Translate

12 de julho de 2013

PINTURAS COM CANTORAS DE EDGAR DEGAS E OUTROS ARTISTAS








ARTE E CANTORES

PINTURAS COM CANTORES


Dia do Cantor e da Cantora
13 de Julho
(e 27 de Setembro)



Um cantor
usa sua voz
como instrumento musical.
Canta e encanta nossos ouvidos
e nossas almas.



"Senhora Batten Cantando" - John Singer Sargent
Pintor norte-americano (-1856-1925)





Grande voz e intérprete da música brasileira: Marisa Monte



Música: "Ainda Bem" - Marisa Monte






"O Concerto" - Thomas Eakins
Pintor e fotógrafo norte-americano (1844-1916)





EDGAR DEGAS

O artista impressionista francês Edgar Degas,
conhecido como o pintor das bailarinas,
também retratou muitas cantoras.
 Principalmente as cantoras dos "Cafés Parisienses".



"Cantora com Luva" - Edgar Degas
Pintor francês (1834-1917)
"No Café Concerto" - Edgar Degas
Pintor francês (1834-1917)



"Café Concerto no Embaixador" - Edgar Degas


"Cantora em Verde" - Edgar Degas



"Cantora no Café Concerto" - Edgar Degas



"A Cantora" - Edgar Degas

"Cantoras no Palco" - Edgar Degas


O Artista Edgar Degas

Edgar Hilaire Germain Degas (Paris, 1834 - Paris, 1917) foi um pintor, gravurista, escultor e
fotógrafo francês. 
"Degas é conhecido sobretudo pela sua visão particular no mundo do ballet, sabendo captar os mais belos e súbteis cenários. É ainda reconhecido pelos seus célebres pastéis e como um dos fundadores do impressionismo. Muitos dos seus trabalhos conservam-se hoje no Museu d´Orsay, na cidade de Paris, onde o artista nasceu e faleceu. Se o quisermos classificar na história da arte, a maioria das obras consagradas de Degas estão ligadas ao movimento impressionista formado em França nos fins do século XIX, em reação à pintura acadêmica da época. Com ele estavam Claude Monet, Paul Cézanne, August Renoir, Alfred Sisley, Mary Cassatt, Berthe Morisot e Camille Pissarro. Todos eles cansados de serem recusados nas exposições oficiais, se associaram e criaram a sua própria escola para apresentar as sua obras ao público.
A arte impressionista é descrita frequentemente pelos efeitos de luz ao ar livre. Estas características não são, no entanto, aplicáveis a Degas: mesmo tendo sido um dos principais animadores das exposições impressionistas, não se enquadra no movimento que, em nome da liberdade de pintar, caracteriza o grupo. Ao ar livre ele preferia "o que nós só vemos na nossa memória". Dirigindo-se a um pintor ele diz: Para vós, é necessário a vida natural, para mim, a vida fictícia.
Se Degas faz oficialmente parte dos impressionistas, ele não se identifica com eles nas características mais conhecidas. A sua situação de exceção não escapa aos críticos da época, frequentemente desestabilizados pelo seu vanguardismo. Vários dos seus quadros semearam a controvérsia, e ainda hoje a obra de Degas é objeto de numerosos debates pelos historiadores de arte. Edgar Degas repousa no túmulo da família no cemitério de Montmartre em Paris.


O Estilo Artístico de Degas

Degas é considerado vulgarmente como um dos impressionistas, todavia, tal afirmação revela-se um erro, visto que o autor nunca adotou o leque de cores típico dos impressionistas, proposto por Monet e Boudin, e para além disso desaprovou vários trabalhos seus. Pelo contrário, Degas misturava o estilo impressionista - inspirado em Manet - com inspirações conservadoras, com bases assentes na Renascença Italiana e no Realismo Francês. Mas à semelhança de muitos modernistas - desta época ou de outras, veja-se Matisse, que viveu posteriormente, inspirou-se muito nas odaliscas de Dominique Ingres.



O Cantor ou Vocalista

"Na música, um cantor ou vocalista é o músico que canta, ou seja, usa a voz como seu instrumento musical. Um cantor principal ou solista é aquele que canta a voz primária de uma música, enquanto o cantor de apoio (ou o grupo coral) canta a voz de apoio (ou, a parte do canto coral) de uma música. Já diz o ditado popular: quem canta seus males espanta. Além de espantar os males, é capaz de reunir multidões.

E é por isso que o cantor faz tanto sucesso: no uso de sua bela voz, diverte o público e ajuda a trazer a lembrança momentos, pessoas, lugares. Alguns comemoram o dia do cantor no dia 13 de julho, outros consideram o dia 27 de setembro. Mas para o vocalista isso não importa: o que vale é celebrar, cantar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário