Translate

3 de dezembro de 2018

ARTE - MITOLOGIA - VENUS - AFRODITE - PARTE I - PINTURAS - DEUSAS MITOLÓGICAS - GRECO-ROMANAS - BOUGUEREAU - GIORGIANO - TICIANO - VELAZQUEZ - RUBENS









ARTE E MITOLOGIA

VÊNUS E AFRODITE

Parte I


Pinturas das Deusas Mitológicas
Greco-Romanas


Ambas eram deusas do amor e da beleza:
No culto grego foi Afrodite que incorporava estes atributos.
Na mitologia romana, a deusa do amor e da beleza era conhecida como Vênus .



Resultado de imagem para William-Adolphe Bouguereau venus
"Nascimento de Vênus" - William-Adolphe Bouguereau


Música: "Vênus e Adonis" - John Blow
Compositor inglês (1640-1708)




Vênus é a deusa do panteão romano
equivalente a Afrodite no panteão grego



Afrodite

"Afrodite (Aphrodite) é a deusa do amor, da beleza e da sexualidade na antiga religião grega. Responsável pela perpetuação da vida, prazer e alegria. Historicamente, seu culto na Grécia Antiga foi importado da Ásia, influenciado pelo culto de Astarte, na Fenícia, e de sua cognata, a deusa Ishtar dos acádios. Ambas eram deusas do amor, e seus atributos e rituais foram incorporados no culto grego a Afrodite. 

Na era romana, seria a vez de Afrodite ser a influência, dando origem à sua equivalente romana, a deusa Vênus.

Na mitologia grega, a versão mais famosa do seu nascimento contada por Hesíodo, ela nasceu quando Cronos cortou os órgãos genitais de Urano e arremessou-os no mar; da espuma (aphros) surgida ergueu-se Afrodite. No entanto para Homero, anterior a Hesíodo, ela era filha de Zeus e Dione. Durante o período de Platão, os gregos haviam solucionado este conflito afirmando que Afrodite tem dois aspectos diferentes, sem individualizar o culto: a primeira Afrodite Urânia, seria a Afrodite celeste, do amor divino e homossexual. A filha de Zeus seria a Afrodite do amor comum, do povo, denominada Afrodite Pandemos de onde emanava o amor físico e desejos lascivos. Os principais mitos envolvendo a deusa são a saga da Guerra de Troia, onde ela protegeu a cidade de Troia e os amantes Helena e Páris; sua perseguição a mortais que a ofenderam, como Psiquê e Hipólito; as bênçãos dadas a fiéis como Pigmaleão para viverem com suas amadas; e seus diversos casos amorosos, como Ares e Adônis.
Afrodite recebeu vários epítetos, principalmente porque seus cultos variavam em cada cidade grega. Recebeu os nomes de Citere ou Citereia (Cytherea) e Cípria (Cypris) por dois locais onde seu culto era célebre na Antiguidade, Citera e Chipre - cada um deles alegando ser o local de nascimento da deusa. Afrodite ainda recebia muitos outros nomes locais, como Acidália e Cerigo, utilizadas em regiões específicas da Grécia. Mesmo com os cultos diferentes, os gregos reconheciam a semelhança geral entre todas como sendo a única Afrodite.
Afrodite, juntamente com Apolo, representa o ideal de beleza dos gregos antigos. Ela foi constantemente reproduzida nas Artes, da Antiguidade à Idade Contemporânea, dada a oportunidade dos artistas imaginarem uma beleza divina. Nos dias atuais, seu mito continua exercendo influência na cultura, e muitas vertentes do neopaganismo voltaram a lhe prestar culto."
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Afrodite


Vênus

"O mito do nascimento conta que Vênus surgiu de dentro de uma concha de madrepérola, tendo sido gerada pelas espumas (aphros, em grego). Em outra versão, é filha de Júpiter e Dione. Era considerada esposa de Vulcano, o deus manco, mas mantinha uma relação adúltera com Marte.

Vênus foi uma das divindades mais veneradas entre os antigos, sobretudo na cidade de Pafos, onde o templo era admirável. Tinha um olhar vago, e cultuava-se o zanago dos olhos como ideal da beleza feminina. Possuía um carro puxado por cisnes.
Vênus possui muitas formas de representação artística, desde a clássica (greco-romana) até às modernas, passando pela renascentista. É de uma anatomia divinal, daí ser considerada pelos antigos gregos e romanos como a deusa do erotismo, da beleza e do amor.
Os romanos consideravam-se descendentes da deusa pelo lado de Eneias, o fundador mítico da raça romana, que era filho de Vénus com o mortal Anquises."
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%AAnus_(mitologia)


Adonis

"A figura de Adônis é relacionada desde a antiguidade clássica, ao modelo de beleza masculina. Adon significa Senhor em fenício e foi na Grécia Antiga que sua lenda adquiriu maior significação. O nascimento de Adônis foi fruto de relações incestuosas entre Smirna ou Mirra e seu pai Téias, rei da Assíria, que enganado pela filha, com ela se deitou 12 vezes. Quando percebeu a trama, Téias quis matá-la e Mirra pediu ajuda aos deuses que a transformaram em uma árvore, a Mirra. Da casca dessa árvore nasceu Adônis."





"Afrodite foi continuamente retratada por artistas de todo o mundo, sendo um dos mitos mais representados. Segundo alguns autores, o motivo das muitas representações de Afrodite/Vênus é "porque nas pinturas de Afrodite sentimos a força de uma deusa fascinante, certamente porque é a senhora do amor, e em nosso imaginário, não há nada mais belo. Mas antes de tudo, ela é a deusa da beleza, e não há nada mais apaixonante do que a imagem do belo"."
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Afrodite



"Vênus e Marte Surpreendidos por Vulcano" (ou "Afrodite e Ares Surpreendidos por Hefesto") - Alexandre Charles Guillemot



Afrodite no centro acompanhada de Eros. Atena e Hera ao fundo.




"Vênus, Psiquê e Cupido" -  Padovanino - Alessandro Varotari 
Pintor italiano (1588-1649)


"Vênus e Adônis" - François Lemoyne
Pintor francês (1688-1737)

Morte de Adonis

Resultado de imagem para adonis e afrodite



Afrodite, em afresco de Pompeia, c. ano 1 d.C.






A Deusa Vênus Deitada


"Vênus Adormecida" - Giorgione
Pintor italiano (1478-1510)

"Vênus de Urbino" - Ticiano
Pintor italiano (c. 1488-1576)




A Deusa Vênus ao Espelho


"Vênus ao Espelho" - Velásquez
Pintor espanhol (1599-1660)


"Vênus no Espelho" - Rubens
Pintor flamengo  (1577-1640)

"Vênus com um Espelho" - Ticiano
Pintor italiano ( (c. 1488-1576)







Nenhum comentário:

Postar um comentário