Translate

28 de julho de 2020

ARTE NA PANDEMIA - GRIPE ESPANHOLA - EDVARD MUNCH









ARTE NA PANDEMIA DA GRIPE ESPANHOLA

Parte I

EDVARD MUNCH

"Melancolia" - Edvard Munch




"Eu estava andando pela estrada com dois amigos - o sol estava se pondo - de repente o céu ficou vermelho de sangue - fiz uma pausa, sentindo-me exausto e encostado na cerca - havia sangue e línguas de fogo acima do fiorde preto-azulado e da cidade - meus amigos continuaram e eu fiquei ali tremendo de ansiedade - e senti um grito infinito passando pela natureza."
(Munch)

"O Grito" - Edvard Munch

Munch o autor da famosa pintura "O Grito"

O artista norueguês Edvard Munch revela, em muitas de suas pinturas, a dor e a tristeza. 
Ele perdeu uma irmã, que retratou-a doente e acamada. Ele próprio passou pela doença, a gripe espanhola e a superou. Mas retratou a si próprio, com ar triste e cabisbaixo, mesmo após sua cura. Fez inúmeros auto-retratos, revelando este seu estado de espírito.

Munch foi um dos precursores do impressionismo e do expressionismo alemão.



"Desespero" - Edvard Munch


Música (abaixo) de outro norueguês,
também chamado Edvard: Edvard Grieg



Música: "Música de Solveig" - Edvard Grieg
Compositor Norueguês (1843-1907)





Abaixo pintura em que Munch se auto retratou

Munch com a Gripe Espanhola - Autoretrato 


Abaixo pintura em que Munch se auto retratou


"Auto-Retrato Após a Gripe Espanhola" - Edvard Munch


"Sem ansiedade e doença, eu deveria ter sido como um navio sem leme."
(Munch)


"Entre o Relógio e a Cama" - Autoretrato - Edvard Munch


"Andarilho a Noite" (Auto-retrato) - Edvard Munch




"A Criança Doente é uma série de seis pinturas e outros desenhos feitos por Edvard Munch entre 1885 e 1926 . Todas as obras referidas recordam o momento antes da morte da sua irmã mais velha, Johanne Sophie. A expressão artística do sofrimento de Munch diante do falecimento de Sophie deu-se por meio destas obras."

"A Criança Doente - 1896" - Edvard Munch



"A Criança Doente - 1907" - Edvard Munch



"A Criança Doente"


"Morte no Quanto do Doente" - Edvard Munch


"Não acredito na arte que não tenha sido imposta pela necessidade de uma pessoa abrir seu coração."
(Munch)


"Na Clínica" - Autoretrato - Edvard Munch


"O Artista e Sua Modelo" - Edvard Munch

"O Morto de Marat II" - Edvard Munch


"Auto-Retrato no Inferno" - Edvard Munch


"Auto-Retrato com Garrafa de Vinho" - Edvard Munch



"Quando pinto a doença e o vício, isso supõe um saudável desabafo. É uma reação saudável da qual se pode aprender e segundo a qual se pode viver."
(Munch)



"Auto-Retrato com Cigarro" - Edvard Munch


"Auto-Retrato com Mãos nos Bolsos" - Edvard Munch


"A Madona" - Edvard Munch

"Puberdade" - Edvard Munch


"O Beijo" - Edvard Munch



"Auto Retrato" - Edvard Munch



Biografia

Edvard Munch foi um pintor expressionista que estudou na Escola de Artes e Ofícios de Oslo, vindo a ser influenciado por Courbet e Manet. 

No lugar das ideias, o pensamento de Henrik Ibsen e Bjornson. Marcou o seu percurso inicial. A arte era considerada como uma arma destinada a lutar contra a sociedade. Os temas sociais estão assim presentes em O Dia Seguinte e O dia depois de amanhã , de 1886.

Com A Menina Doente (Das Kränke Mädchen, 1885) inicia uma temática que surgiria como uma linha de força em todo o seu caminho artístico. Fez inúmeras variações sobre este último trabalho, assim como sobre outras obras, e os seus sentimentos sobre a doença e a morte, que tinham marcado a sua infância (sua mãe morreu quando ele tinha 5 anos, a irmã mais velha faleceu aos 15 anos, a irmã mais nova sofria de doença mental e uma outra irmã morreu meses depois de casar; o próprio Edvard estava constantemente doente), assumem um significado mais vasto, transformados em imagens que deixavam transparecer a fragilidade e a transitoriedade da vida. Edvard Munch descobre em Paris a obra de Vincent van Gogh, Paul Gauguin e Toulouse-Lautrec, e indubitavelmente o seu estilo passa então por grandes mudanças.
Em 1892 um convite para expor em Berlim torna-se num momento crucial da sua carreira e da história da arte alemã. Inicia um projeto que intitula O Friso da Vida. Edvard Munch representou a dança em 1950.
Aos trinta anos ele pinta "O Grito", considerada a sua obra máxima, e uma das mais importantes da história do expressionismo. O quadro retrata a angústia e o desespero, e foi inspirado nas decepções do artista tanto no amor quanto com seus amigos. É uma das peças da série intitulada O Friso da Vida. Os temas da série recorrem durante toda a obra de Munch, em pinturas como A Menina Doente (1885), Amor e Dor (1893-94), Cinzas (1894) e A Ponte. Rostos sem feições e figuras distorcidas fazem parte de seus quadros.
Em 1896, em Paris, interessa-se pela gravura, fazendo inovações nesta técnica. Os trabalhos deste período revelam uma segurança notável. Em 1914 inicia a execução do projeto para a decoração da Universidade de Oslo, usando uma linguagem simples, com motivos da tradição popular.
Munch retratava as mulheres ora como sofredoras frágeis e inocentes (ver Puberdade e Amor e Dor), ora como causa de grande anseio, ciúme e desespero (ver Separação, Ciúmes e Cinzas). As últimas obras pretendem ser um resumo das preocupações da sua existência: Entre o Relógio e a Cama, Auto-Retrato de 1940. Toda a obra está impregnada pelas suas obsessões: a morte, a solidão, a melancolia, o terror das forças da natureza.
Faleceu em 23 de janeiro de 1944. Encontra-se sepultado no Cemitério de Nosso Salvador, Oslo, na Noruega."
fonte: 




"Um Poema Sobre a Vida, Amor e Morte" - Edvard Munch




"A natureza não é apenas tudo o que é visível aos olhos ... mas também inclui as imagens internas da alma."
(Munch)

"Noite Estrelada" - Edvard Munch

6 comentários:

  1. Parabéns Denise, pela sensibilidade do post... estamos vivendo uma situação semelhante.... medo, sofrimento... mas assim como
    A gripe espanhola passou, a Covid tb irá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Rose!!
      É verdade, esta pandemia também passará!!
      Vamos superar!!
      Obrigada pelo seu comentário e incentivo!!
      Bjos

      Excluir
  2. Parabéns pelo conteúdo do blog, tem me ajudado muito nas minhas atividades como Professor de Artes. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo, muito obrigada!! Eu que lhe agradeço!! Fico imensamente feliz, gratificada, em saber que estou lhe ajudando com suas aulas de Artes.
      Lhe desejo bons e criativos trabalhos junto à seus alunos.
      Parabéns por sua linda profissão!!

      Excluir