Translate

28 de outubro de 2012

ARTE EM ILUSTRAÇÕES DO SACI DO FOLCLORE BRASILEIRO E O DIA DO HALLOWEEN







ARTE EM ILUSTRAÇÕES 
NO FOLCLORE BRASILEIRO
E O DIA DO HALLOWEEN ESTRANGEIRO


SACI




O SACI  - UM MITO BRASILEIRO


A importância da preservação e divulgação do folclore

O Brasil é culturalmente rico, com um diversificado folclore, com suas lendas e mitos.
Porém, é  necessária uma maior divulgação e um maior incentivo. Principalmente para as crianças participarem ativamente, desta cultura folclórica nacional, garantindo sua preservação para as futuras gerações.






Dia do Saci - 31 de Outubro

Com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci ( 31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuindo a influência da cultura estrangeira em nosso país.



Música: "Saci-Pererê" - cantor: Jorge Ben Jor





Saci - Pererê, um "Duende" Brasileiro

"Antes de começarmos, cabe distinguir os duendes dos gnomos, muitas vezes confundidos por muitos estudiosos. A diferença entre os dois seres, elementais da terra, refere-se à sua classificação. Os gnomos designam diversos espíritos da natureza, do elemento terra. Geralmente são vistos conforme as características das vestes do gnomo europeu e de barbas. Os duendes são seres pequenos, de orelhas pontudas, brincalhões, espertos, cuidam da relva, dos arbustos, também do reino vegetal e mineral.


O papel dos elementais é manter o equilíbrio ecológico. As salamandras, elementais do fogo, controlam os incêndios. O Saci, duende, elemental da terra, cuida para evitar a depredação e as matanças desordenadas de animais. A Iara, elemental da água, cuida dos rios e lagos. As fadas, presentes em relatos e contos de encantamento, são os elementais do ar, com menor incidência em relatos acerca de seu papel ecológico.

Dentre os elementais brasileiros, presentes em nosso folclore, estaremos estudando um pouco mais o Saci-pererê, um duende brasileiro. O Saci-pererê é sem dúvida um dos seres dos mundos invisíveis mais populares do Brasil. De todos é provavelmente o que conseguiu se manter mais nitidamente como uma entidade benevolente, quando muito um tanto brincalhona, mas inofensiva.

Monteiro Lobato foi responsável pela popularização desse duende travesso. Em suas histórias, Lobato conta que os sacis nascem em “sacizeiros”, taquaruçus que ficam na parte mais espessa das florestas. Ficam sete anos dentro dos gomos antes de poderem sair, e depois vivem no mundo por 77 anos. Depois, viram cogumelos venenosos ou orelhas-de-pau. Nos taquaruçus eles se escondem durante o dia, já que o sol é seu maior inimigo. Segundo as próprias palavras do saci para Pedrinho, no livro de Lobato, eles não precisam aprender nada, pois já nascem sabendo tudo o que precisam. Às vezes são apresentados como possuindo furos no centro da palma das mãos".
fonte:  http://www.sosaci.org/historias/historia7.htm


Ziraldo, o grande cartunista brasileiro contemporâneo, também criou um característico Saci.



Outras ilustrações 


Lendas do Saci 
 José Lanzelloti (1926-1992)
Ilustrador brasileiro




Abaixo o logotipo do site "Só Saci" - sosaci.org - Sociedade dos Observadores de Saci
Da festa do Saci em São Luiz do Paraitinga - SP.












Quem é o saci?


"O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro.
Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro."

"Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.


Ao migrar para o norte do país, porém, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num  jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.



Quem primeiro 'publicou' o personagem, de forma brilhante na literatura infantil, foi o escritor Monteiro Lobato. Nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, o saci aparece constantemente. Ele vive aprontando com os personagens do sítio. A lenda se espalhou por todo o Brasil quando as histórias de Monteiro Lobato ganharam as telas da televisão, transformando-se em seriado, transmitido no começo da década de 1950. O saci também aparece em várias momentos das histórias em quadrinhos do personagem Chico Bento, de Maurício de Souza".

 Fonte:  http://www.suapesquisa.com/musicacultura/saci-perere.htm





 O SACI de Monteiro Lobato
Escritor brasileiro
Nasceu em Taubaté (SP) em 1882 (f.1948) 




O Saci de Maurício de Sousa
Cartunista Brasileiro
Nasceu em Santa Isabel (SP) em 1935





Música: "Pererê" - Valter Silva









Vídeo: "Sítio do Pica Pau Amarelo" - O SACI









FELIZ DIA DO SACI














ARTE NO

DIA DAS BRUXAS

31 de Outubro










O Dia das Bruxas - O "Halloween" estrangeiro 

"O Hallowen é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos. Embora a origem da palavra seja cristã, as raízes desta festa são pagãs, que originou-se com os povos celtas".

"Embora tenha chegado nos Estados Unidos da América, levada pelos imigrantes ingleses e irlandeses, em meados do século XIX, a história desta data comemorativa tem mais de 2.500 anos.
Foi na América do Norte,  a comemoração do halloween tornou-se mais representativa, popularizando-se e ainda teve um impacto significativo sobre a forma como o evento é observado em outras nações. Também estendendo-se para as demais américas.
A palavra "Hallow" significa consagrar ou reverenciar. E "Ween", significa desejar, crer. O significado vem do dia de "Todos os Santos" (All Saints Day) que é comemorado no primeiro dia de novembro, ou seja, o halloween é comemorado na noite na véspera.
A igreja realizava, tradicionalmente, uma vigília na noite anterior ao Dia de Todos os Santos, "All Hallow's Eve", para que os fiéis se preparassem com orações e jejum antes do dia da festa em si.
 A maioria dos estudiosos acredita que All Hallows 'Eve foi originalmente influenciado por europeus ocidentais festival da colheita e festival dos mortos, com raízes pagãs. A festividade tradicional do final da colheita era marcado pelo final da estação do verão e a preparação para o inverno." 



Música: "Night at Bald Montain"- "Uma Noite no Monte Calvo")
 de autoria de Modest Mussorgsky
Compositor russo (1839-1881)
Vídeo: "Fantasia" de 1940, filme de animação da Disney 







Samantha Lobben - Designer americana contemporânea




Cheryl Bartley - Pintora americana contemporânea





Nenhum comentário:

Postar um comentário