Translate

28 de maio de 2019

ARTE FINLANDESA - ALBERT GUSTAF ARISTIDES EDELFELT




ARTE FINLANDESA

ALBERT GUSTAF EDELFELT


Artista Sueco-Finlandês 

Albert Edelfelt - The Luxembourg Gardens, Paris - Google Art Project.jpg
"Jardim de Luxemburgo" - Albert Gustaf Edelfelt
Pintor sueco-finlandês (1854-1905)



"Desde o início de uma carreira promissora como um jovem pintor finlandês e até tornar-se uma celebridade na Europa, Albert Edelfelt foi o primeiro ícone da arte cosmopolita da Finlândia. O célebre Vincent Van Gogh, entre outros, admirava o seu trabalho. Tendo declinado de um título de professor na Academia Imperial de Artes, em São Petersburgo, as grandes paixões de Edelfelt foram o estilo de vida parisiense e os verões que passava na sua terra natal."
fonte: https://finland.fi/pt/arte-amp-cultura/albert-edelfelt-mestre-da-pintura-plein-air-a-pintura-ao-ar-livre/





Música: "Concerto para Violino - Op 47" - Sibelius
Jean Sibelius compositor finlandês (1865-1957)
Violinista contemporâneo Maxim Vengerov



Resultado de imagem para Albert Edelfelt








"Cristo e Maria Magdalena" - Albert Gustaf Edelfelt






Resultado de imagem para Albert Gustaf Aristides Edelfelt
"Retrato de Louis Pasteur" - Albert Gustaf Edelfelt








Resultado de imagem para Albert Gustaf Aristides Edelfelt


Resultado de imagem para Albert Gustaf Aristides Edelfelt



Resultado de imagem para Albert Edelfelt



Resultado de imagem para Albert Gustaf Aristides Edelfelt


Albert Gustaf Aristides Edelfelt foi um pintor e ilustrador sueco-finlandês.

"Albert Edelfelt nasceu em Porvoo, na Finlândia, em 21 de julho de 1854. Filho de Carl Albert Edelfelt, arquiteto, e Alexandra Edelfelt, née Brandt. Em 1869 começou seus estudos de arte na Escola de desenho da Sociedade de Arte finlandesa e após ser aprendiz do artista Adolf von Becker de 1871 a 1873, passou por diversas cidades e pintores, o que fez enriqueceu seus conhecimentos. Estudou pintura de história na Antwerp Academy of Art, de 1873 a 1874, antes de tornar-se um aluno de Jean-Léon Gérôme na École Nationale des Beaux-Arts de Paris, de 1874 a 1878. Já em Paris, ele compartilhou um ateliê com o americano Julian Alden Weir, que o apresentou a John Singer Sargent. Estudou também em San Petersburgo. Casou-se com a Baronesa (friherinnan) Ellan de la Chapelle em 1888, e juntos tiveram um filho. Ele também teve relações românticas com muitas outras mulheres.
Edelfelt foi um dos primeiros artistas finlandeses a conquistar fama mundial. Em Paris teve um sucesso considerável, incluindo o prêmio que recebeu na Exposição Universal de Paris de 1889, uma medalha de ouro. Pintou muitas pessoas famosas, entre elas, Louis Pasteur, Aino Ackté e a família real da Rússia.
Foi um dos fundadores do movimento de arte realista na Finlândia, influenciando e ajudando vários pintores finlandeses mais novos, como Léon Bakst, Akseli Gallen-Kallela e Gunnar Berndtson a progredirem como artistas em Paris. Ganhou uma grã-cruz da Ordem Nacional da Legião de Honra, em 1886, com a pintura de Louis Pasteur na exposição no Salão de Paris.
Albert Edelfelt admirava o poeta Johan Ludvig Runeberg, amigo da família. A empresa de Runeberg teve um impacto duradouro sobre Edelfelt, que de tempos em tempos se voltou para cenas da história finlandesa em suas pinturas. Edelfelt continuou a ilustrar o poema épico de Runeberg, The Tales of Ensign Stål.
Comemorando o 150º aniversário de seu nascimento, o pintor foi escolhido como o tema de uma moeda comemorativa finlandesa, a edição de 100 euros de Albert Edelfelt e a comemorativa de pintura, cunhada em 2004. O reverso mostra um rosto em relevo do artista."
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Edelfelt

Nenhum comentário:

Postar um comentário