ARTE RUSSA NA FRANÇA
CHAGALL EM NICE
O pintor russo-francês Marc Chagall mudou-se para a França, onde naturalizou-se e viveu até sua morte aos 98 anos.
Pintura no Museu de Nice
Pintor franco-russo (1887-1985)
"Em sua homenagem, em 1973 foi inaugurado o Museu da Mensagem Bíblica de Marc Chagall, na famosa cidade do sul da França, Nice. Em 1977 o governo francês condecorou-o com a Grã-cruz da Legião de Honra.
Tendo sido um dos melhores pintores do século XX, Marc Chagall faleceu em Saint-Paul-de-Vence, no sul da França, em 1985."
"O Paraíso" |
Vídeo-Música: Pinturas de Marc Chagall
Música: "Jewish Folk Medley" (Música popular hebraica)
Intérprete Maurice Sklar - músico violinista contemporâneo
"Adão e Eva Expulsos do Paraíso" |
Marc Chagall foi um pintor, ceramista e gravurista surrealista judeu russo-francês
"Nascido Moïshe Zakharovich Shagalov, Marc Chagall foi pintor, gravador e vitralista.
Nasceu em uma família judaica humilde de dez filhos na cidade de Vitebsk na Rússia no dia 07 de Julho de 1887. Descobriu sua inclinação para a pintura ainda jovem no ateliê de um famoso retratista em sua cidade natal, dando continuidade em São Petersburgo, em seguida mudou-se para Paris, onde viveu de 1910 a 1914.
Nasceu em uma família judaica humilde de dez filhos na cidade de Vitebsk na Rússia no dia 07 de Julho de 1887. Descobriu sua inclinação para a pintura ainda jovem no ateliê de um famoso retratista em sua cidade natal, dando continuidade em São Petersburgo, em seguida mudou-se para Paris, onde viveu de 1910 a 1914.
Em Paris, Chagall entrou em contato com as vanguardas modernistas e conheceu outros artistas como Amadeo Modigliani e Guillaume Apollinaire. Influenciado pelas vanguardas, especialmente o Cubismo, o Surrealismo e o Fauvismo, nesse período pinta as obras O soldado bebe e Eu e a aldeia. Seus trabalhos trazem com frequência lembranças de familiares e da cidade onde nasceu, carregadas de fantasia e elementos oníricos.
Com o início da Primeira Guerra Mundial, Chagall que estava de visita à Rússia em 1914 não pôde voltar à Europa. Lá, se casou com Bella, uma moça que havia retratado antes de partir para a Europa. Mesmo após a morte da amada, o artista continuou refletindo seu amor pela esposa em suas obras.
No tempo em que permaneceu na Rússia assumiu no cargo de Comissário de Arte de Vitebsk. Permaneceu lá até 1922 quando voltou a Paris, onde iniciou um período de grande produção artística. Em 1927 ilustrou as Fábulas de La Fontaine, um conjunto de cem gravuras que foram publicadas somente em 1952. Os anos que se seguiram foram prósperos na vida pessoal e profissional de Marc Chagall.
Em meados na década de 1930, suas pinturas refletem o clima de guerra e perseguição do governo nazista. Nesse período suas obras ganham elementos dramáticos e religiosos. Refugiou-se nos Estados Unidos e em 1947 retorna a França onde permanece até sua morte.
Para tirar inspiração para suas ilustrações Dafnis e Cloé, visitou à Grécia a fim de pesquisar o mundo antigo. Em seguida realiza importantes exposições em Nova Iorque e Paris, além de criar vitrais para igrejas e sinagogas."
"Entre Guerra e Paz" |
"O Sonho" |
"Paris Através da Janela" |
"Três e Meia (O Poeta)" |
As Cerâmicas de Chagall
"A arte deve ser uma expressão de amor ou não é nada."
Picasso e Chagall na Riviera Francesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário