PINTURAS DE ESPIRAIS E FRACTAIS
As espirais giram
e giram infinitamente.
Os fractais crescem
e multiplicam-se perfeitamente.
Símbolos da Evolução e da Simetria na Natureza
Símbolos da Evolução e da Simetria na Natureza
A Simetria Natural
"A alma cativa e obcecada
enrola-se infinitamente numa espiral
de desejo e melancolia.
Infinita, infinitamente."
(Carlos Drummond de Andrade)
Hakon Soreide Artista escocês contemporâneo |
Chris Degenhardt Artista australiano contemporâneo |
Chris Degenhardt
Artista australiano contemporâneo |
"A alma humana avança constantemente, mas sempre em espiral."
(Goethe)
Arte Digital
"Pavão em Espiral" - Amanda Moore Artista digital contemporânea |
O Artista Plástico Hundertwasser e Suas Espirais
Friedensrecih Hundertwasser Artista Plástico austríaco (1828-2000) |
Vídeo: Fractal Zoom
Música: "Inverno"- Allegro non molto ("As Quatro Estações") - Vivaldi
Compositor italiano (1668-1741)
"Somos todos fractais, completamente imperfeitos e geometricamente perfeitos."
Fractais e Espirais em Fotografias
Nautilus |
Interior da concha Nautilus |
Galaxia |
Deserto no Egito |
Espirais Celtas |
Antigo Vaso Grego |
Espiral
"Na matemática, espiral é uma curva plana que gira em torno de um ponto central (chamado polo), dele se afastando ou se aproximando segundo uma determinada lei. Quando se volta para a direita é chamada de dextrogira e para a esquerda de sinistrogira ou levogira."
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Espiral
Espiral - Simbologia
"A espiral é um símbolo de evolução e de movimento ascendente e progressivo, normalmente positivo, auspicioso e construtivo, sobretudo na sua forma. Enquanto plana, a espiral pode ter associado o movimento de evolução e de involução. Na sua versão de espiral dupla, traduz o todo, a união dos contrários, o nascimento e a morte.
A forma da espiral é encontrada em todas as culturas e traduz um movimento ascendente de evolução a partir de um ponto inicial, o que pode até ser associado com a própria progressão da existência. Assim como a vida, a espiral helicoidal projeta-se para o infinito e aparentemente não tem fim. Está associada à Lua, à água, ao feminino, à evolução cíclica, à vida e à fertilidade, e está representada em muitas divindades femininas do paleolítico. O movimento da espiral é também o movimento da energia dos chakras conforme são descritos nas filosofias hindus. Pelo seu lado, a espiral plana está associada ao labirinto, e pode significar um movimento tanto de expansão como de compressão para o centro. A espiral em forma dupla significa o nascimento e a morte e a alternância Yang e Yin. Está associada às duplas serpentes enroladas no caduceu e também às representações do dragão enroscado nas colunas dos templos. Na Índia, a forma da espiral está associada à serpente ígnea, à energia Kundaliní, que dorme enroscada na base da coluna vertebral pronta a ser despertada em estado latente. Apesar de indicar um movimento constante, a espiral traduz ao mesmo tempo equilíbrio e ordem inseridos numa permanente mudança. Em África, a espiral possui o simbolismo da criação da vida e na expansão do mundo e, entre certas tribos, representa o deus masculino e também o movimento das almas e dos espíritos. Em outras culturas muito antigas, a espiral foi usada para gravar nas rochas das montanhas relógios solares."
Fonte: http://www.infopedia.pt/$espiral-(simbologia)
"A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo"
Galileu Galilei (1554-1642) astrônomo italiano
"Em todo o Universo está presente “a marca” ou a presença de Deus responsável pelo fenômeno simétrico da natureza. Ela é constatada através da Proporção Áurea proveniente da Sequência de Fibonacci, que se mostra presente como “o sinal divino” em toda a natureza. Portanto, nas flores, árvores, ondas, conchas, furacões, no do rosto simétrico do ser humano, em suas articulações, seus batimentos cardíacos e em seu DNA."
Fonte: http://pegasus.portal.nom.br/proporcao-aurea-e-sequencia-de-fibonacci/
Forma geométrica que se auto repete dentro de si própria e parece sempre igual, independente da ampliação da imagem.
Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=fractal
"Fractais (do latim fractus, fração, quebrado) são figuras da geometria não-Euclidiana.
A geometria fractal é o ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. Descreve muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica, e foram aplicadas em ciência, tecnologia e arte gerada por computador. As raízes conceituais dos fractais remontam as tentativas de medir o tamanho de objetos para os quais as definições tradicionais baseadas na geometria euclidiana falham.
Um fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente auto similares e de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo.
O termo foi criado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polónia, que descobriu a geometria fractal na década de 70 do século XX, a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar."
No link abaixo mais exemplos da simetria fractal na natureza:
http://www.tudointeressante.com.br/2014/05/18-belos-e-impressionantes-exemplos-de-simetria-na-natureza.html
lindas obras
ResponderExcluirMuito obrigada Giulia!!
ExcluirUm abraço!!