Translate

3 de outubro de 2018

ARTE RENASCENTISTA AS MADONAS DE BOTTICELLI



ARTE RENASCENTISTA

PINTURAS DO ARTISTA FLORENTINO BOTTICELLI


As Madonnas de Botticelli



A Virgem com o Menino e o Anjo

Mais uma das muitas madonas da juventude de Botticelli,
concebida sob forte influência de Fra Filippo Lippi.

"A Virgem e o Menino com um Anjo" (c. 1465-1467)
Têmpera sobre madeira (115,2 x 70 cm)


As Pinturas de Botticelli

O prolífico artista do "Quattrocento" 

"As primeiras obras de Sandro Botticelli, célebre mestre da escola florentina do Quattrocento, datam do início da década de 1460, quando o pintor tinha por volta de 18 anos. Em comparação a seus contemporâneos, que iniciavam a formação artística ainda na pré-adolescência, a aprendizagem de Botticelli foi, portanto, bastante tardia. Não obstante, o pintor rapidamente estabeleceu uma reputação prestigiosa, tornando-se um dos profissionais mais requisitados em seu tempo, protegido de poderosas famílias florentinas, nomeadamente dos Médici, para os quais executou um grande número de trabalhos, incluindo muitas obras-primas da pintura mitológica. Também destacou-se como desenhista de grande talento, disputado retratista e pintor do Vaticano.
A fama póstuma de Botticelli, entretanto, tardou em refletir o prestígio ganho em vida, e somente após uma renovação do interesse pela arte do Renascimento registrada no século XIX é que o artista foi elevado à condição de um dos grandes ícones da arte ocidental, despertando a atenção de historiadores, colecionadores e museus de arte. Botticelli foi um artista muito prolífico, produzindo um grande número de obras até a maturidade. De suas mãos ou de seu círculo imediato (assistentes de ateliê, discípulos e seguidores) saíram centenas de obras, dispersas hoje pelos mais importantes museus do mundo." fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pinturas_de_Sandro_Botticelli



Músicas Renascentistas Italianas




Madonna

É possível que Botticelli tenha produzido essa madona enquanto ainda trabalhava no ateliê de seu mestre, Fra Filippo Lippi.
A obra parece derivar de um protótipo de Lippi conservado na Galleria degli Uffizi em Florença.

"Madona com Menino e um Anjo" (c. 1465-1467)
Têmpera sobre madeira (87 x 60 cm)


"Madona com Menino e Dois Anjos" (c. 1465-1470)
Óleo e têmpera sobre madeira (89,2 x 60 cm)


"Madona com Menino e Dois Anjos"
(sem data (terceiro quartel do século XV))
Têmpera sobre madeira (99,7 x 71,1 cm)


"A Virgem e o Menino com Dois Anjos e o Pequeno São João Batista" (c. 1465-1470)
Têmpera sobre madeira (85 x 62 cm)


"Virgem com o Menino" (Madona dos Guidi de Faenza) (c. 1465-1470)
Têmpera sobre madeira (73 x 49 cm)



"Virgem com o Menino" (Madonna della Loggia) (c. 1467)
Têmpera sobre madeira (72 x 50 cm)



"A Virgem em Glória com Serafins" (c. 1469-1470)
Têmpera sobre madeira (120 x 65 cm)

Botticelli executou diversas madonas no início de sua carreira artística. 
A Galleria degli Uffizi, em Florença, conserva dois exemplares que se destacam pela composição monumental, com os personagens representados em figuras inteiras:
A Virgem em Glória com Serafins (acima) e A Virgem do Roseiral (abaixo).

"Virgem com o Menino" (A Virgem do Roseiral) (c. 1469-1470)
Têmpera sobre madeira (124 x 65 cm)

"A Virgem e o Menino com Dois Anjos" (c. 1470)
Têmpera sobre madeira (100 x 71 cm)


"Virgem com o Menino e Cinco Anjos" (c. 1470)
Têmpera sobre madeira (58 x 40 cm)

"Virgem com o Menino" (c. 1470)
Têmpera sobre madeira (74,5 x 54,5 cm)

"Virgem com o Menino e São João Batista Criança" (c. 1470-1475)
Têmpera sobre madeira (90 x 67 cm)

"Madona com Menino e São João Batista"
(sem data (terceiro quartel do século XV))
Óleo sobre madeira (96 x 60 cm)

"Virgem com o Menino" (Madona do Mar) (c. 1475-1480)
Têmpera sobre madeira (40 x 28 cm)


Retábulo de Santo Ambrogio

"Esta obra é provavelmente o primeiro retábulo pintado por Botticelli. Trata-se de uma sacra conversazione, representando, em primeiro plano, ajoelhados, os santos dedicados à medicina, Cosme e Damião. À direita de Maria, está São João Batista, padroeiro de Florença, e Maria Madalena. À sua esquerda, Santa Catarina de Alexandria e São Francisco de Assis.[15] Especula-se que os santos Cosme e Damião foram retratados com os atributos físicos dos irmãos Lourenço e Juliano."
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pinturas_de_Sandro_Botticelli

"A Virgem e o Menino com Seis Santos" (Retábulo de Sant'Ambrogio) (c. 1470)
Têmpera sobre madeira (170 x 194 cm)




A Madona do Magnificat

"A Madona do Magnificat é o mais precioso de todos os tondi executados por Botticelli. Em nenhuma outra obra o artista utilizou tanto ouro. Tal abundância reflete, certamente, o desejo absoluto do comitente, pois o ouro era a cor mais cara à época e a quantidade de metal utilizado dependia do consentimento do patrono. Na obra, Maria é representada no ato de escrever as últimas linhas de um livro que dois anjos lhe estendem (o Magnificat, canto de glória da Virgem). Na página da esquerda, entretanto, é possível observar alguns versos da canção de São Zacarias, composta por ocasião do nascimento de seu filho, João Batista, padroeiro principal de Florença."
"A Virgem e o Menino com Cinco Anjos" (Madona do Magnificat)
(c. 1480-1481)
Têmpera sobre madeira (diâmetro: 118 cm)
"A Virgem e o Menino Entronados, com Santos (Pala del Trebbio) (c. 1480-1481)
Têmpera sobre madeira (transferido para tela) (177 x 205 cm)
"Virgem com o Menino" (Madona do Livro) (c. 1480-1481)
Têmpera sobre madeira (58 x 39,5 cm)

"A Virgem Adorando o Menino Jesus"(c. 1480-1490)
Têmpera sobre madeira (diâmetro: 58,9 cm)

"A Virgem e o Menino com o Infante São João Batista e Seis Anjos" (c. 1485)
Têmpera de ovo sobre madeira (diâmetro: 170 cm)

"A Virgem e o Menino com Seis Anjos" (Madona da Romã) (c. 1485-1487)
Têmpera sobre madeira (diâmetro: 143,5 cm)



Virgem com o Menino e São João Batista Criança
"Este tondo se integra a um conjunto de ao menos dez pinturas, todas da última década do século XV, com composições muito parecidas, executadas por Botticelli e assistentes de ateliê. A obra do MASP é autógrafa de Botticelli em suas partes principais, mas a paisagem ao fundo e a figura de São João Batista foram executadas por outra mão, talvez Bartolomeo di Giovanni ou Raffaellino de Carli."
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sandro_Botticelli


"Virgem com o Menino e São João Batista Criança" (1490–1500)
Têmpera sobre madeira (diâmetro: 74 cm)

"A Virgem e o Menino Jesus com Três Anjos"(A Virgem do dossel) (c. 1493)
Têmpera sobre madeira (diâmetro: 65 cm)



Sandro Botticelli

"Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi ou Sandro Botticelli (Florença, 1º de março de 1445 – 17 de maio de 1510), foi um pintor italiano. Assim como um de seus irmãos, havia sido apelidado de "botticelli", que significa em italiano "pequeno tonel", o epíteto substitui o "es panucam" sobrenome de família, passando a identificar o futuro pintor.[1] Aprendiz no ateliê de Filippo Lippi[1], estudou na Escola Florentina do Renascimento e igualmente receptivo às aquisições introduzidas por Masaccio na pintura do Quatrocento e às tendências do Gótico tardio, seguiu os preceitos da perspectiva central e estudou as esculturas da Antiguidade, evoluindo posteriormente para a acentuação das formas decorativas e da atenção dispensada à harmonia linear do traçado e ao vigor e pureza do colorido. Suas obras tardias revelariam ainda um expressionismo trágico, de agitação visionária, fruto certamente da pregação de Savonarola. Sandro Botticelli usava todas as cores, em especial cores frias.

Foi ainda destacado retratista e seu talento excepcional de transpor para a linguagem formal as concepções de seus clientes tornou-o um dos pintores mais disputados de seu tempo. Sua reputação, alvo de um curto reavivar de interesse no século XVI, logo esvaiu-se, e somente com o reaparecimento de uma crescente curiosidade pelo Renascimento, registrada no século XIX, e, em particular, pela interpretação filosófica de suas obras, é que sua arte volta a adquirir o êxito e a fama que mantém até hoje.
Nasceu no dia 1 de Março de 1445 e faleceu no dia 17 de Maio de 1510. Filho de um curtidor de peles. Na adolescência trabalhou na casa de um ourives, possivelmente, na oficina de Filippo Lippi, a quem teria ajudado nas decorações da Catedral de Prata.
Protegido dos Médici, para os quais executou preciosos registros da pintura de cunho mitológico, foi bem relacionado no círculo florentino, trabalhando também para o Vaticano, produzindo afrescos para a Capela Sistina.
Botticelli foi sepultado na Igreja de Todos-os-Santos, para a qual pintara, trinta anos antes, a Êxtase de Santo Agostinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário