ARTE FRANCESA
PIERRE-AUGUSTE RENOIR
Parte II
Renoir na Riviera Francesa
Renoir mudou-se de Paris para o sul da França, em 1903 e viveu até sua morte em 1919, aos 78 anos, na cidadezinha Cagnes-sur-Mer.
"Terraços em Cagnes sur Mer" |
Vídeo-Música: "Prelúdios" - Debussy
Claude Debussy: Compositor francês (1862-1918)
Pinturas de Renoir
"Arbustos Floridos - Cagnes-sur-Mer" - Pierre-Auguste Renoir Pintor francês (1841 1919) |
"Floresta de Pinheiros" (Riviera Francesa) |
"Pinheiros Perto de Cagnes sur Mer" |
"Vista de Antibes" |
"Mulher com Sombrinha no Jardim" |
"Praia Le Lavandou" (Cotê d´Azur) |
"No Campo" |
Renoir Pintando
Em 1903 Renoir, mudou-se para Cagnes sur Mer, por recomendação médica. Sua artrite havia piorado e foi aconselhado mudar-se para uma região de clima quente do sul da França.
A Casa de Renoir em Cagnes sur Mer - Cotê d´Azur
Período Iridescente - Quando Renoir mudou-se para Cagnes-sur-Mer
"Chamado pelo pintor de período iridescente, a partir de 1889 Renoir mudaria novamente de estilo. Era uma fase de recuperação da liberdade da juventude. Em 1890 pintou "Duas meninas colhendo flores" (pintura mais acima) e "No Campo" (mais acima). Passou também a pintar muitos nus e retratos (ainda uma das maiores fontes econômicas do pintor).
Em 1894 Renoir teve mais um filho, Jean Renoir, que se tornaria um grande cineasta francês cuja maiores obras seriam A grande Ilusão e A Regra do jogo.
Em 1901 Renoir e Aline tiveram mais um filho, Claude, apelidado de Coco.
Em 1903 Renoir, ao piorar da artrite, mudou-se para Cagnes. Passou a retratar Gabrielle, jovem contratada para servir seus pequenos filhos.
Começou também a esculpir, na esperança de poder expressar seu espírito criativo através da modelagem, mas até para isso ele precisou de ajuda, que veio na forma de dois jovens artistas, Richard Gieino e Louis Morel, que trabalhavam segundo suas instruções.
Apesar das graves limitações físicas, Renoir continuou trabalhando até o último dia de sua vida. Em 1908 pintou sua versão para "O julgamento de Paris". Sua última obra foi Descanso depois do Banho, de 1919, que terminou com dores insuportáveis devido o reumatismo.
Aline morreu em 27 de junho de 1915 em Nice e Renoir em 1919, aos 78 anos, em decorrência de problemas respiratórios. Foi sepultado no Essoyes Cimetière, Essoyes, Champanha-Ardenas na França."
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre-Auguste_Renoir
Nenhum comentário:
Postar um comentário