Translate

4 de junho de 2019

ARTE FRANCESA - PAUL CÉZANNE - PARTE I - MONTE SAINTE VICTORIE - AIX EN PROVENCE




ARTE FRANCESA

PAUL CÉZANNE

Parte I

O Pintor Francês Mais Provençal
Nasceu, Viveu e Morreu na Provence


O Monte Sainte Victorie em Aix en Provence




Série das Pinturas do Monte Sainte Victoire

Cézanne pintou mais sessenta quadros com esta montanha como protagonista. As variantes do Monte Sainte Victoire foram pintadas de diferentes ângulos, horários e estações do ano.
Vê-se nestas pinturas a geometrização da paisagem, uma abstração cubista, que ele desenvolveu repetindo e recriando sob o mesmo tema, com pinceladas rápidas e marcantes.







Música-Vídeo - Claude Debussy
Compositor francês (1862-1918)
Pinturas de Cézanne








 "Cézanne esboçava sua tendência às formas geométricas. Um exemplo do seu perfeccionismo pelas formas pode ser expresso pelos seus 60 quadros acerca do mesmo tema: o Monte Saint Victoire, próximo à sua cidade Aix en Provence.
Ele ficou quase 30 anos aprimorando a “geometria” da montanha em aquarelas de traços retos e vigorosos e ângulos quase perfeitos."






Cézanne foi um importante artista na transição do impressionismo para o cubismo. É considerado um pré cubista, precursor do movimento cubista.


Na pinturas do Monte Sain-Victorie observa-se claramente a geometrização da paisagem.





"Como pintor, torno-me mais lúcido quando confrontado com a Natureza."
(Paul Cézanne)



























"Para Cézanne, a pintura não podia desvincular-se da natureza, tampouco copiava a natureza; de fato, a transformava. 








Fotografias do Monte Saint Victorie






Resultado de imagem para mont sainte victoire photos




As Casas
















"Cézanne não se subordinava às leis da perspectiva e sim, as modificava."



















Resultado de imagem para l'estaque cezanne

Paul Cézanne - Auto-retrato

Self-Portrait with Palette, c.1890 - Paul Cezanne






"Paul Cézanne nasceu em Aix-en-Provence, no dia19 de janeiro de 1839. Faleceu em Aix-en-Provence, em 22 de outubro de 1906.

Cézanne foi um pintor pós-impressionista francês, cujo trabalho forneceu as bases da transição das concepções do fazer artístico do século XIX para a arte radicalmente inovadora do século XX. Cézanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo do final do século XIX e o cubismo do início do século XX. A frase atribuída a Matisse e a Picasso, de que Cézanne "é o pai de todos nós", deve ser levada em conta.

Após uma fase inicial dedicada aos temas dramáticos e grandiloquentes próprios da escola romântica, Paul Cézanne criou um estilo próprio, influenciado por Delacroix. Introduziu nas suas obras distorções formais e alterações de perspectiva em benefício da composição ou para ressaltar o volume e peso dos objetos. Concebeu a cor de um modo sem precedentes, definindo diferentes volumes que foram essenciais para suas composições únicas.

Cézanne não se subordinava às leis da perspectiva e, sim, as modificava. A sua concepção da composição era arquitetônica; segundo as suas próprias palavras, o seu próprio estilo consistia em ver a natureza segundo as suas formas fundamentais: a esfera, o cilindro e o cone. Ele chamava seu método de modulação. Cézanne preocupava-se mais com a captação destas formas do que com a representação do ambiente atmosférico. Não é difícil ver nesta atitude uma reação de carácter intelectual contra o gozo puramente colorido do impressionismo.

Sobre ele, Renoir escreveu, rebatendo o crítico de arte Castagnary: Eu me enfureço ao pensar que ele [Castagnary] não entendeu que Uma Moderna Olympia, de Cézanne, era uma obra prima clássica, mais próxima de Giorgione que de Claude Monet, e que diante dele estava um pintor já fora do Impressionismo.

Cézanne cultivava sobretudo a paisagem e a representação de naturezas-mortas, mas também pintou figuras humanas em grupo e retratos. Antes de começar as suas paisagens, estudava-as e analisava os seus valores plásticos, reduzindo-as depois a diferentes volumes e planos que traçava à base de pinceladas paralelas. Árvores, casas e demais elementos da paisagem subordinam-se à unidade de composição. As suas paisagens são sutilmente geométricas. Cézanne pintou, sobretudo, a sua Provença natal (O Golfo de Marselha e as célebres versões sucessivas de O Monte de Sainte-Victoire).

Nas suas numerosas naturezas-mortas, tipicamente compostas por maçãs, levava, a cabo, uma exploração formal exaustiva que é a terra fecunda de onde surgirá o cubismo poucos anos mais tarde. Entre as representações de grupos humanos, são muito apreciadas as suas cinco versões de Os Jogadores de Cartas. A Mulher com Cafeteira, pela sua estrutura monumental e serena, marca o grande momento classicista de Cézanne.


Paul Cézanne, o artista

"Em Paris, Cézanne conheceu o impressionista Camille Pissarro. Inicialmente, a amizade feita em meados dos anos 1860 era a de um mestre e mentor - Pissarro exercendo uma influência formativa sobre o jovem e talentoso artista. Ao longo da década seguinte, as excursões para pintar em Louveciennes e em Pontoise levaram a um trabalho colaborativo entre iguais.

Nos primeiros trabalhos, Cézanne se preocupava com a figura na paisagem. Nesse período incluem-se várias pinturas de grupos de figuras grandes e pesadas na paisagem, pintadas a partir da imaginação. Mais tarde, ele passa a se interessar mais em trabalhar a partir da observação direta, e, gradualmente, desenvolveu um estilo de pintura mais leve e arejada, que iria influenciar imensamente os impressionistas. Não obstante, nos trabalhos de maturidade de Cézanne, percebe-se o desenvolvimento de um estilo solidificado, quase arquitetural de pintura.

Durante toda a sua vida, esforçou-se para desenvolver uma observação autêntica do mundo através do método mais acurado possível para representá-lo em pintura. Ordenava estruturalmente tudo o que percebesse em formas e planos de cor simples. A sua afirmação "Eu quero fazer do impressionismo algo sólido e duradouro, como a arte dos museus"e sua declarada intenção de recriar Nicolas Poussin acentuaram seu desejo de unir a observação da natureza à permanência da composição clássica."

//////////////

Nenhum comentário:

Postar um comentário