Translate

10 de agosto de 2014

PINTURAS DE SANTA CLARA DE ASSIS








ARTE E RELIGIÃO


PINTURAS DE SANTA CLARA


Dia de Santa Clara de Assis
11 de Agosto



Santa Clara de Assis
Em italiano Santa Chiara d'Assisi
Santa caridosa e devota
Fundadora da Ordem Religiosa de Santa Clara ou Ordem das Clarissas
Amiga de São Francisco de Assis
Ela o seguiu e também fez voto de pobreza
E passou a vida ajudando os pobres


"Santa Clara" - Afresco na Basílica de Santa Clara - Simone Martini
Pintor italiano (1284-1344)




Música: "Jesus, Alegria dos Homens" - Bach
(Imagens de Santa Clara de Assis)




"Santa Clara de Assis" - Afresco da Basílica de Santa Clara - Autor desconhecido











Clara de Assis

"Nascida como Chiara d'Offreducci em Assis (Itália), no dia 16 de Julho de 1193, e falecida em Assis, no dia 11 de Agosto de 1253,
Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.

Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Clara_de_Assis



Ordem das Clarissas - Santa Clara de Assis

"A Ordem de Santa Clara (ou Ordem das Clarissas) é uma ordem religiosa monástica feminina católica. Fundada em 1212 por São Francisco de Assis, que lhe redigiu a regra, foi aprovada pelo Papa Gregório IX.
Em 1212, a jovem Clara de Assis seguiu o exemplo de São Francisco de Assis e viveu, dentro da clausura e na contemplação, o ideal de pobreza evangélica. Surgiu, assim, a Ordem das Clarissas, ou a Segunda Ordem Franciscana.
A Ordem de Santa Clara que se fundou no Convento de São Damião, em 1212, sob a orientação de Santa Clara e de São Francisco e que teve sempre o apoio dos Frades Menores, depressa se estendeu por toda a Europa e constitui hoje, com cerca de 1500 mosteiros em todos os continentes, a Ordem de Clausura mais numerosa em toda a Igreja. Em 2012 a ordem contava com cerca de 20 mil clarissas em mais de 70 países."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_das_Clarissas




"Irmão Sol - Irmã Lua"
São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis

"Santa Clara e São Francisco" Simone MartinePintor italiano (1284-1344)



Música: "Irmão Sol, Irmã Lua" - Donavan
Compositor e intérprete escocês contemporâneo
(Música-Tema do filme com o mesmo nome, em versão inglesa, do diretor Franco Zefirelli)







"Por Amor a Cristo não há dor que me faça sofrer."
(Santa Clara de Assis)


"Santa Clara Meditando"


 Clara ao cortar os cabelos em sua Ordenação




"Clara Salvando a Criança dos Lobos"

"Bispo de Assis Entregando a Palma para Santa Clara" - Painel Alemão de Nuremberg

"Este painel (acima) é um dos vários sobreviventes de um retábulo dedicado à vida de Santa Clara. O retábulo foi feito para o convento das Clarissas em Nuremberg ou para a de Bamberg, uma comunidade que, em sua fundação, em 1342, incluiu oito freiras de Nuremberg. Santa Clara fundou a ordem em 1212 com a ajuda de São Francisco de Assis; seu governo, que pedia a pobreza absoluta, recebeu a confirmação papal em 1253. Os painéis deste altar estão entre os primeiros exemplos existentes de pintura do painel alemão."
Fonte: http://www.metmuseum.org/collection/the-collection-online/search/469892 



"A Visão de Santa Clara" - Sebastiano Conca
Pintor italiano (1680-1764)

"Santa Clara e as Irmãs Clarissas" Igreja de São Damiano em Assis, Itália

"A Morte de Santa Clara" - Bartolomé Esteban Murillo
Pintor espanhol (1617-1682)


"Nunca perca de vista o seu ponto de partida."
(Santa Clara de Assis)

"Se olhares para Deus, o que tanto te preocupa vai parecer insignificante."
(Santa Clara de Assis)


"O silêncio é a linguagem de quem ama; 
é melhor que a palavra humana 
renuncie e se exprima 
com afeto. 
Somente a alma, 

na sua linguagem silenciosa,
consegue fazer o que sentimos."
(Santa Clara de Assis)




Dois Anos deste Blog De Arte em Arte - 11 de Agosto de 2014

Completando dois anos hoje, no dia de Santa Clara, e véspera do Dia Nacional das Artes, venho mais uma vez agradecer as pessoas que me acompanham e que são apreciadores das artes, principalmente das pinturas, das músicas e poemas.
Continuo apaixonada por este mundo que percorre através das artes de todos os tempos. Sou gratificada por ver todos os dias novas pinturas, descobrindo novos artistas e comprovando que a arte é viva. Sim, a arte é vida e é viva. Além de viva, a arte é unificadora, transformadora, transgressora, enfim, a arte está em tudo e em todos. 
Arte é presença pontual, ou seja, ela vem, ela vai e está sempre presente no momento certo. Na hora que precisamos a arte nos acompanha, queiramos ou não, consciente ou inconscientemente ela está sempre ao nosso lado, ou melhor ainda, está dentro da gente. Seja em uma música que escutamos por acaso, e gostamos, é arte, seja por uma pintura que vemos sorrateiramente, e ficou gravada nos nossos olhos, uma casa ou monumento, uma escultura que nos faz interrogar seu real significado, seja um livro, que nos transporta e nos faz sonhar, um poema, que toca profundamente nosso coração, tudo é arte e é muito bem vinda, sempre! Nossa alma é mais completa quando quanto mais arte está presente para preenchê-la, para maravilhá-la.
Sinto que assim como uma oração, a arte acalma e nos transporta mais facilmente em contato com Deus e com a natureza. Amém.
Obrigada!


(Obs.: Falando aqui de Santa Clara e das Clarissas, suas seguidoras, Clarissa é o nome de uma das minhas filhas. Eu e meu marido gostamos muito dos significados dos nomes. Assim, escolhemos o nome Clarissa, origem do nome Clara, iluminada, de Santa Clara; e o nome da nossa filha mais velha, Cristina, por ser origem de Cristo, Christ, o ungido, abençoado. E assim são nossa filhas, abençoadas e iluminadas. Amém.)




2 comentários:

  1. Que lindo Denise.... gostei muitíssimo músicas,seu depoimento final significativo... bjo no 💓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, muito obrigada!! Minha incentivadora!!
      Lindas músicas sim!!
      E o depoimento foi de coração, num período que este blog foi um grandioso aliado, que preencheu minha alma numa fase de imensa carência que eu passei.
      Beijo!!

      Excluir