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1 de setembro de 2012

A ARTE CONTANDO A HISTÓRIA - A BELEZA NA GRÉCIA ANTIGA - ESCULTURAS GREGAS E CONTEMPORÂNEAS





ARTE GREGA



A HISTÓRIA DA ARTE EXPLICANDO A BELEZA NA ARTE DA GRÉCIA ANTIGA



Arte em Esculturas Gregas e Contemporâneas



"Azul"-Soft-Pastel s/Papel-1997
Denise D'O. Ludwig
(Foto: João D'Oliveira)





                               




A ESTÉTICA E A FILOSOFIA GREGA


   

Qual era o ideal de beleza na arte da antiguidade?

A Grécia foi o reino do belo.


Primeiramente é importante ressaltar que o belo nas artes está relacionado ao conceito da estética, que estuda a beleza física, seja de um objeto ou de uma pessoa, como também seu conceito vai muito além disto. A própria palavra estética vem da filosofia grega e tem o significado de percepção, sensação


É importante lembrar que o início da arte na Grécia antiga era essencialmente integrada à vida cotidiana, a confecção de vasos, os utensílios em geral, confeccionados em cerâmica. 
Era uma arte essencialmente realista,  conhecida como "mimésis", palavra grega que significa imitação, mas também pode ter um sentido de representação, indo além do imitar.  



Vídeo-Música: Imagens e música Grega antiga





A estética  tem como objetivo o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Tanto a arte quanto o belo são categorias históricas. 
O belo, o bom, o verdadeiro são conceitos dos valores humanos, que formavam uma unidade com a obra artística.
Para falar em estética é preciso citar alguns dos grandes filósofos gregos, que influenciaram o pensamento filosófico do mundo ocidental.
Foram eles:  Pitágoras, Sócrates, Platão e Aristóteles. 
Pitágoras (571 a.C. - 496 a.C.) do período pré-socrático: Conceito de belo, considerado uma ideia, é a mais antiga teoria ocidental de beleza. Pitágoras criou o conceito de  harmonia, originado da conexão com a matemática, resultando a proporção e a simetria
Sócrates, 469. a.C. - 399 a. C.) o primeiro a ter um pensamento humanista, e refletir sobre as questões da estética, porém não deixou nada escrito, todos seus estudos foram relatados por discípulos. 
Platão, (428 a.C. 347 a.C.) discípulo de Sócrates, perguntava "O que é belo?": o belo é identificado com o bem, com a verdade e a perfeição. Para ele o belo estava no mundo das ideias, o mundo perfeito. É dele o conjunto de conceitos filosóficos"Teoria das Ideias" ou "Teoria das Formas". Platão escreveu o conhecido "Diálogos", contendo mais de trinta temas da filosofia platônica.
Aristóteles, (384 a.C. - 322 a.C.) foi discípulo de Platão. Seus estudos são bem abrangentes, vão, além da filosofia, a física, metafísica, música, poesia, retórica, política, ética etc. Aristóteles concebe a arte como um criação especificamente humana. Associou a arte à imitação da natureza. Para ele o belo está em nós.  

"Os conceitos do belo seguem o rumo da apreciação, sendo o que tornava a arte apreciável até então era o prazer do deleite com o belo, a influência moral que exercia sobre natureza humana".
As maiores representações artísticas na arte grega antiga, foram as esculturas, geralmente feitas em mármore.
"A escultura é uma das mais importantes expressões da cultura grega. Além de possuir grandes méritos artísticos intrínsecos, tanto no terreno do conceito como da técnica e da forma, foi instrumento utilíssimo, sendo veículo e ilustração de uma série de valores daquela sociedade, estando ligada a inúmeras esferas da vida e do saber, como a religião, a política, a ciência, a decoração de espaços e edifícios públicos, o esporte, a educação, e outras".

Houve uma fidelidade anatômica destas esculturas gregas, como por exemplo a "Vênus de Milo", que faz parte do acervo permanente do Museu do Louvre, Paris. A "Vênus" foi construída entre o ano 130 a.C. a 100 a. C, pelo escultor Alexandros de Antioquia. Conhecida como "Afrodite de Milos", representa a "Deusa Grega do Amor". Ela foi descoberta entre ruínas na antiga cidade de Milos, na região do mar Egeu, hoje atual vila de Tripidi. 

"Vênus de Milo" ou "Afrodite de Milos"
A Deusa Grega do Amor (cerca de 130 a.C. a 100 anos a.C.)

Vitória de Samotrácia - A Deusa Grega Nike (ou Vitória)
(cerca de 220 a. C. a 190 anos a.C.)

O gregos antigos descobriram a representação artística nas esculturas do corpo humano em qualquer posição ou movimento. Um ótimo exemplo é a escultura grega "Vitória de Samotrácia", em grego "Nike Victoria" e representa a Deusa Grega Nike, que foi descoberta em 1863, nas ruínas de um santuário na cidade de Samotrácia. Fazia parte de uma fonte com a forma de proa de uma embarcação. A vestimenta da estátua tem um movimento, como se estivesse ao vento, revelando a silhueta feminina abaixo, inclusive o umbigo. Apesar de ter a cabeça destruída, é uma das mais belas estátuas da antiguidade. Esta escultura também faz parte da exposição permanente no Museu do Louvre em Paris.

                                                                                                       

"As Três Graças"
Deusas do Charme
Museu do Louvre em Paris




"Discóbolos"
Museu do Louvre em Paris

























O padrão de beleza modifica-se dependendo do momento histórico, social e cultural.


Abaixo alguns exemplos de esculturas modernas e contemporâneas:

Cinco famosos escultores:

 O ítalo-brasileiro Victor BRECHERET, o francês August RODIN, o espanhol-catalão  Aristide MAILLOL, o também catalão Pablo PICASSO e o colombiano BOTERO.



"Torso Feminino"
Victor BRECHERET
Mube-SP - Museu Brasileiro da Escultura de São Paulo


                                                           

"As Três Graças"
Victor BRECHERET





"Beijo" - August RODIN
Jardim das Tulherias em Paris


"As Três Sombras" August RODIN





"Monumento à Cezanne" -Bronze de 1907
Aristide MAILLOL

"O Rio" - Chumbo-1943- Aristide Maillol
 Museu MoMa de Nova York

"Cabeça de Mulher"
Pablo PICASSO
Museu  MoMa de  Nova York


"Mulher"
  Fernando BOTERO
Cartagena - Colômbia


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