PINTURAS SIMBOLISTAS
ODILON REDON
O "Príncipe dos Sonhos"
A Intensidade Cromática das Pinturas de Redon
"Vaso com Flores e Borboletas" |
Música: "L' Isle Joyeuse" ("A Ilha Alegre") - Claude Debussy
Compositor francês (1862-1918)
Imagens das pinturas de Odilon Redon
Odilon Redon foi um pintor francês,
considerado o mais importante do movimento Simbolista.
Simbolismo
"Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes, que surgiu na França, no final do século XIX, como oposição ao Realismo, ao Naturalismo e ao Positivismo da época. Movido pelos ideais românticos, estendendo suas raízes à literatura, aos palcos teatrais, às artes plásticas. Não sendo considerado uma escola literária, teve suas origens de 'As Flores do Mal', do poeta Charles Baudelaire."
"Para o simbolismo, tudo pode assumir um significado simbólico: elementos da natureza, construções do homem, formas abstratas, etc.
O homem possui um grande potencial para criar símbolos até mesmo inconscientemente, o que confere a objetos ou formas uma importância psicológica bem maior, especialmente nas artes visuais.
Desde a antiguidade mais remota há registros de símbolos deixados pelos nossos antepassados, e que ajudaram a construir nossa história. Hoje em dia, pinturas e esculturas ainda unem história, religião e arte, emocionando e encantando o olhar daqueles que as apreciam."
Fonte: http://www.infoescola.com/artes/o-simbolismo-nas-artes-plasticas/
O Simbolismo nas artes plásticas
O Simbolismo se manifestou na literatura, porém também teve grande expressão nas artes plásticas.
"Oriundo do impressionismo, Paul Gauguin deixa-se influenciar pelas pinturas japonesas que aparecem na Europa, provocando verdadeiro choque cultural - e este artista abandona as técnicas ainda vigentes nas telas do movimento onde se iniciou, como a perspectiva, pintando apenas em formas bidimensionais. A temática alegórica passa a dominar, a partir de 1890. Ao artista não bastava pintar a realidade, mas demonstrar na tela a essência sentimental dos personagens - e em Gauguin isto levou a uma busca tal pelo primitivismo que o próprio artista abandonou a França, indo morar com os nativos da Polinésia francesa.
Em França outros artistas, como Gustave Moreau, Odilon Redon, Maurice Denis, Paul Sérusier e Aristide Maillol, aderem à nova estética. Na Áustria, usando de motivos eminentemente europeus do estilo rococó, Gustav Klimt é outro que, assim como Gauguin, torna-se conhecido e apreciado. O norueguês Edvard Munch, autor do célebre quadro "O grito", alia-se primeiro ao simbolismo, antes de tornar-se um dos expoentes do expressionismo."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Simbolismo
"Vaso de Papoulas" |
"Flores no Vaso Preto" |
As gravuras sombrias em Preto e Branco de Redon do início de carreira
"Flor de Pantano - Rosto Triste e Humano" |
"Redon começou trabalhando com gravuras e desenhos a fusain (carvão), e depois passaria à litografia. Ele achava que o fusain não tinha beleza em si e que, por isso, se adequava a sua pesquisa de "luz e sombra e o invisível". "Com o fusain não é possível ser divertido, apenas sério", escreveu ele. "É um meio que requer doses iguais de perspicácia e lógica no momento da inspiração".
"A Musa" |
"O Anjo Caído" |
Depois das Pinturas Negras, as Cores:
Redon gostava de cores,
dizia que elas tem uma alegria que o tranquilizava
"A partir de 1890, Redon começou a preferir a tinta a óleo e giz pastel. Ele escreveu em carta a um amigo: "Sinto chegar o momento em que o tempo vale o dobro, o momento em que o artista se conhece e deixa de vaguear. Senhor de meu pequeno domínio, sinto mais do que antes o júbilo que o trabalho pode trazer. O pastel deu-me nova esperança de expressão plena de meus sonhos. As cores tem uma alegria que me tranquiliza; elas estão me levando a algo diferente, algo novo".
Embora a partir daí Redon trabalhasse quase exclusivamente em cor, seus trabalhos em branco e preto continuavam a serem admirados.
O uso da cor por ele continuaria pelo resto da vida.
Os temas favoritos eram retratos, flores, mitos e religião"
(Fonte: Livro "Redon" - Coleção de Arte - Editora Globo)
"Mulher Entre as Flores" |
"A Carruagem de Apolo" |
"A Carruagem de Apolo" |
Redon pintou várias versões da cena mitológica "A Carruagem de Apolo".
Apolo, que era filho de Zeus, rei dos Deuses do Monte Olimpo, tinha uma "Carruagem de Fogo" a qual voava os céus com seus cavalos alados. Sua carruagem era o Sol que fazia o dia ser claro.
"A Carruagem de Apolo" |
"A Carruagem de Apolo" |
"As pinturas de Redon costumavam explorar temas mitológicos, surreais e até mesmo os seus próprios sonhos, sendo que suas telas eram bastante admiradas pelo também pintor francês Henri Matisse."
Fonte: http://noticias.universia.pt/en-portada/noticia/2014/04/29/1095638/arte-semana-the-black-pegasus-odilon-redon.html"O Pegasus Negro" |
"O Pégaso é o cavalo alado que, segundo a mitologia grega, representa a imortalidade. Na pintura acima, Pégaso aparece em evidência no céu, contrastando com os tons de azul do fundo e de vermelho imediatamente abaixo das patas."
"Brunilda" (Uma das valquírias na mitologia nórdica) |
"Nascimento de Vênus" |
"O Nascimento de Vênus" |
"Orfeu" |
"Ophelia" |
"Ophelia Entre as Flores" |
"Salomé" |
"Conversa Mística" |
"O Buda" |
"O Sagrado Coração - Buda" ("Le Sacreé-Cour - Bouddha") |
"Homem Velho Alado com Longa Barba Branca" |
"Mistério" |
"Dhamma" ou "Darma" (Lei) |
"Flor de Sangue" |
"Meditação" |
"Evocação" |
"Reflexão" |
"Garota com Crisântemos" |
"A Árvore Vermelha" |
"O Martírio de São Sebastião" |
"Moça" |
Redon foi chamado de "O Príncipe dos Sonhos".
Seu inconsciente o inspirava:
"A natureza exige obediência aos dons que dela recebemos. Os meus conduziram-me ao reino dos sonhos; sofria os tormentos da imaginação e as surpresas que ela me apresentava sob o lápis".
"Mulher e Criança" |
"Mulher com Flores do Campo" |
"A Célula Dourada" ("La Cellule d'Or") |
"Cabeça de Mulher" |
Redon tornou-se mais otimista e ousado em sua utilização da cor.
"Vaso com Guerreiro Japonês" |
"...deixo livre a minha imaginação no sentido de utilizar tudo o que a litografia pode me oferecer. Cada uma das muitas peças é o resultado de uma procura apaixonada do máximo que pode ser extraído da conjugação do uso do lápis, papel e pedra".
"Meus desenhos inspiram e não devem ser definidos. Não determinam coisa alguma. Tal como a música, eles nos conduzem ao mundo do ambíguo e do indeterminado."
(Odilon Redon)
"Concha" |
"Flores no Vaso Azul" |
Vídeo-Música - As obras de Redon "Do Negro às Cores"
Vida e Obra de Odilon Redon
"Bertrand-Jean Redon, conhecido como Odilon Redon, nasceu em Bordeaux, 20 de abril de 1840 e faleceu em Paris, 6 de julho de 1916.
Foi um pintor e artista gráfico francês considerado o mais importante dos pintores do simbolismo, por ser o único que soube criar uma linguagem plástica particular e original."
Auto-retrato |
"Redon foi um dos membros mais destacados do movimento simbolista, cujas bases teóricas foram definidas pelos manifestos do poeta Mallarmé e pela estética romântica. Diferente da obra de seus colegas, a sua chegou aos limites da sugestão e da abstração, e pode-se dizer que, tanto formal quanto conceitualmente, chegou, de modo visionário, perto da futura vanguarda surrealista.
Sua iniciação teve mais a ver com a arte gráfica do que com a pintura. De fato, Redon aprendeu as técnicas da gravura com Bresdin, influenciado pela obra de Doré. Como pintor, interessou-se pelas paisagens da Escola de Barbizon e pela obra de Rembrandt.
Em 1884 fundou com Gauguin e Seurat o 'Salon des Indépendants' (Salão dos Independentes) e também participou das exposições do grupo Le XX, em Bruxelas. A partir de 1890 relacionou-se com os poetas simbolistas Mallarmé e Huysmans. O marchand Durand-Ruel, interessado em sua obra, propôs uma exposição individual.
"A técnica mais utilizada por Redon era o pastel, que lhe permitia trabalhar as cores com texturas diferentes e bastante mescladas. Seu mundo de visões e sonhos, povoado de criaturas estranhas e às vezes monstruosas, fascinou os jovens do grupo 'Les nabis' e influenciou significativamente os surrealistas.
Suas gravuras são ricas com uma visão muito pessoal de um universo de sonho. Ele mesmo declarou, "...deixo livre a minha imaginação no sentido de utilizar tudo o que a litografia pode me oferecer. Cada uma das muitas peças é o resultado de uma procura apaixonada do máximo que pode ser extraído da conjugação do uso do lápis, papel e pedra"."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Odilon_Redon
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Odilon_Redon
"A obra de Odilon Redon é uma autobiografia pictórica, algo que ele costumava recomendar como tentativa de cada um "escrever" a história de seu próprio coração."
Música: "Prelúdio à Tarde de um Fauno" - Claude Debussy
Compositor francês (1862-1918)
Regente: Leonard Berstein
As interligações das Artes
A pintura simbolista de Redon, os poemas simbolistas de Mallarmé e a música inspirada neles.
"O poema 'A Tarde de um Fauno', de Stéphane Mallarmé, publicado em 1876 foi um marco na literatura francesa, como expoente do simbolismo e cujo refinamento lírico fez com que Paul Valéry considerasse-o como o maior poema da literatura da França. Na obra o autor retrata um fauno a relembrar as aventuras sensuais que tivera pela manhã, junto a ninfas."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fauno
O Poeta Simbolista Mallarmé
O compositor francês Debussy, inspirou-se num poema de Mallarmé para compor seu "Prelúdio à Tarde de um Fauno"
"Stéphane Mallarmé, cujo verdadeiro nome era Étienne Mallarmé, (Paris, 18 de Março de 1842 - Valvins, comuna de Vulaines-sur-Seine, Seine-et-Marne, 9 de Setembro de 1898) foi um poeta e crítico literário francês.
Autor de uma obra poética ambiciosa e difícil, Mallarmé promoveu uma renovação da poesia na segunda metade do século XIX, e sua influência ainda é sentida nos poetas contemporâneos como Yves Bonnefoy.
Mallarmé se utilizava dos símbolos para expressar a verdade através da sugestão, mais que da narração. Sua poesia e sua prosa se caracterizam pela musicalidade, a experimentação gramatical e um pensamento refinado e repleto de alusões que pode resultar em um texto às vezes obscuro.
Seus poemas mais conhecidos são L'après-midi d'un faune (1876), que inspirou 'Prélude à l'après-midi d'un Faune' (Prelúdio à Tarde de um Fauno), do compositor Claude Debussy (ouça a música acima) , e 'Herodias' (1869).
Outras obras importantes de Mallarmé são a antologia Verso e prosa (1893) e o volume de ensaios em prosa Divagações (1897)."
Retrato de Stéphane Mallarmé
pintado por Édouard Manet
"Mallarmé destacou-se por uma literatura que se mostra ao mesmo tempo lúcida e obscura. É por isso considerado um poeta difícil e hermético. Nas famosas tertúlias literárias, em sua casa, em Paris, rue de Rome, reunia-se a elite intelectual da época para sessões de leitura e conversas sobre arte e literatura. Entre os convidados, André Gide e Oscar Wilde. Seus comentários críticos sobre literatura, arte e música estimularam enormemente os escritores simbolistas franceses, assim como aos artistas e compositores da escola impressionista, que ao final do século XIX desenvolveram uma arte espontânea em oposição ao formalismo da composição."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/St%C3%A9phane_Mallarm%C3%A9
"O excesso de exatidão censura a tua vaga literatura."
(Mallarmé)
"Um poema é um mistério cuja chave deve ser procurada pelo leitor."
(Mallarmé)
(Mallarmé)
"Um poema é um mistério cuja chave deve ser procurada pelo leitor."
(Mallarmé)
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