Translate

6 de agosto de 2019

ARTE ESPANHOLA - PABLO PICASSO - PERÍODOS AZUL E ROSA






ARTE ESPANHOLA NA FRANÇA

PABLO PICASSO

Parte I


Picasso jamais esqueceu a Espanha, mas precisou da França para se tornar um grande artista.



PERÍODOS AZUL E ROSA

The Early Picasso. Blue and Rose Period - Cultural Highlight in 2019
"O Acrobata e o Jovem Arlequim" - Pablo Picasso
Pintor espanhol (1881-1973)


Período Azul

Resultado de imagem para fase azul picasso
"Mãe e Filho" - Pablo Picasso

"A monocromia azul apodera-se das telas, apesar de algumas pinceladas de cor que às vezes reavivam a cena."
"O período azul de Picasso decorreu entre 1901 e 1904. O nome provém da cor que dominava a gama cromática das pinturas, e teve a sua origem no suicídio do seu amigo Carlos Casagemas em 17 de fevereiro de 1901, que deixou a Picasso cheio de dor e de tristeza."




Vídeo-Música: Pinturas Picasso
Música - "Gymnopédie N. 3" - Eric Satie
Compositor francês (1866-1925)






Imagem relacionada



"A Vida"


Imagem relacionada



"A Tragédia"





"O Velho Guitarrista"




PERÍODO ROSA

Rosa_Maternidade_1905
"Maternidade"


"Período Rosa de Picasso representa uma época importante na vida e obra do artista espanhol Pablo Picasso e teve um grande impacto sobre os desenvolvimentos da arte moderna. Tudo começou em 1904, quando Picasso se estabeleceu em Montmartre, no Bateau-Lavoir, entre poetas e escritores boêmios."


"Mãe e Criança"


"Família de Saltimbancos"


"O Acrobata e o Jovem Arlequim"



"Que a inspiração chegue não depende de mim.
A única coisa que posso fazer
é garantir 
que ela me encontre trabalhando."
(Picasso)



"Les Demoiselles d' Avignon" - ("As Moças de Avinhão")


Pintura Explicada "Les Demoiselles d´Avignon"


"A cena tem como inspiração o interior de um bordel da rua Avignon, na cidade de Barcelona, local bem conhecido do pintor e de seus amigos. Os corpos apresentam linhas irregulares e quebradas. São figuras dessemelhantes, só tendo em comum a nudez. Suas formas são definidas por contornos.

Observando partes a composição:

No primeiro plano da pintura está um prato com frutas, também mostradas de maneira sensual, onde se espalham uvas, maçã, pera e melancia.
No centro, duas das prostitutas fitam o observador, como se o convidassem, provocativamente, a se deliciar com seus corpos. Elas são mais delicadas e realistas do que as demais.
À direita, uma prostituta, assentada de costas para o observador, também o fita, com sua cabeça cubista virada para trás, numa posição inverossímil. Seu rosto tem o nariz torto e os olhos, de cores diferentes, totalmente desalinhados. Parece usar uma máscara.
Acima dela, uma figura, usando máscara africana tribal, encontra-se de pé, com os braços abertos, abrindo as cortinas.
A quinta mulher está próxima à porta, como se convidasse as pessoas para entrarem, contendo uma cortina vermelha aberta. Ela é a mais musculosa das cinco.
O uso de máscaras na composição demonstra uma clara influência da arte africana sobre o pintor. As mulheres e o fundo da composição são feitos de planos angulosos e geométricos. Para fortalecer a composição geométrica, Picasso fez uso da cor azul em algumas partes da pintura.

Les Demoiselles d'Avignon é uma das composições mais famosas de Picasso, principalmente por mostrar uma maneira diferente de retratar a realidade. É também uma das mais conhecidas obras do século XX. Ela incomodou os colegas de Picasso e os críticos, porque o artista fez desmoronar toda a tradição pictórica ocidental, reinventando a maneira de pintar. Abriu mão da luz e da atmosfera em troca da clareza da forma, assim como baniu tudo que era irreal, indefinido ou vago."
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Les_demoiselles_d%27Avignon




Vídeo: Picasso em seu Trabalho na França




"Pablo Ruiz Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida na França. É conhecido como o co-fundador do cubismo- ao lado de Georges Braque -, inventor da escultura construída,[1][2] o inventor da colagem e pela variedade de estilos que ajudou a desenvolver e explorar. Dentre as suas obras mais famosas estão os quadros cubistas As Meninas D’Avignon (1907) e Guernica (1937), uma pintura do bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola.

Picasso, Henri Matisse e Marcel Duchamp são considerados os três artistas que mais realizaram desenvolvimentos revolucionários nas artes plásticas nas décadas iniciais do século XX, responsável por importantes avanços na pintura, na escultura, na gravura e nas cerâmicas.[3][4][5][6]

O pintor de Málaga demonstrava talento artístico desde jovem, pintando de forma realista por toda a sua infância e adolescência. Durante a primeira década do século XX, o seu estilo mudou graças aos seus experimentos com diferentes teorias, técnicas e ideias. Sua obra geralmente é classificada em períodos. Enquanto os nomes de muitos dos seus períodos finais são controversos, os períodos mais aceitos da sua obra são o período azul (1901-1904), o período rosa (1904-1906), o período africano (1907-1909), o cubismo analítico (1909-1912) e o cubismo sintético (1912-1919).

Excepcionalmente prolífico durante a sua longa vida, Picasso conquistou renome universal e imensa fortuna graças às suas conquistas artísticas revolucionárias, tornando-se uma das mais conhecidas figuras da arte do século XX."


"A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade."

(Picasso)



Nenhum comentário:

Postar um comentário