ARTE EM JOGOS DE DOMINÓ
PINTURAS DE JOGADORES DE DOMINÓ
Edward Joseph Head Pintor inglês (1863-1937) |
Horace Pippin Pintor africano-americano (1888-1946) |
"Jogadores de Dominó" - Christian George Pintor norte-americano contemporâneo |
Luis Diaz Pintor e ilustrador contemporâneo |
"Dominó" - Frank Bramley Pintor inglês (1857-1915) |
"A Menina e as Pedras de Dominó" - Albert Anker Pintor suíço (1831-1910) |
"Jogando Dominó" - Pierre-Auguste Renoir Pintor impressionista francês (1841-1919) |
Jogo de Dominó - Origem
"O jogo aparentemente surgiu na China e sua criação é atribuída a um santo soldado chinês chamado Hung Ming, que viveu de 243 a.C.a 182 a.C.O nome provavelmente deriva da expressão latina "domino gratias" ("graças ao Senhor"), devida a semelhança das peças com as golas dos trajes sacerdotais de então. Outra vertente diz que o nome é derivado dessa expressão que foi incorporada como nome do jogo porque os sacerdotes a pronunciavam ao fazer uma boa jogada."
No Brasil o jogo de dominó aportou por volta do século XVI, trazido pelos portugueses, e virou passatempo, principalmente, para os negros escravos.
"Dominó" - Henry Schnakenberg Pintor norte-americano (1892-1970) |
"O conjunto tradicional de dominós, conhecido como sino-europeu, é formado por 28 peças, ou pedras. Cada face retangular de dominó é divida em duas partes quadradas, ou "pontas", que são marcadas por um número de pontos de 0 a 6, ou deixadas em branco. Um jogo de dominós é equivalente a um baralho de cartas ou jogo de dados, que podem ser jogados em uma diversidade indeterminada de maneiras.
O jogo é formado por peças retangulares, dotadas normalmente de uma espessura que lhes dá a forma de paralelepípedo, em que uma das faces está marcada por pontos indicando valores numéricos. O termo é também usado para designar individualmente as peças que compõem este jogo. Na área matemática das poliformas, um dominó é a figura retangular formada por dois quadrados congruente colocados lado a lado."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Domin%C3%B3
Nenhum comentário:
Postar um comentário