintura de "Natureza-Morta":

"Cesta de Frutas" - Caravaggio
Pintor barroco italiano (1571-1610)

"Still Life com Frutas" - Caravaggio
Pintor italiano (1571-1610)
Caravaggio
Pintor italiano (1571-1610)
"Still Life Com Flores e Frutas" - Caravaggio
Pintor italiano (1571-1610)
Caravaggio
Pintor italiano (1571-1610)



A pintura abaixo parece moderna?


Juan Sánchez Cotán
"Marmelo, Repolho, Melão e Pepino" - Juan Sánchez Cótan
Pintor espanhol (1561-1627)


As pinturas acima e abaixo parecem modernas mas são bem antigas. São do período Barroco, dos anos 1600s.

File:Still Life with Game Fowl,Vegetables and Fruits, Prado, Museum,Madrid,1602,HernaniCollection.jpg
Juan Sánchez Cótan
Pintor espanhol (1561-1627)


Pinturas que Parecem Fotografias

Luis Castro Lopo
Pintor Moçambicano contemporâneo

Luis Castro Lopo
Pintor Moçambicano contemporâneo


Artistas Brasileiros



Rodolfo Amoedo
Rodolfo Amoedo
Pintor brasileiro (1857-1941)

Benedito Calixto
Benedito Calixto
Pintor e professor brasileiro (1853-1927)

Benedito Calixto
Pintor e professor brasileiro (1853-1927)

Pedro Alexandrino Borges
Pintor brasileiro (1856-1942)

Pedro Alexandrino Borges
Pintor brasileiro (1856-1942)

Estevão Silva
Ficheiro:Estêvão Silva - Natureza-morta, 1891.jpg
Estevão Silva
Pintor brasileiro (1844-1891)

Estevão Silva
Pintor brasileiro (1844-1891)

Estevão Silva
Pintor brasileiro (1844-1891)


Di Cavalcanti
Di Cavalcanti
Pintor brasileiro (1897-1976)

Di Cavalcanti
Pintor brasileiro (1897-1976)


Aldemir Martins
Aldemir Martins
Pintor brasileiro (1922-2006)


Aldemir Martins
Pintor brasileiro (1922-2006)

Aldemir Martins
Pintor brasileiro (1922-2006)

Aldemir Martins
Pintor brasileiro (1922-2006)


Portinari
" Natureza Morta com Moringa" - Portinari
Pintor brasileiro (1903-1963)

"Natureza Morta" (1930) - Portinari
Pintor brasileiro (1903-1963)


Manabu Mabe
Manabu Mabe
Pintor nipo-brasileiro (1924-1997)

Manabu Mabe
Pintor nipo-brasileiro (1924-1997)



Vídeo: "Jimmy Brown e os Vegetais"
Curta de animação - Agência Genius
Cliente: Big Lar (2009)






"Ser vegetariano é viver uma vida de paz, saúde e longevidade."
(Sócrates, filósofo grego)



"Feliz seria a terra se todos os seres estivessem unidos pelos laços da benevolência e só se alimentassem de alimentos puros, sem derrame de sangue. Os dourados grãos que nascem para todos dariam para alimentar e dar fartura ao mundo."
(Buda)


"Quando me tornei vegetariano, poupei dois seres,
o outro e eu."
(Prof° Hermógenes)