Translate

3 de outubro de 2013

PINTURAS - FOTOGRAFIAS E MÚSICAS COM ABELHAS - DIA DAS ABELHAS 03 DE OUTUBRO







ARTE NO REINO ANIMAL

PINTURAS E FOTOGRAFIAS DE ABELHAS



Dia das Abelhas
03 de Outubro

"Salve Nossas Abelhas" - Larry Wright
Pintor contemporâneo






"Nada se assemelha à alma como a abelha. Esta voa de flor para flor, aquela de estrela para estrela. A abelha traz o mel, como a alma traz a luz."
(Victor Hugo)


















Música: " Bumblebee" - "Vôo do Besouro"- Rimsky Korsakov
Compositor russo (1844-1908)






Música: "Here Comes The Sun" -  Sheryl Crow
Composição: George Harrison - Beatles
Tema do Filme de Animação "Bee Movie"








"Acredite em Magia" - Karen Margulis
Pintora contemporânea



Música: "Mel" - Maria Bethania
Compositor: Caetano Veloso





Abelhas em Fotografias








"A abelha atarefada não tem tempo para a tristeza."
(William Blake)




























Vídeo - Curta de Animação "Abelha"
Música"Vôo da Abelha"- Rimsky Korsakov
Cartoon de C. Will




A Abelha

"Abelha é a denominação comum de vários insetos pertencentes à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila, aparentados das vespas e formigas. O representante mais conhecido é a Apis mellifera, oriunda do Velho Mundo, criada em larga escala para a produção de mel, cera e própolis."


Colméia de Abelhas - Características

"Toda colméia possui uma abelha rainha. Ela é muito fértil e chega a botar mais de mil ovos por dia. A abelha rainha é a responsável pela reprodução. Ela pode viver até 25 anos, enquanto uma abelha operária vive apenas dois meses, em média.
As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas. Ao buscar seu alimento nas flores, levam junto ao corpo o pólen para outras plantas, possibilitando assim a reprodução das mesmas.
Numa colméia, as abelhas possuem uma hierarquia: as operárias trabalham para trazer o alimento (polén e nectar), vigiar, limpar e cuidar das larvas. Os zangões (em pouca quantidade) tem a função exclusiva de fazer o acasalamento com a rainha e garantir a reprodução. Já a abelha rainha é a responsável exclusivamente pela reprodução.
Quando nascem duas abelhas rainhas, em uma única colméia, elas lutam até a morte para ver quem assumirá a exclusiva missão de garantir a reprodução da colônia.
O principal alimento das abelhas é o néctar produzido pelas plantas e encontrado em diversas espécies de flores.
As abelhas possuem cinco olhos: dois maiores na frente e três menores no topo da cabeça. Possuem também antenas sensíveis, dois pares de asas e uma língua para sugar o néctar das flores.
Uma colméia de tamanho médio pode abrigar até 60 mil abelhas.
As abelhas produzem o mel dentro da colméia para servir de alimento. A geléia real também é produzida e serve de alimento para a abelha rainha
Quando sentem-se ameaçadas, as abelhas podem picar o animal utilizando o seu ferrão. A ferroada é dolorida e é injetado veneno. Embora este veneno seja inofensivo a grande parte dos seres humanos, pode levar a morte se uma pessoa for alérgica ou se uma pessoa não-alérgica receber ferroadas de grande quantidade deste inseto.
Uma abelha pode produzir, em média, cinco gramas de mel por dia."


Feliz Doce Dia das Abelhas





6 comentários:

  1. Que postagem linda... me deu até vontade de pintar abelhas.
    Maravilhosa é a arte, maravilhosas são as abelhas.
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline. A natureza e a arte presentes em nossas vidas. Sempre!! Maravilhas que temos linda e gratuitamente. =)

      Excluir
  2. Uma abelha atarefada não tem tempo para tristezas..... como o ser humano!!! Qdo dava aulas aprendi um pouco sobre esses insetos maravilhosos... eu não fico sem mel .... mas não aprendi com essa poesia .... 🐝

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Rose, que não tenhamos tempo para a tristeza, como as atarefadas abelhas!! É um inseto incrível, com tanta perfeição que constroem seus favos, seguindo a regra de ouro, da perfeição da Natureza Mãe!!
      Também não fico sem mel!!
      Obrigada pelo seu comentário!!

      Excluir
  3. Boa tarde,
    Não pude passar sem lhe dar os parabéns pela qualidade de informação e pela apresentação em geral, fotografia e pintura incluídas, num relacionamento inter-artes muito apreciado aqui por estes lados. Recém-chegada à blogosfera, tenho visto, apesar disso, muitas centenas de páginas. Muito poucas com o interesse e qualidade que coloca nas suas publicações. Bem haja.
    Ana https://ccaana.wixsite.com/my-site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!! Muito obrigada!! Fico feliz que tenha apreciado e fico lisonjeada com seu comentário elogioso!! Gratidão!!
      Volte sempre!!

      Excluir