ARTE E CIDADES
PINTURAS DE PRAGA
Cidade das Cem Torres
Fotografia |
Yuriy Shevchuk Pintor ucraniano contemporâneo |
Yuriy Shevchuk Pintor ucraniano contemporâneo |
Praga ou Prague, capital da República Checa, é uma das cidades mais bonitas do Leste Europeu.
O rio Moldava ou Vltava em checo, com suas lindas pontes enriquece a beleza natural da cidade.
O compositor Smetana inspirou-se no rio Moldava para compor um movimento de seu poema sinfônico "Ma Vlast", que significa "Minha Terra".
Música: "Moldava" - Smetana
Compositor checo (1824-1884)
Imagens da Cidade de Praga
A Famosa Ponte Carlos
A antiga ponte que une a Cidade Velha ao Castelo de Praga
"A pérola nas águas do rio Moldava é com certeza a Ponte de Carlos, construída no ano de 1357 pelo arquiteto Petr Parléř, durante o reinado de Carlos IV. O ponte une a Cidade Velha ao bairro Cidade Pequena (Malá Strana), uma zona formosa que se estende aos pés do Castelo de Praga. Nesta parte da cidade encontram-se muitos palácios em vários estilos arquitetônicos que são atualmente sedes diplomáticas em sua maioria. Os locais mais visitados são a Igreja de São Nicolau, de estilo barroco e a Igreja de Nossa Senhora da Vitória com o famoso Menino Jesus de Praga." (e também há uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, do Brasil)
Fonte: http://www.czechtrade.com.br/sobre-a-republica-tcheca/praga/
Fotografia |
Praga é considerada a "Paris" do Leste Europeu
e conhecida como Praga Dourada, a cidade que está no coração da Europa
Marek Vodvarka Pintor contemporâneo |
Victoria Francisco Pintora checa contemporânea |
Victoria Francisco Pintora checa contemporânea |
Música: "Humoresque - Op 101 - n.18" - Dvorak
Compositor checo (1841-1904)
Yuriy Shevchuk Pintor ucraniano contemporâneo |
Yuriy Shevchuk Pintor ucraniano contemporâneo |
Yuriy Shevchuk Pintor ucraniano contemporâneo |
Praga é a cidade natal do grande artista da "Art Nouveau",
Alphonse Mucha
Alphonse Mucha
A Art Nouveau
"A 'Art Nouveau' é um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas – especialmente o inicio da arte aplicada à industria – que foi muito apreciado de 1890 até os anos 1910. Antes da Primeira Guerra Mundial, o estilo mudou para um estilo mais geométrico, uma característica do movimento artístico em cima do qual levará: o 'Art Deco' (1920-1940).
O nome 'Art Nouveau' é do francês “arte nova”, e é também conhecida como Jugendstil, em alemão para “estilo da juventude”, que recebeu o nome devido à revista Jugend.
O Art Nouveau é uma reação à arte acadêmica do século XIX e inspirado principalmente por formas e estruturas naturais, não somente em flores e plantas, mas também em linhas curvas.
Foi um estilo artístico mais popular na Europa, mas sua influencia foi global. O período em que esteve muito em voga foi chamado de 'Belle Époque'.
Na França, as entradas do metrô de Paris feitas por Hector Guimard, eram do estilo Art Nouveau e Emile Gallé praticou o estilo "Escola de Nancy". Victor Horta teve um efeito decisivo na arquitetura na Bélgica. Revistas como a Jugend ajudaram a divulgar o estilo na Alemanha, especialmente como uma forma de arte gráfica, enquanto os secessionistas de Viena influenciaram a arte e a arquitetura de toda a Áustria-Hungria. A Art Nouveau também era o estilo de indivíduos distintos como Gustav Klimt, Charles Rennie Mackintosh, Alfons Mucha, René Lalique, Antoni Gaudí e Louis Comfort Tiffany, cada um dos quais interpretou o Art Nouveau de sua própria maneira."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Art_nouveau
Alphonse Mucha e a Art Nouveau
"Alphonse Mucha usou o estilo em Praga e Morávia (parte da atual Republica Tcheca); seu estilo de Art Nouveau foi associado com o Renascimento Nacional Tcheco. Secções “fin du siècle” de Praga revelam prédios modestos incrustados com imagens de folhas e mulheres que curvam e giram através das fachadas. Exemplos de Art Nouveau na cidade, juntamente com os exteriores de muitos prédios de apartamento e comerciais, são a Casa Municipal, o Hotel Pariz, Mercado Municipal de Smíchov, Hotel Central, as janelas da capela St.Wenceslas na Catedral St. Vitus, a estação de trem principal, o Hotel Grand e a “Jubilee Synagogue”. O cemitério Olsany e o novo cemitério judeu também são exemplos importantes de Art Nouveau. Em Tcheco, Art Nouveau é conhecido como Secese, um nome adotado do termo Austríaco “secessionismo”.
O estilo foi fortemente influenciado pelo artista Tcheco Alfons Mucha quando ele produziu um pôster litografado(ver abaixo), que apareceu em 1 de Janeiro de 1895 nas ruas de Paris, como uma propaganda para a peça Gismonda por Victorien Sardou com a Sarah Bernhardt. O pôster popularizou o novo estilo artístico e seu criador para os cidadãos de Paris. Inicialmente denominado "Style Mucha", seu estilo logo ficou conhecido como Art Nouveau."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Art_nouveau
Poster de Propaganda de Alphonse Mucha |
"As Pedras Preciosas: Rubi, Ametista, Esmeralda e Topásio" - Alphonse Mucha |
"Poesia, Dança e Música" - Alphonse Mucha |
A Cidade de Praga
"Com a sua história extensa e localização especial entre o Oriente e o Ocidente, Praga é uma das maiores atrações da Europa Central. Uma simbiose única de culturas, tradições, “desfiles" de todos os estilos arquitetônicos e um cenário natural aconchegante difícil de encontrar em qualquer outra cidade. Seus 1.215.100 habitantes fazem de Praga uma das menores capitais na Europa.
Após a Primeira Guerra Mundial e como conseqüência da queda do império dos Habsburgos, no dia 28 de outubro de 1918 foi fundada a Tchecoslovaquia e Praga tornou-se a capital do estado. Em 1930, a cidade já era uma metrópole multi-étnica na vanguarda do desenvolvimento industrial, capital artística, literária e arquitetônica, e a sua população contava com 850.000 habitantes.
Nestes últimos séculos, a cidade tem continuado o seu crescimento estreitamente vinculado ao mundo germânico e vienense. Dele provém, em grande medida, a Praga Moderna. Assim, o estilo neo-renascentista próprio de importantes edifícios do século passado deve-se a arquitetos como Zítek, Schulz, Mocker e Wiehl. O estilo Art Nouveau, união do Jugendstil alemão e Art Nouveau vienense dos séculos XIX e XX também deixariam seu marco em muitas moradias da Praga dessa época.
Movimentos artísticos como o Cubismo, o Construtivismo e o Funcionalismo encontraram uma boa acolhida entre os círculos artísticos de Praga, assim como se conhece o magnífico desenvolvimento da literatura tcheca e a intensa produção de música, com destacados nomes como Smetana, Dvořák e Janáček.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade perdeu o seu caráter multi-étnico e deu passagem a uma nova etapa de indiscutível predomínio tcheco. Hoje em dia, a cidade continua com sua evolução cultural absorvendo e oferecendo eventos contemporâneos. O jeito de vida moderno e encanto da romântica capital transformaram Praga novamente em um centro multi-cultural e atrativo.
Fonte: http://www.czechtrade.com.br/sobre-a-republica-tcheca/praga/
Praga a Cidade do Escritor Checo Kafka
"Franz Kafka foi um dos maiores escritores de ficção do século XX.
De origem judaica, nasceu em Praga, e escrevia em língua alemã.
O conjunto de seus textos— na maioria incompletos e publicados postumamente — situa-se entre os mais influentes da literatura ocidental.
Em obras como a novela A Metamorfose (1912) e romances como O Processo (1925) e O Castelo (1926), retratam indivíduos preocupados com um pesadelo de um mundo impessoal e burocrático."
"Kafka" - Alexander Ilichev Pintor contemporâneo russo |
"O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida."
(Franz Kafka)
"Talvez haja apenas um pecado capital: a impaciência. Devido à impaciência, fomos expulsos do Paraíso; devido à impaciência, não podemos voltar."
(Franz Kafka)
(Franz Kafka)
Nenhum comentário:
Postar um comentário