Translate

30 de abril de 2019

EDGAR DEGAS - AS PINTURAS DE MULHERES APÓS O BANHO - MULHERES E CHAPÉUS DE EDGAR DEGAS MULHERES TRISTES E PENSATIVAS DE EDGAR DEGAS






EDGAR DEGAS E AS PINTURAS DE MULHERES

PARTE II


DEGAS ALÉM DAS BAILARINAS 


Mulheres Após o Banho
Mulheres e Chapéus
Mulheres em Diversos Lugares



Mulheres Após o Banho







Música: "Gynnopedie 3" - Erik Satie
Compositor e pianista francês (1866-1925)









Degas desenhou e pintou inúmeras obras de arte com mulheres, saindo do banho,  secando-se com toalhas após p banho e penteando o cabelo. 
"Dizia ele que pretendia pintar como se observasse através do buraco de uma fechadura." 


"As pinturas das mulheres na sua intimidade, se vestindo ou se despindo, nuas, agachadas na bacia de banho ou se esfregando com uma esponja chocaram o pudor burguês de sua época. Ele uma vez declara: “eu as mostro sem sua vaidade, ao estado de animais que se lavam”. Essas pinturas permitiam a Degas renovar sua visão do corpo e analisar poses que nenhum pintor havia se preocupado em registrar ou estudar até então."






"Somente quando não se sabe o que está fazendo, um pintor faz as boas obras."
(Edgar Degas)






Degas foi também fotógrafo e como tal  traz para sua pintura um enquadramento peculiar, inovador na pintura de seu tempo: o objeto da pintura aparece como se o pintor tivesse fotografado a cena ao passar por ela, deixando alguns pontos fora de foco ou de esquadro.
"Degas foi um dos primeiros artistas a fazer uso da fotografia e, ao mesmo tempo, incluí-la na problemática de sua pintura."


Fotografia e Pintura




















Mulheres e Seus Chapéus






"Além de pinturas com tintas a óleo, pastel e guache, Degas dedicou-se também a outras técnicas, como gravura, modelagem em cera e fotografia. Ele gostava de experimentar diversos materiais e meios de criar imagens.
Por algum tempo, Degas foi marginalizado como “o pintor das bailarinas”. Mais tarde, porém, foi reconhecido como um dos artistas mais complexos e inovadoras de sua geração. Sua obra influenciou artistas como Pablo Picasso e Henri Matisse."





"Na Loja de Chapéus"


"Na Modista de Chapéu"


"As Modistas de Chapéus"




Mulheres de Penteando







Mulheres Tristes,  Pensativas ou Contemplativas







"O Copo de Absinto"


"Mulher Sentada na Varanda"





"Mendiga Romana"





"A Inválida"

Nenhum comentário:

Postar um comentário