ARTE EM ILUSTRAÇÕES
NO FOLCLORE BRASILEIRO
E O DIA DO HALLOWEEN ESTRANGEIRO
SACI
NO FOLCLORE BRASILEIRO
E O DIA DO HALLOWEEN ESTRANGEIRO
SACI
O SACI - UM MITO BRASILEIRO
A importância da preservação e divulgação do folclore
O Brasil é culturalmente rico, com um diversificado folclore, com suas lendas e mitos.
Porém, é necessária uma maior divulgação e um maior incentivo. Principalmente para as crianças participarem ativamente, desta cultura folclórica nacional, garantindo sua preservação para as futuras gerações.
Dia do Saci - 31 de Outubro
Com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci ( 31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuindo a influência da cultura estrangeira em nosso país.
Música: "Saci-Pererê" - cantor: Jorge Ben Jor
Saci - Pererê, um "Duende" Brasileiro
"Antes de começarmos, cabe distinguir os duendes dos gnomos, muitas vezes confundidos por muitos estudiosos. A diferença entre os dois seres, elementais da terra, refere-se à sua classificação. Os gnomos designam diversos espíritos da natureza, do elemento terra. Geralmente são vistos conforme as características das vestes do gnomo europeu e de barbas. Os duendes são seres pequenos, de orelhas pontudas, brincalhões, espertos, cuidam da relva, dos arbustos, também do reino vegetal e mineral.
Dentre os elementais brasileiros, presentes em nosso folclore, estaremos estudando um pouco mais o Saci-pererê, um duende brasileiro. O Saci-pererê é sem dúvida um dos seres dos mundos invisíveis mais populares do Brasil. De todos é provavelmente o que conseguiu se manter mais nitidamente como uma entidade benevolente, quando muito um tanto brincalhona, mas inofensiva.
Monteiro Lobato foi responsável pela popularização desse duende travesso. Em suas histórias, Lobato conta que os sacis nascem em “sacizeiros”, taquaruçus que ficam na parte mais espessa das florestas. Ficam sete anos dentro dos gomos antes de poderem sair, e depois vivem no mundo por 77 anos. Depois, viram cogumelos venenosos ou orelhas-de-pau. Nos taquaruçus eles se escondem durante o dia, já que o sol é seu maior inimigo. Segundo as próprias palavras do saci para Pedrinho, no livro de Lobato, eles não precisam aprender nada, pois já nascem sabendo tudo o que precisam. Às vezes são apresentados como possuindo furos no centro da palma das mãos".
fonte: http://www.sosaci.org/historias/historia7.htm
Ziraldo, o grande cartunista brasileiro contemporâneo, também criou um característico Saci.
Outras ilustrações
Lendas do Saci
José Lanzelloti (1926-1992)
Ilustrador brasileiro
Abaixo o logotipo do site "Só Saci" - sosaci.org - Sociedade dos Observadores de Saci
Da festa do Saci em São Luiz do Paraitinga - SP.
Quem é o saci?
"O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro.
Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro."
"Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
Ao migrar para o norte do país, porém, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.
Quem primeiro 'publicou' o personagem, de forma brilhante na literatura infantil, foi o escritor Monteiro Lobato. Nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, o saci aparece constantemente. Ele vive aprontando com os personagens do sítio. A lenda se espalhou por todo o Brasil quando as histórias de Monteiro Lobato ganharam as telas da televisão, transformando-se em seriado, transmitido no começo da década de 1950. O saci também aparece em várias momentos das histórias em quadrinhos do personagem Chico Bento, de Maurício de Souza".
Fonte: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/saci-perere.htm
O SACI de Monteiro Lobato
Escritor brasileiro
Nasceu em Taubaté (SP) em 1882 (f.1948)
Escritor brasileiro
Nasceu em Taubaté (SP) em 1882 (f.1948)
O Saci de Maurício de Sousa
Cartunista Brasileiro
Nasceu em Santa Isabel (SP) em 1935
Música: "Pererê" - Valter Silva
Vídeo: "Sítio do Pica Pau Amarelo" - O SACI
FELIZ DIA DO SACI
ARTE NO
DIA DAS BRUXAS
31 de Outubro
DIA DAS BRUXAS
31 de Outubro
O Dia das Bruxas - O "Halloween" estrangeiro
"O Hallowen é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos. Embora a origem da palavra seja cristã, as raízes desta festa são pagãs, que originou-se com os povos celtas".
"Embora tenha chegado nos Estados Unidos da América, levada pelos imigrantes ingleses e irlandeses, em meados do século XIX, a história desta data comemorativa tem mais de 2.500 anos.
Foi na América do Norte, a comemoração do halloween tornou-se mais representativa, popularizando-se e ainda teve um impacto significativo sobre a forma como o evento é observado em outras nações. Também estendendo-se para as demais américas.
A palavra "Hallow" significa consagrar ou reverenciar. E "Ween", significa desejar, crer. O significado vem do dia de "Todos os Santos" (All Saints Day) que é comemorado no primeiro dia de novembro, ou seja, o halloween é comemorado na noite na véspera.
A igreja realizava, tradicionalmente, uma vigília na noite anterior ao Dia de Todos os Santos, "All Hallow's Eve", para que os fiéis se preparassem com orações e jejum antes do dia da festa em si.
A maioria dos
estudiosos acredita que All Hallows 'Eve foi originalmente influenciado por
europeus ocidentais festival da colheita e festival dos mortos, com raízes
pagãs. A festividade tradicional do final da colheita era marcado pelo final da
estação do verão e a preparação para o inverno."
Música: "Night at Bald Montain"- "Uma Noite no Monte Calvo")
de autoria de Modest Mussorgsky
Compositor russo (1839-1881)
Vídeo: "Fantasia" de 1940, filme de animação da Disney
Vídeo: "Fantasia" de 1940, filme de animação da Disney
Samantha Lobben - Designer americana contemporânea |
Cheryl Bartley - Pintora americana contemporânea |
Nenhum comentário:
Postar um comentário