Translate

16 de agosto de 2012

ARTE NA NATUREZA





Homenagem à NATUREZA


A mãe NATUREZA é essencial às ARTES



Fotografia: Denise Gomes Ludwig (13-08-2012)



Fotografia: Denise Gomes Ludwig (13-08-2012)



Hoje ao escrever sobre CRIATIVIDADE, lembrei-me da morte ontem do grande flautista brasileiro Altamiro Carrilho e ao procurar algum vídeo na internet para postar aqui, achei este com a música "Bem-Te-Vi Atrevido" e coincidentemente, ou providencialmente, na segunda-feira tirei esta foto acima, do Bem-Te-Vi, quando estava fotografando o Ipê Amarelo, da casa vizinha.

Com certeza o músico Carrilho ENXERGAVA a natureza na sua essência para inspirar-se em suas composições e interpretações...como "Canarinho Teimoso", "Urubu malandro" etc.



Música: "Bem-Te-Vi Tristonho"
ALTAMIRO CARRILHO (1924-2012)
Compositor e Flautista brasileiro 


Por isto a Natureza se faz presente no processo de criatividade. Seja para pintar, compor uma música ou um poema...registrar sua ESSÊNCIA de forma simples.

A cada dia ao meu redor vejo FORMAS, vejo CORES, é uma constante... enxergo com os olhos e com o coração. Agradeço a Deus por isto a todos os momentos.
Tudo é inspirador. Dá vontade de registrar tudo. Através de fotos, de pinturas e desenhos...
Tento colocar esta natureza nas minhas pinturas nestes tantos anos e de passar isto a todos meus alunos.
É claro que a criatividade vai muito além, é um conjunto de aspectos, além da visão, da intuição, sensibilidade e de muito, mas muito trabalho. Meus alunos sempre me perguntavam como faziam para aprender a desenhar melhor, e a resposta é simples:  desenhando. Como aprender pintar, pintando. É treinando em conjunto com as mãos, o cérebro, com os olhos e também com a alma.

A complexidade da natureza se faz tão simples aos nossos olhos, que a vemos muitas vezes com desdém.
Para se inspirar, basta saber olhar...enxergar de verdade, com sensibilidade.
Acredito também que o estado de espírito criador de uma pessoa está fortemente relacionado a sua LIBERDADE.
Uma pessoa criativa é verdadeira se for LIVRE...

"A criatividade é irreversível e essencial a sua liberdade."

O Ipê-Amarelo quero compartilhar homenageando minha ex-aluna que é artista também como eu mas antes disto é uma talentosa escritora Aline Negosseki Teixeira, a quem agradeço de coração e que comentou aqui sobre o início do blog:  "Começa assim, uma pequena sementinha e, opa, quando nos damos conta, cresceu em nosso coração e se transforma num esplêndido e frondoso Ipê!"


Um comentário:

  1. Puxa, vida... nem imaginava, viu só, a sementinha a brptar, nem imaginava que belíssima postagem ia gerar!

    Amo os passarinhos, e tmb os ipês... um deles esá na capa do meu livro de haicais, Haicai Para Crianças.

    Lindas as suas fotografias, obgada, pela homenagem, professora...

    Eu soube pelo tt da biblioteca nacional sobre o falecimento do Altamiro. Conheci-o em minhas zarpadas pelo YouTube, em busca dos compositores da terra e me encantei com o bucolismo de sua obra.
    "Uma pessoa criativa é verdadeira se for LIVRE..."

    Mais um texto profundo, maravilhoso. Inspirador. Vou até citar uma ou duas frases em minha página do face: https://www.facebook.com/pages/Aline-Negosseki-Teixeira/201927009828122?ref=hl
    Convido-a a segui-la... Direcionei mais as minhas "artes" e as de quem admiro por lá! ;)

    um beijinho!

    ResponderExcluir