Translate

2 de agosto de 2013

PINTURAS COM CAPOEIRISTAS - CULTURA BRASILEIRA







ARTE E CULTURA BRASILEIRA

A CAPOEIRA


PINTURAS DE CAPOEIRISTAS




Dia do Capoeirista
03 de Agosto

A capoeira, além de ser uma atividade física, é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.








Música: "Berimbau" - Vinícius de Moraes

Compositor, cantor, poeta e jornalista brasileiro (1913-1980)
 Música escrita por Baden Powell e Vinícius de Moraes
(Vinícius canta com Toquinho, Miúcha e Tom Jobim, ao piano)









A Capoeira

"Desenvolvida no Brasil, principalmente por descendentes de escravos africanos , a capoeira é uma atividade física caracterizada por movimentos ágeis e complexos com acrobacias em solo ou aéreas. Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte esportiva, aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.A palavra capoeira significa "o que foi mata", através da junção dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil onde era praticada agricultura indígena. Acredita-se que a capoeira tenha obtido o nome a partir destas áreas que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.


História - Origem
"No século XVI era costume dos povos pastores do sul da atual Angola e África comemorar a iniciação das jovens à vida adulta com uma cerimônia chamada n'golo (que significa "zebra"). Dentro da cerimônia, os homens disputavam uma competição de luta animada pelo toque de atabaques em que ganhava quem conseguisse encostar o pé na cabeça do adversário. O vencedor tinha o direito de escolher, sem ter de pagar o dote, uma noiva entre as jovens que estavam sendo iniciadas à vida adulta. Com a chegada dos invasores portugueses e a escravização dos povos africanos, esta modalidade de luta foi trazida, através do porto de Benguela para a América, especialmente para o Brasil, onde se fixou a maior parte dos escravos africanos trazidos à América. 

No Brasil, assim como no restante da América, os escravos africanos eram submetidos a um regime de trabalho forçado. Eram também forçados à adoção da língua portuguesa e da religião católica. Como expressão da revolta contra o tratamento violento a que eram submetidos, os escravos passaram a praticar a luta tradicional de Angola, nos terrenos de mata mais rala conhecidos como "capoeiras" (termo que vem do tupi kapu'era, que significa "mata que foi", se referindo aos trechos de mata que eram queimados ou cortados para abrir terreno para as plantações dos índios)."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira




O artista alemão Rugendas, viajou por todo o Brasil,

pintando o povo e seus costumes,


durante o período de 1822 a 1825.
Ficheiro:Rugendasroda.jpg
"Jogar Capoeira" - Johann Moritz Rugendas
Pintor alemão (1802-1858)




" Capoeira" - Hector Paride Bernabó (Carybé)
Pintor, ilustrador, escultor e jornalista argentino naturalizado brasileiro (1911-1997)

"Capoeira" - Hector Paride Bernabó (Carybé)
Pintor, ilustrador, escultor e jornalista argentino naturalizado brasileiro (1911-1997)

Cary

Carybé



Telma Weber
Pintora brasileira contemporânea

"Tocador de Berimbau" - Jean-Baptiste Debret
Pintor francês (1768-1848)



O Berimbau - Instrumento Musical

O berimbau é um elemento fundamental na capoeira.




Som de Toque de Berimbau - Instrumental




O berimbau é um instrumento de corda da família dos cordofones. De origem angolana tornou-se conhecido através das manifestações culturais como o samba de roda, candomblé e a capoeira, onde tem a função de marcar o ritmo da luta.

"O nome de origem do conhecido arco musical é termo angolano Urucungo. Berimbau é uma palavra brasileira e onomatopéica, que imita o som do instrumento. Porém, também pode ser associado ao nome mbirimbau, vindo do termo Balimbano. 

O instrumento é constituído de um arco feito de uma vara de madeira de comprimento aproximado de 1,20m e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara. 

Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça que funciona com caixa de ressonância. O som é obtido percutindo-se uma haste no arame; podendo variar abafando o som da cabaça e (ou) encostando uma moeda de cobre no arame. Complementa o instrumento o caxixi, uma cestinha de vime com sementes secas no seu interior." 

Fonte: http://www1.prefpoa.com.br/pwtambor/default.php?reg=8&p_secao=158








Música: "Berimbau" - André Juarez Quarteto






Capoeiristas "Voando" em Fotografias













Vídeo-Música: Apresentação de Capoeira











Nenhum comentário:

Postar um comentário