PINTURAS VANGUARDISTAS ALEMÃES
Movimento Artístico Alemão "Die Neue Sachlichkeit"
Nova Objetividade
Música: "Sonata para Viola e Piano - Op. 11 N. 4 - Paul Hindemith
Compositor, violonista e maestro alemão (1895-1963)
Artistas do Grupo "Nova Objetividade" (Die Neue Sachlichkeit):
Christian Schad, Alexander Kanoldt, Conrad Felixmuller, Rudolf Schlichter, Otto Dix e George Grosz
Nova Objetividade
Christian Schad Pintor alemão (1894-1982) |
Música: "Sonata para Viola e Piano - Op. 11 N. 4 - Paul Hindemith
Compositor, violonista e maestro alemão (1895-1963)
Artistas do Grupo "Nova Objetividade" (Die Neue Sachlichkeit):
Christian Schad, Alexander Kanoldt, Conrad Felixmuller, Rudolf Schlichter, Otto Dix e George Grosz
O pintor alemão Christian Schad destacou-se como um dos expoentes da corrente artística alemã "Nova Objetividade", que procurava retratar, criticamente, as realidades sociais da Alemanha durante o período da República de Weimar (a república estabelecida na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial).
"Anourette" - Christian Schad |
"Bettina" - Christian Schad |
"Bettina Schad" - Christian Schad |
Christian Schad |
Christian Schad |
Christian Schad |
Christian Schad |
Christian Schad |
"Maika" - Christian Schad |
"Joseph Matthias Haeuer" - Christian Schad |
"Lotte" - Christian Schad |
"Maria e Annunziata do Porto" - Christian Schad |
"Sonja no Romisches Café" - Christian Schad |
Alexander Kanoldt
Auto-retrato - Alexander Kanoldt |
Alexander Kanoldt foi um foi um pintor expressionista alemão, ligado ao grupo do movimento artístico "Nova Objetividade".
"Filho do pintor "nazareno" Edmond Kanoldt, depois dos seus estudos em Karlsruhe mudou-se para Munique em 1908, onde se integrou no grupo Neue Künstlervereinigung München (Nova Associação de Artistas de Munique). Também foi membro da Nova Secessão de Munique em 1913. Depois do serviço militar na Primeira Guerra Mundial de 1914 a 1918, a obra de Kanoldt mostrou a influência de André Derain e do cubismo.
Na década de 1920 desenvolveu o seu estilo mais conhecido, ligado ao realismo mágico, principalmente com natureza-morta. Também pintou retratos no mesmo estilo severo, assim como paisagens geométricas. Em 1925 foi designado professor na Academia de Breslau, cargo que desempenhou até 1931. Durante este tempo entrou em conflito com a facção da Bauhaus na Academia, e estava cada vez mais em desacordo com a vanguarda. De 1933 até a sua demissão em 1936 foi o diretor da Escola Estatal de Arte de Berlim.
Com o advento do regime nazista em 1933 Kanoldt tentou pintar num estilo romântico; porém, muitas das suas obras foram requisadas em 1937 pelas autoridades, por ser "arte degenerada"."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Kanoldt
Alexander Kanoldt Pintor alemão (1881-1919) |
Alexander Kanoldt |
Alexander Kanoldt |
Alexander Kanoldt |
Alexander Kanoldt |
Alexander Kanoldt |
Alexander Kanoldt |
A fase artística depois do Expressionismo se chamou Nova Objetividade e foi marcada pelo pessimismo existencial e por uma atitude irônica e cínica diante da sociedade.
Rudolf Schlichter
Rudolf Schlichter foi um artista alemão considerado um dos mais importantes representantes do movimento Neue Sachlichkeit (Nova objetividade).
Foi pintor em uma fábrica de Pforzheim e depois dentrou na escola de artes e ofícios de Stuttgart.
"Schlichter estudou com Hans Thoma e Wilhelm Trübner na Academia de Karlsruhe. Chamado ao serviço militar durante a Primeira guerra mundial, efetuou uma greve de fome para segurar uma pronta libertação, e em 1919 mudou-se para Berlim onde se uniu ao Partido Comunista da Alemanha e o grupo "novembro". Foi mediador numa exposição dadaísta em 1920 e trabalhou como ilustrador para vários jornais.
Uma obra principal deste período é o seu Estudo de telhado dadá, uma aquarela que mostrava uma série de figuras no alto de um telhado de cidade. Em torno de uma mesa sentam-se uma mulher com dois homens que levam chapéus de taça. Um dos homens tem uma prótese em lugar de uma mão e o outro, ao que também lhe falta uma mão, parece ao ser olhado detidamente, um manequim. Outras duas figuras com máscaras de gás podem também ser manequins. Uma criança sustém um cubo e uma mulher que leva sapatos altos (parece que Schlichter desenvolveu um fetichismo pelos sapatos))2 permanece sobre um pedestal, fazendo gestos inexplicáveis.
Em 1925 Schlichter participou na exposição "Neu Sachlichkeit" na Kunsthalle de Mannheim. A sua obra deste período é realista, um exemplo disso é o seu Retrato de Margot (1924) atualmente no Museu Märkisches de Berlim. Representa uma prostituta que frequentemente posou para Schlichter, de pé numa rua abandonada e sustendo um charuto.
Quando Hitler subiu ao poder, as suas atividades ficaram seriamente limitadas. Em 1935 regressou para Stuttgart, e quatro anos mais tarde para Munique. Em 1937 as suas obras foram qualificadas de arte degenerada, e em 1939 as autoridades nazistas proibiram-lhe expor. A sua oficina foi destruída por bombas aliadas em 1942.
No final da guerra, Schlichter voltou a empreender a exposição do seus quadros, que agora tinham um estilo surrealista."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rudolf_Schlichter
"Pedestres e Militares" - Rudolf Schlichter Pintor alemão (1890-1955) |
Rudolf Schlichter |
Rudolf Schlichter |
Rudolf Schlichter |
"Margot" - Rudolf Schlichter |
"Retrato de Bertold Brecht" - Rudolf Schlichter |
Conrad Felixmüller
Conrad Felixmüller foi um pintor expressionista alemão ligado ao movimento Nova objetividade.
Também era membro do Partido Comunista da Alemanha antes da guerra.
As suas pinturas frequentemente referem-se às realidades sociais da Alemanha da República de Weimar. De 1949 até 1962 ensinou na Universidade de Halle. Faleceu no subúrbio berlinês de Zehlendorf.
Conrad Felixmüller Pintor alemão (1897-1977) |
Conrad Felixmüller |
Conrad Felixmüller |
Conrad Felixmüller |
Conrad Felixmüller |
Otto Dix
Otto Dix foi um pintor expressionista alemão.
Veterano da Primeira Guerra Mundial, a sua obra é dominada pela temática antibélica. Pintou um famoso tríptico onde retrata a miséria do pós-guerra nos anos 30 e o aparecimento do jazz: 'Os Notívagos' (abaixo).
Auto-retrato - Otto Dix |
"Os Notívagos" (tríptico) - Otto Dix Pintor alemão (1891-1969) |
"Os Notívagos" (detalhe) - Otto Dix |
Otto Dix |
Otto Dix |
Otto Dix |
Otto Dix |
Otto Dix |
Otto Dix |
Otto Dix |
Otto Dix |
"Após voltar da Guerra Otto Dix disse que suas pinturas anteriores não conheciam verdadeiramente o lado feio da realidade."
Otto Dix |
"Vendedor de Fósforos" - Otto Dix |
"Aleijados de Guerra" - Otto Dix |
Otto Dix |
"Trincheiras" - Otto Dix |
Otto Dix |
Otto Dix
"Em 1910 Otto Dix tornou-se estudante na Escola Dresden de Artes e Ofícios. Para ajudar em sua educação, ele aceitou comissões e pintou retratos de pessoas locais.
No desencadeamento da Primeira Guerra Mundial em 1914 Dix se voluntariou para o Exército Alemão e foi designado para um regimento de artilharia de campo em Dresden.
No Outono de 1915 Dix foi enviado para a Frente Ocidental quando ele serviu como um oficial não-comissionado com uma unidade metralhadora.
Dix foi ferido várias vezes durante a guerra.
Depois da guerra Dix desenvolveu visões de esquerda e suas pinturas e desenhos se tornaram gradativamente políticos.
Como outros artistas alemães como John Heartfield e George Grosz, Dix se revoltou com a maneira com que os ex-soldados feridos e aleijados eram tratados na Alemanha. Isto se refletiu nas suas pinturas como 'Aleijados na Guerra' (1920), 'Açougue' (1920) e 'Ferido na Guerra' (1922).
Em 1923 a pintura de Dix, 'A Trincheira' foi adquirida pelo Museu Wallraf-Richartz. Quando a pintura foi exibida em 1924 a sua retratação de corpos decompostos em uma trincheira alemã criou tanto alarde público que o diretor do museu, Hans Secker, foi obrigado a pedir demissão. Em 1924 Dix se juntou com outros artistas que tinham lutado na Primeira Guerra Mundial para uma exibição móvel de pinturas chamada Chega de Guerra! Dix também produziu um livro de gravuras, 'A Guerra' (1924) que foi mais tarde descrita por um crítico como “talvez a maior e mais poderosa declaração anti-guerra da arte moderna”.
Durante este período, Dix fez grande uso de fotografias tiradas de soldados alemães que foram severamente desfigurados pela guerra. Muitas dessas fotografias foram mais tarde usadas por outro artista alemão anti-guerra, Ernst Friedrich, em seu livro 'Guerra Contra a Guerra!' (1924).
Dix trabalhou por seis anos no que é considerado suas duas grandes obras-primas, 'Metrópole' (1928) e 'Guerra de Trincheiras' (1932). No painel do lado esquerdo de 'Metrópole', Dix se mostra como um aleijado na guerra entrando em Berlim e sendo recepcionado por uma fileira de prostitutas que o chamavam. Guerra de Trincheiras também é tripla (uma pintura com três painéis lado a lado) e trata mais diretamente da Primeira Guerra Mundial. O painel da esquerda mostra soldados alemães marchando para longe da guerra, o painel central é uma cena de casas destruídas e corpos entrelaçados, e o painel do lado direito mostra soldados se esforçando para voltar para casa vindo da guerra.
Em 1933 Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha. Hitler e seu governo nazista não gostavam das pinturas anti-militares de Dix e providenciaram que ele fosse demitido de seu posto como tutor de arte na Academia Dresden. A carta de demissão de Dix dizia que seu trabalho “ameaçava minar a vontade do povo alemão de se defender”.
Dix saiu de Dresden e foi viver perto do Lago Constance no sudeste da Alemanha. Logo depois, duas das pinturas de Dix, A Trincheira e Aleijados na Guerra, apareceram em uma exibição nazista para descreditar a arte moderna. A apresentação chamada Reflexos da Decadência foi realizada na Câmara Municipal de Dresden. Mais tarde, várias das pinturas anti-guerra de Dix foram destruídas por autoridades nazistas na Alemanha.
Dix respondeu à exibição Reflexos da Decadência pintando outra poderosa pintura anti-guerra, Flanders (1934). Inspirada por uma passagem de Le Fe, um romance da Primeira Guerra Mundial escrito pelo soldado francês, Henri Barbusse, a pintura mostra uma cena da Frente Ocidental. Na pintura cadáveres flutuam em um rio cheio de cartuchos de balas enquanto aqueles soldados ainda vivos se assemelham com tocos de árvores apodrecidos.
Depois que os nazistas subiram ao poder, os artistas na Alemanha só podiam trabalhar, comprar materiais ou mostrar seu trabalho, se fossem membros da Câmara Imperial de Belas Artes. A associação era controlada pelo governo nazista e em 1934 Dix obteve a permissão de se tornar um membro em troca de concordar em pintar paisagens ao invés de assuntos políticos.
Apesar de Dix principalmente pintar paisagens durante este período, ele ainda produzia pinturas ocasionais que continham ataques codificados ao governo nazista. Em 1938 várias dessas pinturas, incluindo Flanders, apareceram em uma exibição de um homem em Zurique."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Otto_Dix
"Os expressionistas produziam muita arte. Nós queríamos ver as coisas totalmente nuas e claras, quase sem arte."
(Otto Dix)
George Grosz
Auto-retrato - George Grosz |
George Grosz foi um pintor e desenhista alemão que estacou-se, inicialmente, na qualidade de um dos integrantes do movimento Dadá em Berlim, de 1917 a 1920. Foi também um dos principais membros do grupo expressionista da Nova Objetividade, juntamente com Max Beckmann e Otto Dix.
Grosz, juntamente com o grupo do movimento Neue Sachlichkeit empenhou-se em analisar criticamente a situação política e social da Alemanha, durante a República de Weimar (1919-1933). Militante do Partido Comunista Alemão, emigrou para os Estados Unidos, em 1932, antevendo a ascensão ao poder do nazismo. Naturalizou-se norte-americano em 1938, voltando apenas a Berlim Leste, pouco antes de falecer.
George Grosz Pintor alemão (1893-1959) |
George Grosz |
"O Pilar da Sociedade" - George Grosz |
George Grosz |
"Retrato do Dr. Felix Weil" - George Grosz |
"O Poeta Max Herrman Neisse" - George Grosz |
MOVIMENTO NOVA OBJETIVIDADE
"A Nova objetividade (em alemão Neue Sachlichkeit) foi um movimento artístico surgido na Alemanha a princípios da década de 1920, como reação ao expressionismo.
O movimento acabou essencialmente em 1933, com a queda da República de Weimar e a tomada do poder pelo partido nazista.
O termo é aplicado a obras de arte pictórica, literatura, música, arquitetura, fotografia ou cinema.
Gustav Friedrich Hartlaub, historiador de arte alemão e diretor da Kunsthalle de Mannheim, cunhou o termo em 1923 numa carta que enviou a colegas descrevendo uma exposição que estava planejando. No seu artigo posterior, "Introdução à Nova Objetividade: a pintura alemã desde o expressionismo", Hartlaub explicou,
"O que estamos mostrando aqui distingue-se pelas características da objetividade, por si mesma, com a qual os artistas se expressam."
Os dois grupos do movimento:
Os "veristas", que "rasgam a forma objetiva do mundo de fatos contemporâneos e representam a experiência corrente no seu tempo e febril temperatura".
Os "realistas mágicos", que procuram o "objeto com a habilidade eterna de encarnar as leis externas da existência na esfera artística".
Embora a distinção entre veristas e realistas mágicos seja de fato bem fluida, os veristas podem ser considerados a ala mais revolucionária da Nova objetividade, exemplificada em Otto Dix e George Grosz. A sua forma veemente de realismo distorce as aparências para enfatizar o feio. Era a realidade que estes artistas desejavam expor. A sua arte era crua, provocativa e asperamente satírica. Outros importantes veristas foram Rudolf Schlichter, Georg Scholz (nas suas primeiras obras), e Karl Hubbuch. Max Beckmann, ainda que ele nunca se considerasse parte de nenhum movimento, é um gigante entre os veristas, até mesmo se ele, às vezes, se chamasse de expressionista.
Em comparação com os veristas, os realistas mágicos exemplificam com maior claridade o "regresso à ordem" posterior à Primeira Guerra Mundial que se alçou nas artes por toda a Europa, e que encontrou a sua expressão no neoclassicismo. Os realistas mágicos, incluindo Anton Räderscheidt, Christian Schad, Georg Schrimpf, Alexander Kanoldt, e Carl Grossberg foram um grupo diverso que abrangia do realismo quase fotográfico de Schad ao neo-primitivismo de Schrimpf. Os quadros de Räderscheidt mostram ecos da pintura metafísica dos italianos Giorgio de Chirico e Carlo Carrà, e a influência do pintor suíço Félix Vallotton é evidente no azedo realismo de vários dos pintores da nova objetividade, tanto veristas quanto realistas mágicos. Entre os cultivadores deste realismo mágico esteve Albert Carel Willink.
Outros pintores que cultivaram em algum momento este estilo foram Oskar Kokoschka (1886—1980), Ernst Barlach (1870—1938) e Conrad Felixmüller (1897—1977).
Os pintores da Neue Sachlichkeit dedicaram-se sobretudo ao gênero do retrato e auto-retrato, com fisionomias simples ou tendendo à caricatura."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Objetividade
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Objetividade
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