Translate

25 de julho de 2020

PINTURAS DE SANT´ANA E SÃO JOAQUIM - ARTE E RELIGIÃO - LEONARDO DA VINCI - MASACCIO - FRANCISCO DE ZURBARAN - BRONZINO








ARTE E RELIGIÃO


PINTURAS DE SANT´ANA E SÃO JOAQUIM

OS PAIS DA VIRGEM  MARIA E AVÓS DE JESUS


DIA DE SANT´ANA
26 de Julho



Virgin and Child with Saint Anne (Masaccio) - Wikipedia
"Virgem e Criança com Santa Ana" - Masaccio
Pintor renascentista italiano (1401- 1428)


Santa Ana ou Sant'Ana (do latim Anna, por sua vez do hebraico transliterado Hannah, "Graça") 
foi mãe de Maria, avó de Jesus Cristo.

A Virgem e o Menino com Santa Ana – Wikipédia, a enciclopédia livre
"A Virgem e o Menino com Santa Ana" - Leonardo da Vinci
Pintor renascentista italiano (1452-1519)

Pintura Explicada:

"O tema da pintura acima é o de "Santa Ana trinitária", onde se juntam Santa Ana, a Virgem Maria e o Menino Jesus.
De acordo com a tradição, Santa Ana morreu antes do nascimento de Jesus sendo o tema mais simbólico, reunindo três gerações. Este tema pictórico aparece no século XIII e atinge o seu auge no século XV.
O cordeiro simboliza o sacrifício, e Jesus estando a segurá-lo significa que aceita o seu destino; Maria, como mãe, quer tomá-lo em seus braços para o afastar desse destino de sofrimento. Os primeiros esboços da obra mostram que Santa Ana tenta suster o gesto da Virgem em relação ao filho. A pintura como existe acabou mostrando, pelo contrário, uma atitude contida de Santa Ana, aceitando simbolicamente o destino do seu neto."





"A Virgem e o Menino Jesus com Santa Ana e São João Batista" (Desenho)
Leonardo da Vinci - 
Pintor renascentista italiano (1452-1519)






Música: "Lacrimosa" - Mozart
Wolfgang Amadeus Mozart Compositor austríaco (1756-1791)






"A Imaculada Conceição com São Joaquim e Santa Ana" - Francisco de Zurbarán
Pintor barroco espanhol (1508-1664)


File:MASTER of the Family of Saint Anne.jpg
"Família de Santa Ana"



"Ana, Mãe de Maria" - Agnolo Bronzino
Pintor italiano (1503-1572)



Memorial of Saints Joachim and Anne: Model for an Evangelizing ...



St. Joachim and St. Anne, parents of the Blessed Virgin Mary ...
Abraham Willemsen
Pintor flamengo (1605-1672)

St Joachim, St Anne and the Immaculate Conception – Fr. Dwight ...
"Santa Ana, São Joaquim e a Imaculada Conceição" 


Devotions to St. Joachim




The Holy Family with St. Joachim and St. Anne Painting | Juan ...
"A Sagrada Família com São Joaquim e Santa Ana" - Juan Rodriguez  Juarez
Pintor mexicano (1675-1728)



Saints Joachim and Anne - My Catholic Life!



July 26: ST. JOACHIM AND ST. ANNE. Love your grandparents and all ...



Santa Ana na Basílica de Nossa Senhora da Assunção do Mosteiro de São Bento na cidade de São Paulo, obra de Adrien Henri Vital van Emelen.


Santa Ana ou Sant´Anna

"Sabe-se muito pouco sobre Santa Ana. Sabe-se que esta era mãe de Maria de Nazaré, esposa de São Joaquim e Avó de Jesus. Sabe-se também que esta teria após o nascimento da Virgem Maria tido mais uma ou duas filhas, pois Deus liberara após Joaquim ter ficado 40 dias no deserto. O nome dessas filhas são: Maria Salomé e Maria de Cleofas.

Os dados biográficos que sabemos sobre os pais de Maria foram legados pelo Proto-Evangelho de Tiago, obra citada em diversos estudos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Níssa.
Sant'Ana, cujo nome em hebraico significa graça, pertencia à família do sacerdote Aarão e seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi.
Seu marido, São Joaquim, homem pio fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas Sant’Ana já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência. Ali um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, os dois esposos encontram-se na Porta Dourada de Jerusalém,[1] e algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus. Os autores medievais vêm no seu beijo casto no Encontro na Porta Dourada o momento da imaculada concepção de Maria. Segundo outras versões, preferidas pelos dominicanos e outros maculistas, não há nenhuma sugestão de que Maria tenha sido concebida de outra forma que não a biológica normal após a reencontro dos seus pais.
Eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa "Senhora da Luz", passado para o latim como Maria. Maria foi oferecida ao Templo de Jerusalém aos três anos, tendo lá permanecido até os doze anos.
Pelo texto Caverna dos Tesouros, atribuído a Efrém da Síria, Ana (Hannâ) era filha de Pâkôdh e seu marido se chamava Yônâkhîr. Yônâkhîr e Jacó eram filhos de Matã e Sabhrath. Jacó foi o pai de José, desta forma, José e Maria eram primos.
São João Damasceno, ao escrever sobre o Natal, deixa claro que São Joaquim e Santa Ana são os pais de Maria."


"No Brasil, os empregados que trabalham na produção de cédulas, moedas e outros produtos fabricados na Casa da Moeda do Brasil têm em Sant´Anna sua padroeira.

Os moedeiros e oficiais da Casa da Moeda desde os primeiros tempos da sua existência colocaram-se sob a proteção de Sant'Ana, celebrando anualmente, até os dias de hoje, o seu dia.

A devoção a Sant'Ana obedece a uma tradição vinda de Portugal, onde os moedeiros de Lisboa administravam a Confraria de Sant'Ana da Sé. Era comum, naquela época, cada corporação administrar a Confraria de seu padroeiro."



Cultura Popular

"No Brasil, associa-se Sant'Ana à figura da matrona branca dos engenhos, “que passou a ser considerada guardiã e transmissora da religião”. Para Eduardo Hoornaert, em História da Igreja no Brasil, “Sant’Anna é o símbolo da Casa-Grande ensinando o catecismo ao pessoal da senzala”"



Hoje a Igreja celebra São Joaquim e Sant'Ana, padroeiros dos avós ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário