PINTURAS ABSTRATAS
O Geometrismo de Kandinsky e Malevich
Os Pintores Pioneiros do Abstracionismo
O pintor russo Kandinsky desenvolveu a arte abstrata até o final de sua vida.
Junto aos artistas Mondrian e Malevich,
ele faz parte do "trio sagrado da abstração".
Junto aos artistas Mondrian e Malevich,
ele faz parte do "trio sagrado da abstração".
"O artista deve treinar não apenas seus olhos, mas principalmente sua alma."
(Wassily Kandinsky)
O Abstrato na Música de Schoenberg e na Pintura de Kandinsky
Uma grande influência nas pinturas de Kandisnky foi a música do compositor Arnold Schoenberg, com quem ele manteve correspondência entre 1911 e 1914.
"Kandinsky queria fazer a pintura mais abstrata, mais como a música, retirando a figuração de sua arte, enquanto Schoenberg estava abandonando a tonalidade em sua música."
A pintura "Impressão III", foi executada por Kandinsky depois dele ter assistido um concerto com obras de Schoenberg.
"Impressão III - Concerto" - Wassily Kandinsky |
Música: Variações para Orquestra - Arnold Schoenberg
Compositor austríaco (1874-1951)
(clique na seta para ouvir)
As Paisagens de Kandinsky
"Não há nenhum dever na arte porque a arte é livre."
(Wasily Kandinsky)
"Toda forma, toda cor, significa um sentimento: não existe nada no mundo que não diga nada."
(Kandinsky)
"Toda a obra de arte é filha do seu tempo e, muitas vezes, a mãe dos nossos sentimentos."
(Kandinsky)
"Wassily Kandinsky nasceu em Moscou em 16 de dezembro de 1866 e faleceu em Neuilly-sur-Seine em 14 de dezembro de 1944, foi um artista plástico russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade alemã em 1928 e a francesa em 1939.
Na década de 1910, Kandinsky desenvolveu seus primeiros estudos não figurativos - sendo por isso considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata. Algumas das suas obras dessa época, a exemplo das pinturas (abaixo) "Murnau - Jardim 1" (1910) e "Grüngasse em Murnau" (1909), mostram a influência dos verões que Kandinsky passava em Murnau, notando-se um crescente abstracionismo nas suas paisagens."
Suprematismo
Os Abstratos Geométricos de Malevich
Os Abstratos Geométricos de Malevich
"Só me sinto livre quando minha vontade, em qualquer base filosófica ou crítica, possa transformar o que já existe em um novo fenômeno.
(Kasimir Malevich)
As Pinturas Figurativas e as Paisagens de Malevich
O Suprematismo
"A Supremacia do Puro Sentimento"
"O suprematismo foi um movimento artístico russo, centrado em formas geométricas básicas - particularmente o quadrado e o círculo - e tido como a primeira escola sistemática de pintura abstrata do movimento moderno.
Seu desenvolvimento foi iniciado por volta de 1915 pelo pintor Kazimir Malevich. Em 1918, na mostra O Alvo, em Moscou, Malevitch expôs o Quadrado preto sobre um fundo branco. Em 'O mundo sem objeto', livro publicado em 1927 pela Bauhaus, Malevich descreve a inspiração que deu origem à poderosa imagem do quadrado negro sobre um fundo branco:
"Eu sentia apenas noite dentro de mim, e foi então que concebi a nova arte, que chamei suprematismo."
O manifesto do movimento, Do cubismo ao suprematismo, escrito por Malevich e pelo poeta Mayakovsky, foi publicado em 1915, e nele o suprematismo será definido como "a supremacia do puro sentimento". O essencial era a sensibilidade em si mesma, independentemente do meio de origem."
"Quadrado Negro Sobre Fundo Branco" - Kazimir Malevich |
"A pintura "Quadrado Negro Sobre Fundo Branco, pintado entre 1913 e 1915, constituiu uma ruptura radical com a arte existente na época. É composto por dois quadrados, um dentro do outro, com os lados paralelos aos da tela. A obra foi apresentada pela primeira vez na exposição 0,10 em Petrogrado, com 38 outras obras supremasitas, marcando o lançamento do manifesto e o início do movimento."
Malevich
"Kazimir Severinovich Malevich,nasceu em Kiev, na Ucrânia, em 12 de fevereiro de 1878 e faleceu em São Petersburgo, 15 de maio de 1935. Foi um pintor abstrato soviético. Fez parte da vanguarda russa e foi o mentor do movimento conhecido como Suprematismo.
Em Parjómovka, Kazimir completa os cinco anos de Escola de Agricultura; gosta do campo e aprende por si mesmo a pintar as paisagens e os camponeses que o rodeiam. Em Konotop dedica-se exclusivamente a pintar e produzir a sua primeira obra. Em meados dos anos 1890 consegue ser admitido na Academia de Kiev.
Em 1904, após a morte de seu pai, Maliévitch muda-se para Moscou, onde estudou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitectura de 1904 a 1910 e no estúdio de Fedor Rerberg, em Moscovo (1904-1910). Foi um período de muitas descobertas para o jovem artista.
Trabalhou com os poetas Alexei Kruchenykh e Velimir Khlebnikov, e em 1913, fez os cenários da opera futurista Vitória sobre o sol. Era o período do alogismo, da obra ininteligível, que seria substituída pelo suprematismo."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Kazimir_Malevich
yey
ResponderExcluirmuito bonita a obra de kadinsky e malevich, estou iniciando no patchwork e vim olhar formas e cores, obrigada pelo seu conhecimento
ResponderExcluirOlá!! Eu que lhe agradeço seu comentário!! Fico feliz que tenha gostado destas pinturas!! Muito obrigada!!
Excluir