Translate

19 de dezembro de 2015

PAVÃO EM PINTURAS E FOTOGRAFIAS - WALTER CRANE











PINTURAS E FOTOGRAFIAS DE PAVÕES


O Pavão com sua misteriosa plumagem
colorida de inúmeros "olhos",
é conhecido como a "Ave dos Cem Olhos"












 Música: "Carnaval dos Animais" - Camille Saint-Saens
Compositor, pianista e maestro francês (1835-1921)








"Pavão misterioso, pássaro formoso, tudo é mistério nesse teu voar...
Pavão misterioso nessa cauda aberta em leque"
(Trecho Música "Pavão Misterioso" de autoria do compositor brasileiro Ednardo)






























Stacy Craig
Artista norte-americana contemporânea


"Penas" - Mark Ashkenazi
Artista israelense contemporânea



Os Pavões em pinturas Art Nouveau do pintor e ilustrador inglês Walter Crane


"Figo e Pavão" - Walter Crane
Pintor e ilustrador inglês (1845-1915)


Walter Crane
Pintor e ilustrador inglês (1845-1915)













O Estilo Art Nouveau

"A expressão art nouveau é a expressão francesa para "arte nova", e é também conhecida como Jugendstil termo alemão para "estilo da juventude", que recebeu o nome devido à revista Jugend. O art nouveau é uma reação à arte acadêmica do século XIX. É inspirado principalmente por formas e estruturas naturais, não somente de flores e plantas, mas também de linhas curvas.
O art nouveau foi mais popular na Europa, mas a sua influência foi global. O período em que esteve muito em voga foi chamado de Belle Époque. O estilo art nouveau conheceu várias formas com tendências localizadas. Na França, as entradas do metropolitano de Paris feitas por Hector Guimard eram do estilo art nouveau. Emile Gallé praticou o estilo "Escola de Nancy". Victor Horta teve um efeito decisivo na arquitectura na Bélgica. Revistas como a Jugend ajudaram a divulgar o estilo na Alemanha, especialmente como uma forma de arte gráfica, enquanto os secessionistas de Viena influenciaram a arte e a arquitectura de toda a Áustria-Hungria. Art Nouveau também era o estilo de indivíduos distintos como Gustav Klimt, Charles Rennie Mackintosh, Alfons Mucha, René Lalique, Antoni Gaudí e Louis Comfort Tiffany, cada um dos quais interpretou o art nouveau de sua própria maneira.
Apesar de o art nouveau ter sido substituído pelos estilos modernistas do século XX, ele é, atualmente, considerado uma importante transição entre o historicismo e o modernismo. Além disso, os monumentos art nouveau são, atualmente, reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura na sua lista de patrimónios mundiais como contribuições significativas para o patrimônio cultural. O Centro Histórico de Riga, na Letônia, é considerado como "a melhor coleção de construções art nouveau na Europa"[3], tendo sido incluso na lista em 1997, junto com quatro casas (chamadas em francês: Hôtel de maître): Casa Tassel, Casa Solvay, Casa van Eetvelde e Casa-Museu Horta em Bruxelas[4] feitas por Victor Horta (1861-1947). O art nouveau ilustra a transição do século XIX para o XX na arte, pensamento e sociedade."
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Art_nouveau



Pavão em Fotografias





















Vídeo-Música: Pavão Exibindo sua Dança de Acasalamento





Pavão Azul - Pavão Indiano


O Pavão é a ave Nacional da Índia

O pavão-indiano (Pavo cristatus), também conhecido por pavão-comum ou pavão-azul, é uma espécie pertencente ao gênero Pavo da família Phasianidae. Trata-se de uma ave nativa do subcontinente indiano, sendo a ave nacional da Índia.


Simbologia das Penas do Pavão

As penas do pavão contém olhos, chamados Ocelos, os quais simbolizam a preocupação com o mundo. De acordo com a lenda o gigante grego Argos tinha 100 olhos os quais não dormiam em simultâneo. Ao morrer, Hera - a rainha dos deuses - teria colocado esses mesmos olhos nas penas da ave. Ao mesmo tempo, a cauda do pavão é uma representação da abóboda celeste, cujos “olhos” são estrelas.





Os Ocelos nas Penas do Pavão

"Os ocelos nas penas do pavão podem ter menos relação com o acasalamento do que se pensava antigamente
As penas da cauda do pavão são especialmente estruturadas para exibir cada ocelo brilhante sempre que o pássaro (em inglês) abri-las em leque. Isso é feito combinando-se várias camadas de penas umas sobre as outras, chamadas de abrigos superiores da cauda [fonte: National Zoo (em inglês)]. A olho nu, os ocelos parecem ter tons diferentes de azul e verde, mas, na realidade, as fibras da pena têm um pigmento preto [fonte: Milius (em inglês)]. São os diferentes ângulos das nanopartículas dentro dessas fibras que captam e refletem a luz do sol para criar a iridescência [fonte: Milius (em inglês)].
Em raras circunstâncias, os pavões podem nascer sem qualquer pigmento. Esses pavões albinos são totalmente brancos, embora a estrutura de suas penas seja a mesma. Mesmo os ocelos são detectados com facilidade.
De acordo com Charles Darwin, a quantidade e o brilho desses ocelos determinam o grau de sucesso que o pavão terá em atrair fêmeas. Devido a essa forma de seleção sexual, ele sugeriu que os pavões evoluíram gradativamente com caudas mais enfeitadas para atraírem as pavoas.
Durante o período de acasalamento, os machos se reúnem em grupos territoriais chamados de leks. As fêmeas passeiam pelos leks à procura de um novo namorado. Para chamar a atenção das fêmeas, os machos exibem toda sua exuberância, saltitando de um lado para o outro e agitando as plumas. Os ornitólogos chamam essa dança de balanço."


Vídeo: Pavão se Exibindo



O Pavão e a Mitologia Grega

"De acordo com a mitologia grega, o pavão ganhou suas marcas graças a uma mulher chamada Io. Ela era sacerdotisa de Hera (em inglês), esposa de Zeus. Zeus se apaixonou por Io e a transformou em uma novilha para protegê-la da ira e do ciúme de Hera. Hera ficou desconfiada e pediu a Zeus que lhe desse a novilha de presente. De posse do animal, Hera incubiu Argus, homem coberto de olhos, de vigiar Io. Zeus, então, enviou um mensageiro para resgatar a sacerdotisa, matando Argus. Como uma homenagem a Argus, Hera colocou seus "olhos" no pavão."

fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/penas-de-pavao1.htm



6 comentários:

  1. Denise, o pavão sempre me impressionou, é perfeição das mãos do nosso Deus, e os artistas como vc, sempre tão sensíveis a essas belas e cativantes criações...

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline. Concordo com você, o Pavão é um bom exemplo de perfeição criado por Deus. Sempre achei-os instigantes, com sua plumagem exoticamente colorida.
      Beijo

      Excluir
  2. Olá Denise, seu blog é maravilhoso! Obrigada por compartilhar tanta beleza.bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliete, obrigada você pela vista e comentário elogioso. Fico imensamente feliz com pessoas sensíveis como você que apreciam a arte com todas suas belezas. Seja sempre bem vinda!!
      Grande abraço,
      Denise

      Excluir
  3. Ótimo material no seu blog!

    http://pinturasdewilsonsouza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, pela sua visita e por deixar comentário. Volte sempre.
      Att. Denise Ludwig

      Excluir