PINTURAS NA COR VERMELHA
Vermelho é Quente
Sangue
Coração
Coração
Paixão
Desejo
Vermelho é Intenso
Forte
Tem Poder
Vida
Agitação
Música: "Red Rain" ("Chuva Vermelha") - Peter Gabriel
Compositor inglês contemporâneo
Desejo
Vermelho é Intenso
Forte
Tem Poder
Vida
Agitação
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"Ramos da Amendoeira em Flor" - Vincent van Gogh Pintor holandês (1853-1890) |
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"Chuva Translúcida" - Jane Mackay Pintora australiana contemporânea |
Música: "Red Rain" ("Chuva Vermelha") - Peter Gabriel
Compositor inglês contemporâneo
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Kandinsky Pintor russo (1866-1944) |
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Matisse Pintor francês (1869-1954) |
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"Sala Vermelha" - Matisse Pintor francês (1869-1954) |
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"Estúdio Vermelho" - Matisse Pintor francês (1869-1954) |
Vermelho na Psicologia das Cores
"Vermelho é a cor própria dos anúncios publicitários, transmite energia e vigor; também é a cor de todas as paixões, do amor ao ódio; é a cor dos reis e do socialismo, da alegria e do perigo; era usado pelos imperadores romanos e pode evocar a guerra e o mau. Assim, simboliza sensualidade, calor, agressividade, sangue, fogo, revolução, ação, paixão, força, desconfiança, destruição, crueldade e raiva. Aumenta a atenção, é estimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica."
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"Sol Vermelho" - Joan Miró Pintor catalão (1893-1983) |
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"Vermelho" - Joan Miró Pintor catalão (1893-1983) |
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"Sala de Jantar" - Pierre Bonnard Pintor francês (1867-1947) |
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Vincent van Gogh Pintor holandês (1853-1890) |
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Vincent van Gogh Pintor holandês (1853-1890) |
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Georgina de Albuquerque Pintora brasileira (1885-1962) |
Pintora brasileira (1885-1962)
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Jorge Reider Pintor Autríaco-Brasileiro (1912-1962) (Conhecido como o pintor das rosas) |
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Renoir Pintor francês (1841-1919) |
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"Papoulas" - Georgia O'Keeffe Pintora norte americana (1887-1986) |
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"Cana Vermelha"- Georgia O'Keefe Pintora norte americana (1887-1986) |
Música: "Vermelho" - Vanessa da Mata
Cantora brasileira contemporânea
As Pinturas Vermelhas
do Artista Plástico Brasileiro
Newton Mesquita
Música: "Lady in Red" ("Dama de Vermelho") - Chris DeBurgh
Mulheres de Vermelho
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"Menina de Vermelho" - Edgar Degas Pintor francês (1834-1917) |
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"Blusa Vermelha" - Egon Schiele Pintor austríaco (1890-1918) |
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"Blusa Listrada" - Pierre Bonnard Pintor francês (1867-1947) |
Alfred Émile Stevens Pintor belga (1823-1906) |
"Há 40 mil anos, foram criados os primeiros pigmentos. Combinando carvão queimado, gordura animal e solo, os artistas criaram uma paleta básica de cinco cores: amarelo, vermelho, preto e branco. As experimentações e a criação de novos pigmentos – como o azul, roxo, verde e amarelo – deram-se através dos diversos movimentos da história da arte – da Renascença ao Impressionismo. Na série “Breve história das cores na arte”, acompanharemos as experimentações e os significados das cores ao longo da história.
Empregado pela primeira vez nas paredes das cavernas pré-históricas, o vermelho, como apontam achados arqueológicos em regiões da China e África do Sul, era utilizado tanto para fins estéticos, para pintar os corpos, como religiosos, simbolizando o sangue em oferenda aos mortos.
Durante o período Neolítico, o pigmento vermelho passou a ser extraído da cochonilha, inseto mais comumente encontrado em árvores da região Mediterrânea. Os antigos denominavam a cor vermelha de escarlate. A tonalidade mais utilizada era o ocre, empregada, também, em itens de louça, estatuaria e decoração.Para os egípcios, a cor vermelha representava a vida, a saúde e a vitória, e, por esta razão, era frequentemente utilizada para pintar os corpos durante celebrações religiosas. As mulheres egípcias também utilizavam o corante vermelho para pintar os lábios e as faces.
Entre os povos maias, asiáticos e europeus, o vermelho simbolizava a majestade e a autoridade dos impérios. Durante a Era Cristã, os trajes sacerdotais passaram a ser vermelhos, simbolizando o sangue de Cristo."
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"Vestido Vermelho" - Cézanne Pintor francês (1839-1906) |
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"Melancolia" - Edgar Degas Pintor francês (1834-1917) |
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George Hendrik Breitner Pintor holandês (1857-1923) |
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"Moça de Quimono Vermelho Deitada" - George Hendrik Breitner Pintor holandês (1857-1923) |
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George Hendrik Breitner Pintor holandês (1857-1923) |
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Charles Hawthorne Pintor norte americano (1862-1930) |
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John Everett Millais Pintor inglês (1829-1896) |
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Renoir Pintor francês (1841-1919) |
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Renoir Pintor francês (1841-1919) |
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Renoir Pintor francês (1841-1919) |
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"Vestido Vermelho" - Charles Hawthorne Pintor norte americano (1862-1930) |
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Thomas Anshutz Pintor norte americano (1851-1912) |
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"Retrato de Moça com Vestido Vermelho" - Alexander Werneck Grigorievich |
Vermelho
"Vermelho, também chamado de encarnado e escarlate, é um número de cores semelhantes evocadas pela luz constituída essencialmente pelos maiores comprimentos de onda visíveis pelo olho humano, aproximadamente na gama de 630 a 740 nm.1 Comprimentos de onda mais longos do que isso são chamados de infravermelhos ou abaixo do vermelho, e não podem ser vistos a olho nu por pessoas.2 O escarlate é utilizado como uma das cores aditivas primárias da luz, complementar ao ciano, nos sistemas de cores vermelho-verde-azul. O vermelho é também uma das cores subtrativas primárias no espectro de cores vermelho-amarelo-azul, mas não no espectro de cores ciano-magenta-amarelo-preto. É ainda, junto ao azul e ao amarelo, uma das cores pigmento-primárias.
Seu nome se origina da palavra para pequeno verme na língua latina, derivando primariamente do grego. Na natureza, descreve um planeta e as estrelas gigantes, além de estar ligado a reações físicas e intimidação. Colore ainda minerais, vegetais, pele, escamas, pelos e penas dos animais. Historicamente, seu datado primeiro uso é marcado na Pré-História, quando representava as caçadas; com o passar dos anos, conquistou significados positivos e negativos, que iam desde fertilidade e boa sorte à cor do deus Seth.
Na cultura humana, representa desde habilidades comunicativas aos nomes de bandas e ruas, não apenas na língua portuguesa. Ao longo do tempo adquiriu seu próprio simbolismo e valor psicológico na comunicação global. Significou riqueza e poder, e hoje é sinônimo do proibido, do violento, do apaixonante e do amoroso. É ainda elemento presente em terapias, religiões e até mesmo no senso comum."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vermelho
"O vermelho possui diferentes nomes devido a variação de sua obtenção, que podia vir de um minério, de um vegetal ou até mesmo de um inseto (Cochilha)."
A Cor Vermelha nas Artes
"O vermelho está presente na produção artística desde que o homem começou a pintar.
Na Pré-História, achados arqueológicos mostram a utilização de ocre vermelho em pinturas de cavernas.
Os artistas daqueles tempos eram chamados também de paleolíticos, como o homem e o período, e usavam dos dedos tanto para preparar a tinta, quanto para pintar. No Egito Antigo, durante o tempo compreendido entre 8000 e 5000 a .C, foi desenvolvida a chamada arte egípcia, que incluía pinturas feitas em sarcófagos, paredes e papiros. Para isso, eram utilizadas cores naturais e sintéticas. Entre as naturais estava o vermelho, obtido também através do ocre, conhecido também pelos gregos e romanos. Os europeus, por sua vez, possuíam uma técnica de pintura em cerâmica, na qual não usavam de uma tinta vermelha, mas sim de uma preta: o fundo, natural deste material, dava a impressão do desenho ser vermelho, ao passo que os contornos eram em pigmentos negros.
Já no Oriente, para a obtenção da cor vermelha, chineses e japoneses usavam do zarcão, conhecido ainda como vermelho de chumbo, enquanto na América do Norte, o vermelho vinha da calcinação do ocre amarelo e de fungos das pináceas.
Na América do Sul, alguns indígenas usavam o vermelho do urucum em uma espécie de arte corporal (pintada no corpo) para atrair a vivacidade da cor.
Na história do vermelho na arte, destacaram-se os pigmentos naturais. Na arte medieval, o minium (cinábrio) e a sinopia (ocre rico em hematita) já eram conhecidos dos artistas da Antiguidade Clássica sendo, inclusive, descritos por Plínio em seus escritos. Na Idade Média, a sinopia passou a designar algumas tonalidades deste ocre, encontradas em murais e pinturas de cavalete até o século XIV. Na iluminura da época, outro pigmento vermelho natural foi usado, também já conhecido na Antiga Grécia e na América do Norte: o vermelho de chumbo, que era barato, fácil de produzir e coloriu policromias escultóricas e painéis do século XII ao XV. Ainda durante este período foi descoberto outro tom de vermelho, chamado vermelhão, também natural, oriundo do sulfeto de mercúrio. Um dos exemplos deste vermelho está na obra de Giotto, chamada "O Pentecoste". Nesta pintura, o vermelho do mosaico presente na arquitetura e nas roupas dos discípulos é o vermelhão."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vermelho
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