ARTE ESPANHOLA NA FRANÇA
PABLO PICASSO
PARTE II
PABLO PICASSO
PARTE II
O Cubismo
O cubismo foi uma das importantes fases na pintura de Picasso
O cubismo foi uma das importantes fases na pintura de Picasso
"Moça com Mandolim" |
"Figura de Nú Sentada" |
Depois da fase azul e rosa, Picasso experimentou o estilo cubista que ganhava formas na França, a partir do pintor francês Paul Cézanne. Juntamente com o pintor Braque, Picasso enriqueceu o período Cubista. Também os artistas Léger, Albert Gleizes, Delaunay, Picabia, André Lhote, Juan Gris e Tarsila do Amaral, todos utilizaram a geometrização do estilo cubista em suas obras.
"As Mulheres da Argélia" - Pablo Picasso Pintor espanhol-francês (1881-1973) |
O estilo musical cubista do compositor russo Stravisnky
Música: "O Rito da Primavera" - Stravinsky
Igor Stravinsky: compositor russo (1882-1971)
Maestro Leonard Bernstein (1918-1990)
"A Pequena" |
"Moça Diante do Espelho" |
"Mandolim e Violão" |
"O Pintor e a Modelo" |
"Os Músicos" |
"Violão e Violino" |
"Violão" |
"Les Demoiselles d'Avignon" (As Moças de Avignon) |
"Guernica" |
Dentre as suas obras mais famosas estão os quadros cubistas "As Moças D’Avignon" (1907) (acima) e "Guernica" (1937) (acima), uma pintura em que Picasso retrata sua visão diante do bombardeio alemão na cidade de Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola.
O Cubismo
"O cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores como John dos Passos e Vladimir Maiakovski. O quadro "Les demoiselles d'Avignon" (acima), de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do cubismo. Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne (abaixo)."
"O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
Historicamente o cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.
O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes."
Características da Pintura Cubista
Geometrização das formas e volumes;
Renúncia à perspectiva
O claro-escuro perde sua função;
Representação do volume colorido sobre superfícies planas;
Sensação de pintura escultórica;
Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
Cores fechadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário